sexta-feira, 28 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


FROTA DO ESTADO TERÁ MENOS MIL VEÍCULOS, JÁ NESTE ANO
É impressionante a grandiosidade do Complexo Rio Madeira, iniciado no governo Cassol/Cahulla e que será inaugurado por Confúcio Moura, que deu um impulso à obra que parecia, nunca seria concluída.  Tão logo o engenheiro Lúcio Mosquini, diretor do DER e do Deosp colocou a mão na cumbuca, o trabalho começou a dar certo e em dezembro todo o complexo estará pronto, recebendo milhares de servidores de todas as secretarias do Estado e gerando uma economia anual de perto de 25 milhões de reais, em valores atuais, para os cofres públicos. Nessa verdadeira mini cidade, vão trabalhar em torno de 8 mil servidores. Por determinação de Confúcio, será criada uma Superintendência, a ser comandada pelo competente Valdo .Alves, hoje coordenador da CGAG, para concentrar toda a administração do conjunto de prédios e de todos os que nele trabalharem. Um dos números que representarão grande economia, refere-se, por exemplo, ao número de carros a disposição. Ninguém – nem o próprio Governador – terá viaturas a sua disposição, como hoje. Quando precisar, a autoridade ou funcionário requisitará uma viatura da garagem. Com isso, segundo o próprio Confúcio Moura, o governo vai diminuir em torno de mil veículos os utilizados em todos os setores.

Cada um dos prédios terá o nome de um rio de Rondônia. O edifício principal, onde ficará o Palácio e a residência oficial do Governador, será o prédio Rio Madeira. O mesmo nome que terá todo o complexo. Afora tudo o que está em fase final de conclusão, está sendo projetado mais um prédio, que concentrará várias atividades a disposição dos servidores, como serviço médico, bancário, academia de ginástica e outras inovações. Tudo estará pronto e será inaugurado dia 22 de dezembro, segundo Lúcio Mosquini. E quando ele promete, cumpre!
 
COMPARAÇÕES
Das candidaturas, em Porto Velho, ficaram entre os primeiros, desde o começo da campanha, os nomes de Lindomar Garçon e Mauro Nazif. Garçon, prefeito duas vezes em Candeias do Jamary, tornou-se o líder em quase todas as pesquisas, pelo grande volume de campanha que tem junto às classes mais pobres. No Ibope, liderou com folga as duas pesquisas divulgadas. Nazif é um deputado federal atuante e tem no funcionalismo seu principal eleitorado. Está em sua terceira tentativa de ser prefeito da sua cidade, enquanto Garçon disputa pela primeira vez na Capital. 

EMOCIONANTE
Crescem também algumas candidaturas, enquanto outras caem, caso o Ibope tenha acertado, na disputando das duas vagas do segundo turno. Garçon em primeiro, Mário Português em segundo. Mauro Nazif e Mariana Carvalho estão no páreo. Fátima Cleide, corre o risco de ficar fora do turno final, mesmo que a militância petista entre em campo com todas as suas forças. O médico José Augusto continua abaixo dos 5% e Mário Sérgio mal foi citado na pesquisa. A  reta final em Porto Velho será das mais emocionantes.

TERÇA TERRÍVEL
A noite da última terça foi terrível para várias famílias em Porto Velho. Em menos de duas horas, quadrilhas atacaram residências, torturaram e ameaçaram famílias, roubaram carros. Todos fortemente armados. A polícia foi eficiente e, realizando perseguições cinematográficas no centro da Capital, conseguiu prender pelo menos parte dos bandidões. Alguns deles, aliás, já com várias passagens pelas delegacias e que, não se entende como, continuam soltos, como se fossem gente do bem. É a mesma impunidade absurda incentivando o crime.

HÁ O QUE FUNCIONE
Há coisas que funcionam e as que não funcionam neste país. Obras públicas, definitivamente, estão entre as coisas que raramente dão certo. Na iniciativa privada, a história é outra. Como por exemplo na hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira. Desde o final de semana, entrou em operação a quinta turbina para geração de energia, com capacidade de abastecer até 1 milhão e 700 mil residências. Hoje, 80% das obras civis e 40% da montagem eletromecânica da usina estão concluídos.

CINTOS APERTADOS
O governador Confúcio Moura determinou economia total em todos os setores da sua administração. Quer ver os custos diminuídos em tudo, do consumo de combustível a passagens aéreas, passando por todos os demais gastos. Confúcio diz que o sacrifício terá que ser feito por todos em seu governo, pelo menos pelos próximos cinco meses. Tudo para enfrentar a diminuição da receita do Estado; da crise internacional que está chegando também ao país e da sua preocupação, como chefe de governo, de não atrasar pagamentos de fornecedores.  O apertar dos cintos já está valendo.

GUERRA CIVIL
Um brasileiro é assassinado a cada nove minutos. É  apavorante, mas real. Se o trânsito matou mais de 48 mil pessoas no ano passado, as vítimas de crimes de morte passaram de 50 mil. Ainda mais tristes: a maioria dos assassinados são jovens, na faixa etária dos 14 aos 25 anos. Milhares de brasileiros que sequer tiveram oportunidade de ter uma vida mais longa e produtiva,foram mortos, em muitos casos por motivos fúteis. Essa verdadeira guerra civil que vivemos há mais de três décadas, tende a piorar, porque a lei favorece o crime e os criminosos. Trágico....

PERGUNTINHA
Agora que está iniciando a temporada das chuvas na região, o Dnit vai mesmo começar as obras de recuperação da BR 364?
Fonte Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário