sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DIABETES: CHÁ PODE REDUZIR RISCOS

Você acredita que beber um chazinho no meio da tarde pode ser revigorante? Pesquisadores da Universidade Heinrich-Heine, em Dusseldorf, na Alemanha, descobriram mais um bom motivo para apreciar a bebida. De acordo com os cientistas, quatro xícaras, ou mais, de chá ao dia podem reduzir em 20% o risco de desenvolvimento diabetes tipo 2, que tem a obseidade como principal fator de risco.

O estudo sugere que os polifenóis presentes no chá infjuenciam a digistão e capatação da glicose, além de proteger as células-beta dos danos dos radicais livres. Os cientistas perceberam que o consumo de quatro xícaras ao dia é capaz de minimizar a incidência da doença, mas reconhecem que a associação com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos potencializam os resultados, já que evita o ganho de peso.

A pesquisa analisou cerca de 12400 europeus. Entre eles, os pesquisadores perceberam que a incidência de diabetes tipo 2 era 20% menor entre os voluntários que ingeriam quatro ou mais xícaras de chá ao dia, quando comparados aos que nunca faziam uso da bebida.

A descoberta é importante na prevenção da diabetes tipo 2, que está intimimanente relacionada ao sedentarismo e os péssimos hábitos alimentares da população. Principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, a obesidade já é considerada uma epidemia, afetando 1 bilhão de pessoas no mundo.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia/Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário