sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Amazônia tem árvore de 22 andares e rio subterrâneo de 6 mil quilômetros

Na Amazônia, já foram catalogadas 425 espécies de mamíferos, 1500 espécies de peixes de água doce e 1300 de aves. Esses números são informados pelo livro "Viagem pelo Brasil - Qual é o seu norte"? Uma espécie de almanaque que reúne curiosidades sobre a fauna e a flora amazônicas e lendas sobre os animais e o povo dessa região  do Brasil.

Aprende-se, por exemplo, que a sumaúma é uma árvore gigante, que pode chegar a medir uma altura correspondente a de um prédio de 22 andares. Ela armazena água no tronco e, na época de seca, solta a água para o solo. Funciona comop uma descarga. O barulhyo da água escorrendo por dentro do tronco pode ser ouvido a dezenas de metros.

O livro também fala do bicho-preguiça, que tem esse nome por causa da alguns dos seus hábitos, entre o de dormir até 14 horas por dia; da folha de uma árvore que chega a ser maior que um homem - tem cerca de dois metros e meio de altura e um metro de largura e o seu nome científico é Poligonacea coccloga: e de um rio subterrãneo descoberto em 2011. Ele está quatro quilômetros abaixo do rio Amazonas e tem seis mil quilômetros de extensão (seis vezes maior que a distãncia entre São Paulo e Brasília).

Silvana Salerno, a autora não deixa de tocar em questões problématicas, com o desmatamento e as brigas por terra, e de tratar de aspectos históricos. Ela fala da visita do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Rosssevelt ao Brasil (Ele esteve na Amazônia acompanhado pelo marechal Rondon); e de como o páis incorporou a região norte ao seu território (por mais de um século, essa parte pertencia á Espanha, segundo tratado mantido entre este país e Portugal).
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário