quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VISÃO - Cada componente dos olhos possui uma função

É através dos olhos que a imagem captada é transformada em impulsos nervoso e levadas ao cérebro. O olho é compósto por um globo ocular, a córnea que é um tecido transparente anterior ao globo ocular e também é a primeira parte que a luz atinge: a íris que é colorido dos olhos na qual concentra ao centro a pupila de aparência escura.
O humor aquoso é uma substãncia gelatinosa incolor que preenche a cãmara anterior ao olho que fica entre a córnea e a íris; o cristalino fica localizado na parte posterior a íris e tem como papel permitir a visão nítida em todas as distãncias; o músculo ciliar responsável pela a acomodação do cristalino; corpo vítero que é uma substãncia transparente que preenche o globo ocular.
Esclerótica é a camada que envolve a parte externa do globo  ocular e é conhecida como o branco dos olhos; coróide que é uma membrana conjuntiva entrecortada de vasos sanguíneos e é ela que da a falsa impressão da pupila ser escura; a retina formada de milhares de células fotossensoras e é responsável pela visão em preto e branco e noturna.
Fóvea central localizada no fundo da retina é onde acontece o encontro focal dos raios paralelos que chegam no olho; ponto cego situado ao lado da fóvea e ele que liga a retina ao nervo óptico;nervo óptico formado por fibras nervosas  e ele quem conduz as imagens captadas pela retina e fóvea para o córtex cerebral e os músculos externos que permite o movimento do globo ocular.

Dicas.
-Não assista televisão muito próximo ao aparelho
-Regule a luz do monitor da luz do seu computador
-Ao perceber perda da qualidade da visão procure u8m oftalmologista
-Pisque em pequenos intervalos, principalmente quando estiver diante do cumputador, pois é quando as
  costumam passar longo tempo sem piscar. Isso vai ajudar a evitar o ressecamento dos olhos.
Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário