quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NA ECONOMIA, CRESCEMOS, MAS NO
RESTO DOS QUESITOS, VAMOS MAL!

Há um claro tom de otimismo do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao afirmar que nos próximos 20 anos, o Brasil atingirá o estádio econômico da Europa. Ele já faz a ressalva que teremos que crescer mais que os demais países, nos próximos anos, para atingir tal patamar. Certamente o ministro se pegou apenas em dados econômicos. Porque em relação a alguns países do Primeiro Mundo, estamos há décadas no atraso, não apenas no abismo social, como também em setores vitais como educação, saúde, combate ao crime e leis justas para conter a violência. Tornamo-nos uma terra de grande expansão econômico, mas às custas de salários baixíssimos para quem realmente trabalha e supersalários para os mais poderosos de plantão. O abismo social só aumenta, não diminui. Na educação, enquanto na Europa alunos são buscados em casa, demagogicamente aplicamos a lei do menor esforço: todos passam de ano, tenham aprendido ou não. Na saúde pública, enquanto os mais avançados dão atendimento de última geração de tratamentos médicos e científicos para a maioria da população, aqui todos sabemos como é.
Na área da Justiça, engatinhamos. Há uma politização do Judiciário, com decisões com forte influência ideológica, já que o brasileiro, no geral, tem muito mais direitos do que deveres. Se for criminoso, então, está na terra da promissão, porque na maioria dos casos, será tratado como um coitadinho, que enveredou pelo crime por causa da sua pobreza e falta de oportunidade. Nosso ministro Mantega, que tem conduzido a economia com eficiência, está no rol dos muito otimistas. Pareceu dizer que apenas o crescimento da economia, que distribui a maior parte das riquezas para uma pequena parcela, é que mede a grandeza do país. Estamos, na verdade e para a grande maioria dos brasileiros, em muitos quesitos, a anos luz dos padrões europeus. Ignorar isso é fazer um raciocínio simplista e que vale apenas no mundo virtual.

PIOROU
Situação do deputado Valter Araújo piorou, com decisão do STF de voltar a tratar do pedido de relaxamento da prisão dele só a partir de fevereiro do ano que vem. Ainda considerado foragido, se for descoberto, o ex-presidente da Assembleia ficará preso pelo menos até o fim das férias do Judiciário. Não está fácil, também em nível da Justiça, para que Valter consiga algum benefício que permita que responda seus processos em liberdade.

MAIS MOLEZA
Festa antecipada para os que amam feriadões, mesmo que, durante essa parada total o país perca bilhões de reais, com a vagabundagem oficial do calendário. Neste ano que está chegando, só nos feriados federais, haverá três caindo na sexta. Ou seja, três dias seguidos de festa, eventualmente quatro, para quem pode emendar. ÊÊÊÊÊ, moleza!!!

MAIS DE 155 BI
Estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro aponta que os feriados e feriadões, num ano, podem custar mais de 155 bilhões ao país. Para se ter ideia, é mais do que o orçamento do governo para educação, saúde e o Bolsa-Família juntos. È bom saber que quanto menos produzirmos, mais teremos que pagar impostos para cobrir o furo dos feriados.

SEM ACESSO
O programa Nota Legal do governo começou com quase 28 mil pessoas participando do primeiro sorteio. A ideia é boa e tem tudo para dar certo. Há um problema, contudo. Muita gente que tentou se registrar no site para começar a participar do Nota Legal, não conseguiu. Mesmo com várias tentativas. Há necessidade de se ampliar a capacidade do site, para receber mais adesões.

TRÊS VEZES CUIDADO
Diminuiu a violência no trânsito no Natal. Primeiro, porque houve menos carros nas ruas. Depois, por causa do temporal que inundou a Capital e não permitiu um trânsito mais intenso. Mesmo assim, mais de 60 pessoas foram internadas no João Paulo II, no período natalino, por causa de colisões. Um morto (motoqueiro, como sempre) e vários feridos foram atendidos no hospital. Para o Ano Novo, a orientação das autoridades é triplicar a cautela. Bêbado no trânsito é o que não vai faltar.

DAMA DE COPAS
O bom humor do brasileiro não tem limites. Tão logo foi anunciada a descoberta de uma nova planta carnívora na Ásia, conhecida popularmente como “dama de copas”, já se fala em importá-la para o Brasil. É que ela engole ratos. A sugestão é que seja distribuída no Congresso, em Assembleias Legislativas, nas Câmara de Vereadores, em Prefeituras e também em alguns ministérios, para engolir as ratazanas que vivem às custas da corrupção e do dinheiro público.

CRESCENDO
O nome do engenheiro Abelardo Castro Neto cresce no PMDB, como pré-candidato em Porto Velho. É nome novo, sem rejeição, ficha limpíssima e vem fazendo um bom trabalho à frente do Deosp, recebendo elogios do seu chefe, o governador Confúcio Moura. Se a decisão fosse hoje, o nome seria o de Abelardinho.

PERGUNTINHA
Se o Conselho Nacional de Justiça continuar sendo proibido de agir, quem vai fiscalizar o Judiciário neste país?
fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário