terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A MEDIOCRIDADE GERAL E O PERIGO DE FAZERMOS UM GRANDE FIASCO EM 2014

O fiasco do Santos no Mundial de Clubes, levando uma peia do Barcelona, infelizmente, não é um fato isolado dentro do esculhambado futebol brasileiro. Gerido como o próprio quintal da casa por Ricardo Teixeira e sua turma e com apoio incondicional da Rede Globo, que colocou o torcedor como um réles elemento no contexto, são raros os clubes que não se transformaram apenas em intermediários de grandes craques. Quase todos os jogadores diferenciados do Brasil caem fora muito cedo, deixando para os nossos times, quase só os medíocres, ressalvadas as exceções de sempre. Os estádios têm cada vez menos público, principalmente à noite, porque começar uma partida de futebol às 10 da noite é um crime contra o torcedor, aplaudido principalmente pelos políticos, quase todos com o rabo preso e com um medo terrível de ficarem sob a alça de mira da Globo, caso a contrariem. Os cartolas, quando descobrem um novo talento, não o vêem como um craque, mas como um cofre recheado. Os grandes times brasileiros estão minguando, fazendo com que torçamos por meia dúzia de pernas de pau, como se fossem grandes jogadores.
Estamos prestes a sediar uma Copa do Mundo. Afora todos os erros que estão e ainda vão ser cometidos, os estádios superfaturados e desnecessários, a falta de infraestrutura, os discursos demagógicas defendendo leis nacionais, quando todos sabem que quem manda é a Fifa, ainda vamos correr o risco de fazer fiasco dentro dos gramados. Embora o Barcelona seja exceção também, como grande clube e grande time, a goleada que o Santos levou só serviu como alerta e nada mais. Ou começamos a tratar nosso futebol com seriedade, ou vamos fazer um fiasco tão grande em 2014, que nem em um século se falará novamente numa Copa no Brasil. Vamos continuar passando vergonha.

AÇÕES DIFERENTES
O que se houve nos bastidores da política é que, enquanto o presidente regional do PSDB, Expedito Júnior, costura alianças, o diretório municipal de Porto Velho age sem seguir a orientação estadual. Tanto que os tucanos da Capital já lançaram três nomes como pré candidatos (Alexandre Brito, Mariana Carvalho e Ivo Benitez), ignorando a eventual aliança com PR e PV.

MALTRATADOS
Brasileiros que vivem do extrativismo do outro lado da fronteira, na Bolívia, são maltratados e ameaçados por bolivianos. O governo Evo Morales criou uma lei que entrega as terras que brasileiros ocupam há anos a cidadãos bolivianos. Sem qualquer contrapartida e permitindo que os compatriotas daqui sofram nas mãos dos seus vizinhos.

NÃO CUMPRIU
O abuso está causando conflitos sérios. O governo brasileiro, como sempre, aliás, não cumpriu a promessa de proteger as famílias que vivem no lado boliviano e muito menos deu-lhes terra prometido nas nossas fronteiras. Os brasileiros começam a reagir e já houve confusão. Por aqui, continuamos tratando os bolivianos como irmãos. Mas eles...

ATAQUES DUROS
O palavreado que o presidente da Assembleia, deputado José Hermínio, tem usado inclusive em entrevistas gravadas, ao se referir ao governador Confúcio Moura, deixa bem claro que a guerra entre os poderes está longe de acabar. Hermínio tem sido aconselhado a moderar no discurso. O fim do ano legislativo pode até ajudar a esfriar um pouco o clima ruim entre os poderes.

DUAS MULHERES
A presidente Dilma Rousseff tem que se equilibrar no fogo cruzado de denúncias de corrupção em seu governo e, ainda, manter o país funcionando e crescendo. Já outra mulher na política nada de braçada. A deputada Cidinha Campos, do PDT do Rio, dedica seu mandato a denunciar falcatruas, roubos e desmandos, inclusive da própria Assembleia onde trabalha. Os eleitores a adoram e ele vem se reelegendo há vários mandatos. Vai longe!

VANTAGEM
Novas pesquisas não oficiais feitas em Porto Velho continuam dando Mauro Nazif e Lindomar Garçon à frente, numa eventual disputa pela Prefeitura. Os dois aparecem muito próximos. Como o quadro ainda está longe de ser definido e os nomes quentes que irão disputar com os dois ainda são desconhecidos, não dá para se ter um parâmetro correto. Mas que a dupla larga na frente, não há dúvida. Mas só se saberá do quadro real lá por março ou abril, quando toda o quadro de candidaturas estiver definido.

NÃO SÃO DAQUI
A quadrilha fortemente armada, que sequestrou um advogado por engano, pensando ser um grande empresário da Capital, não é de gente daqui. O fato de pegar o homem errado – e depois soltá-lo – deixa isso bem claro. Ou seja, é bom começar a investigação lá dentro do tal presídio de segurança máxima. Os bandidões estão lá, mas seus asseclas vieram junto. E estão soltos, nas ruas. Só não vê quem não quer.

PERGUNTINHA
Será que o Papai Noel daria ao Brasil o maior presente de todos os tempos, fazendo uma limpeza na política nacional?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário