quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NOSSA VERGONHA E OS 120 MILHÕES DE REAIS QUE NOS LEVARAM NA CORRUPÇÃO

É enorme a tristeza dos rondonienses de bem, ao ver sua terra aparecendo seguidamente na mídia nacional como um antro de ladroagem e corrupção. O lamento é da grande maioria da população, que dá muito duro, que trabalha de sol a sol, que madruga nos campos e nas cidades para produzir e fazer Rondônia melhor. Com exceção de alguns descerebrados que ainda gozam com a situação, há um clamor do povo da nossa terra para que sejamos poupados desses vexames nacionais. No fim de semana, outra vez fomos obrigados a calar ante a vergonhosa reportagem que mostrou o desrespeito, a falta de caráter, a vergonhosa ação de pessoas públicas, que deveriam até dar a vida se necessário para defender nosso suado dinheirinho, fazendo-nos de idiotas. Tratando-nos como se fossemos o lixo que eles são. .Pouca coisa nova foi mostrada, mas um dado foi arrasador. Em menos de 20 anos, só pela Assembleia Legislativa da nossa querida Rondônia, já foram desviados mais de 120 milhões de reais. Ou 120 postos de saúde bem equipados. Ou dois hospitais de porte médio. Ou umas três mil casas populares. Ou o salário de centenas de policiais durante alguns anos.
Quando as câmeras da Rede Globo passaram pelo quadro de fotos de ex-presidentes, apontando os que acabaram envolvidos em desvios e corrupção, nossa vergonha só aumentou. Porque, na verdade, embora vermelhos de vergonha e raiva, nós todos, rondonienses, temos nossa parcela de culpa. Claro que não na roubalheira, na sacanagem, na corrupção. Mas, afinal de contas, fomos nós, como eleitores, que colocamos toda aquelas pessoas lá. Foram escolhidas por nós. Já fomos enganados muitas vezes. Não está na hora de amadurecer e começar a escolher só gente boa? Só gente ficha limpa? Só gente com história clara e transparente? Fomos iludidos vezes demais. Chegou a hora de acabar com a ingenuidade e a falta de cidadania. Só poderemos reclamar se soubermos escolher bem.

SEM LUZES
Com exceção de um trecho da avenida Jorge Teixeira (lindo, por sinal), pouco se vê de decoração de Natal na área central de Porto Velho. Nem na Carlos Gomes e nem na Sete de Setembro, o clima pode ser de tudo, menos de Natal. Dá uma tristeza andar naquelas duas ruas importantes da cidade, à noite, nesse período. Parece que ninguém deu bola para decorar as áreas mais importantes do comércio de Porto Velho, afora o shopping center.

ESQUISITO
Também na área da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a decoração é belíssima. E nas caixas d´água. Mas dali em diante, na avenida Sete de Setembro, nadica de nada. Os comerciantes não se mexeram e, ao contrário de outros anos, a decisão foi não decorar a principal avenida da Capital. Ficou esquisito.

SÃO E NÃO SÃO
Os deputados envolvidos na Operação Termópilas (com exceção de Valter Araújo), tentam, na Justiça, voltar à Mesa Diretora. Até agora não conseguiram. O caso está complicado. Todos continuam deputados. Mas Valter não pode nem passar perto do prédio da ALE e os demais não podem reassumir seus cargos. São as esquisitices da nossa legislação.

SEM EXPLICAÇÃO
De uma obra orçada em 736 milhões de reais, o Tribunal de Contas detectou um sobrepreço de mais de 106 milhões de reais. Quase 15%. Por isso os serviços de implantação do esgoto de Porto Velho estão parados há tanto tempo. Dá para explicar uma coisa dessas? Como um proponente que superfatura uma obra em 106 milhões ainda ganha uma concorrência? Bem, estamos em Rondônia. E no Brasil.

DEU UMA DENTRO!
A coluna, que tem sido tão crítica em relação à Câmara de Vereadores (todas, no geral, mas especialmente a de Porto Velho), tem que dar o braço a torcer. Neste ano, por decisão do presidente Eduardo Rodrigues, ela devolveu mais de 350 mil reais aos cofres da Prefeitura da Capital. O dinheiro será repassado a várias instituições sociais, como a APAE e outras congêneres. Bola dentro...

BATEU DURO
Russelly Russelakis assina longo artigo com duras críticas ao recadastramento dos servidores do Estado, Funcionário do quadro, diz, em resumo, que esses recadastramentos são perdas de tempo. Não pegam os fantasmas e só servem para atrapalhar o dia a dia de quem trabalha duro. Aproveitou para sentar o cacete no péssimo atendimento de servidores do Banco do Brasil, que, segundo ele, tratam os servidores a coice. Bateu duro, o Russelakis...

ACIMA DA LEI
Apesar de uma tal de Associação dos Magistrados para a Democracia ter se solidarizado com os maconheiros que invadiram e fizeram muito vandalismo dentro da Universidade de São Paulo, o reitor João Grandino Rodas fez prevalecer a lei. E expulsou seis dos líderes. Esse grupelho de juízes, que certamente não representa o pensamento da grande maioria dos magistrados, defende que, para alguns, como para os maconheiros da USP, a lei não vale. E escreveram isso textualmente.

PERGUNTINHA
O Papai Noel que está chegando vai estar mais gordo que em 2010 ou chegará magrinho no Natal deste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário