domingo, 18 de dezembro de 2011

HISTORINHA DO FAZ DE CONTA, MAS QUE TEM UM ENREDO MUITO INFELIZ

Faz de conta que tem lei de proteção à criança e ao adolescente e a gente faz de conta que acredita. Faz de conta que a polícia tem como prender menores que andam pelas ruas das grandes cidades, traficando, roubando, assaltando, matando e a gente faz de conta que acredita. Faz de conta que tem senadores e deputados realmente dedicando ao menos parte dos seus mandatos para lutar por leis que possam salvar nossas crianças pobres do crime e da violência E a gente faz de conta que acredita. É assim, todos os dias, na terra do faz de conta. Mas tem o outro lado, o da realidade. E a realidade é de mais pobreza, menos educação, mais violência, mais crianças e jovens sendo engolidos pelo crime, mais e mais corrupção, desvios de milhões e bilhões do dinheiro público. Mas temos que acreditar no discurso de que tudo está sendo resolvido, que todos estão empenhados em melhorar a nossa vida, sejamos ricos ou pobres. Fazemos de conta que acreditamos, porque não temos escolha. Nos ensinaram a viver como pedintes aos nossos governantes, como se não tivéssemos o direito de exigir, porque, na verdade, votamos neles em troca de qualquer migalha. Então temos que aguentar...
Estão agora nos ensinando que o importante não é ler e escrever corretamente, mas sim “fazer-se entender”. Esculhambam com os valores que ainda tentamos manter, afanam vergonhosamente nosso dinheiro e perpetuam obras que nos deveriam ter sido entregues há décadas. Nos ensinam que nos devemos deixar matar dentro de nossas casas, em nome dos direitos humanos dos bandidos. Mantém suspeitos de todo o tipo de corrupção em ministérios, em nome da governabilidade; anunciam grandes projetos que raramente saem do papel e nos brindam com futebol, o nosso circo. Algum pão também, de vez em quando. E nós, a quem é temeroso dizer que vivemos numa terra de faz de conta, apenas seguimos com o que nos resta: a esperança de que um dia sejamos guiados só por gente decente. Será que um dia isso acontecerá? Ou viveremos eternamente no faz de conta?

LOJAS LOTADAS
No último final de semana antes do Natal, o comércio espera lojas lotadas. Se o final de semana for de menos chuva e a questão da segurança pública continuar no mesmo clima de uma melhoria significativa, a tendência é que o rondoniense corra para fazer suas compras. Em Porto Velho, comerciantes acham que as vendas já deveriam estar bem melhores. Mas ainda há tempo.

TODOS NA RUA
Depois da greve, a Polícia Militar voltou com tudo. São cerca de 4.500 policiais nas ruas, desde a última quarta-feira, em todo o Estado. A chamada Operação Príncipe da Beira quer dar um final de ano exemplar para a comunidade de Rondônia. Até o pessoal da área administrativa está sendo convocado para as ruas. Medida certa e que, certamente, terá o aplauso da população, depois do medo que a greve da PM causou.

CADA CABEÇA...
Até ontem, todos os presos na Operação Termópilas, com exceção do deputado Valter Araújo, continuavam na cadeia. Seus pleitos para relaxamento da prisão não têm sido aceitos pelos tribunais superiores, embora os argumentos dos advogados sejam os mesmos que determinaram a soltura de Valter. Ou seja, no Judiciário, cada cabeça uma sentença. Um juiz pensa de uma forma, outro de outra.

MAIS SORTE?
Para os leigos, fica cada vez mais incompreensível situações como essas. De vez em quando, juízes mandam soltar bandidos perigosos. De vez em quando, decidem a favor de corruptos, mesmo com todas as provas. E, eventualmente, decidem ser mais duros. Não se sabe quais os critérios, até porque a lei é a mesma. Quem sabe alguns têm mais sorte do que outros?

PRESCRIÇÃO
Por falar em Judiciário, o anúncio de que os envolvidos no vergonhoso caso do mensalão não serão punidos porque a Justiça demorou para decidir, até que as penas prescrevessem, é uma ferida que levará longos anos a curar. A população., que tinha na Justiça sua última esperança, começa a achar que ela também já não faz sua parte de combater e punir os corruptos. Está ficando difícil.

MAIS UM
O deputado Jesualdo Pires, do PSB, também está no segundo mandato e, como Ribamar Araújo, não tem qualquer processo ou mancha em sua ficha limpa de parlamentar. Jesualdo, candidatíssimo à Prefeitura de Ji-Paraná, é considerado um deputado atuante e do lado do bem, no contexto da Assembleia Legislativa. No mesmo patamar do petista Ribamar Araújo.

BOATARIA
Boataria percorreu os corredores da Assembleia durante os últimos dias. Se ouvia que Valter Araújo estaria prestes a reassumir a presidência. Tudo conversa de quem não tem o que fazer ou quer colocar gasolina para “apagar” a fogueira. Na verdade, não há qualquer possibilidade de que isso ocorra, ao menos no curto e médio prazos. Mas a turma da vadiagem, que fica no geral coçando o saco pelos corredores do poder, adora criar factoides.

PERGUNTINHA
Como ninguém vai ser preso no caso do mensalão, não estaria certo o ex-presidente Lula, que disse que o episódio não aconteceu?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário