quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUEM TEM PASSADO NEBULOSO TAMBÉM É
AUTORIZADO A ENTRAR NA PM DO ESTADO

Obviamente que não há comentário oficial. Mas sabe-se de algumas histórias cabeludas dentro da Polícia Militar de Rondônia. Depois de prisões de vários PMs envolvidos em crimes, se começou a saber de mais casos. Um dos questionamentos é a forma como os novos recrutas chegam a se tornar policiais. Há critérios rígidos, mas quando é detectado algum problema, inclusive de passado de problemas e até crimes entre alguns candidatos, eles recorrem ao Judiciário e são autorizados a continuar os exames, até se tornarem membros da corporação. Há um caso sintomático, guardado há sete chaves: um suboficial PM teria sido punido porque não queria trabalhar ao lado de uma pessoa que ele reconheceu como criminosa. E que o PM sério, preocupado com a tropa e com o bom serviços à sociedade, prendera há alguns anos. Ora, como confiar num subordinado que não tem passado limpo, mas mesmo assim conseguiu ingressar na briosa Polícia Militar de Rondônia? O que se ouve é que a tropa rondoniense, no geral, é de alta qualidade. Mas o próprio secretário de segurança, Marcelo Bessa, já afirmou que o problema mais sério está no processo de seleção. Há comentários também de que o Judiciário tem dado autorizações para candidatos que não deveriam ser aprovados e jamais poderiam ingressar na instituição.
É fundamental que o comando da PM e as autoridades do setor venham a público confirmar ou desmentir a conversalhada que existe sobre o assunto. Se tudo não passa de boato, que seja assim dito à coletividade. Mas, se há problemas reais, eles têm que ser corrigidos e extirpados. O que não pode é haver o risco de pessoas com passado nebuloso, para dizer o mínimo, serem autorizados a fazer concurso para a PM e, pior, fazer parte dessa equipe imensa, que tem como missão principal cuidar da segurança de todos nós. Já temos bandidos demais para infernizar nossa vida. Não precisamos de nenhum deles de farda!

OS OUTROS?
Repercute a denúncia feita pelo presidente do sindicato dos servidores da Assembleia, Raimundo Façanha, de que existem ainda muitos fantasmas comissionados, na folha de pagamento. Ele tem obrigação agora de tomar duas medidas. Uma, dar os nomes dos fantasmas, para que não recaiam suspeitas sobre quem trabalha. Outra, denunciar também os mais de 100 fantasmas do quadro efetivo, que recebem sem trabalhar. Muitos, nem sequer moram em Rondônia.

Repercute
A chuvarada impressionante que caiu sobre Rondônia e especialmente na região da Capital, no dia de Natal, pode se repetir nesta semana e no Ano Novo. O volume de água foi muito superior à média, mesmo no auge do inverno amazônico. Vários bairros ficaram alagados, mas poderia ser ainda pior se vários canais não tivessem sido desobstruídos. A população ainda vai sofrer muito com as chuvas desta temporada.

PERDA
Duas vezes prefeito de Guajará Mirim e um político respeitado em toda a Rondônia, Isaac Bennesby morreu no início da semana. Deixa um legado de realizações para sua cidade e uma história de serviços prestados à comunidade rondoniense. Isaac levou consigo também uma parte importante da nossa história, da qual foi personagem atuante por várias décadas.

COMPARANDO
Um professor bem pago, ganha, se tudo der certo, algo em torno de dois salários mínimos. Um iniciante na construção, mais que isso. Um PM fica nessa faixa. Daí a gente começa a comparar com o que ganham políticos e membros do Judiciário e corre um fio na espinha. Alguns magistrados, por exemplo, receberam entre 400 mil e 1 milhão de reais apenas como auxílio moradia, no ano passado. Não é de assustar?

CORROSÃO
Já vereadores ganham entre cinco e 15 salários mínimos. Deputados estaduais, federais, senadores e ministros, o dobro, o triplo, o quádruplo. Educadores, policiais e médicos, essenciais para o país, vivem à míngua, principalmente as duas primeiras categorias. Já quem manda, fica cada vez mais rico. Essa absurda inversão de valores corrói a sociedade brasileira. E não tem cura.

RIQUEZA
Quando terminar 20011, o Brasil terá saltado para a quarta economia do mundo. Era a oitava. Estamos passando o poderoso Reino Unido, segundo um dos mais respeitados institutos econômicos do mundo. Ou seja, caminhamos firmes para nos tornar cada vez mais poderosos, economicamente. Só falta agora dividir com os brasileiros mais pobres, com um pouco mais de justiça, toda a riqueza que produzimos.

LUZ PARA TODOS
Falta pouco. A Hidrelétrica de Santo Antonio fez os últimos testes da sua primeira turbina gigante, para passar a produzir energia elétrica no rio Madeira. Um ano antes do previsto, a obra está pronta para começar a abastecer parte do Brasil. O investimento nela chegou a mais de 13 bilhões de reais e é uma das maiores do mundo. Rondônia agora também passa a ser fornecedora da energia para milhões de irmãos brasileiros.

PERGUNTINHA
O 2012 que vem aí será de assustar ou a crise internacional será só uma marolinha?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires




Nenhum comentário:

Postar um comentário