sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DOENÇAS OCULARES - São evitadas com nutrição adequada

ALIMENTAÇÃO - A qualidade da visão é fortemente influênciada pelos tipos de nutrientes que ingerimos


Os tipos de alimentos que ingerimos se reflete no bom ou mau funcionamento de nossos órgãos, inclusive os olhos. Pelo menos 70% das doenças que os atingem estão relacionados à desnutrição. Uma dienta rica em vitamina A,  por exemplo, é tida pelo nutricionistas, como uma boa alidada a proteção contra catarata e a perda daq visão central. Essa vitamina é encontrada em maior concentração em frutas como pêssego, damasco, manga e melão. Além de estar presente na cenoura, espinafre e tomate.
O envelhecimento mais visível em outros órgãos do corpo humano também afeta os olhos causando perdas e reduções de funções dos componentes dos olhos. As patologias que afetam os olhos também podem ter origem genética, de má formação entre outros fatores externos, mas no que condiz a má nutrição, a população deve ficar alerta aos alimentos que reforçam a qualidade da visão.
Além da vitamina A já citada,  a B presente em cereais, frutos secos e verduras, a C nos alimentos cítricos como laranjas, em sumo de uva, morangos, pimentas, tomate e couve-flor; a vitamina E encontrada no alface, ervilha e aspargo e também o zinco contido no fígado, batata, carne vermelha, ostras, frango, feijão cozido, iogurte, leite, cereais e aipo são fontes aliados a visão.  Peixes, azeites, chá verde e chocolate amargo também são apontados como alimentos quefazem bem aos olhos.
Umn estudo da Universidade de melbourne, na Austrália constatou que ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e também serve para proteger a retina de sofrer inflamações. Esse ácido graxo é encontrado nas sementes de linhaça, castanhas,: nozes: vegetais de folhas verdes escuro,  óleos vegetais e nos peixes, principalmente nas espécies cavala, arenque: sardinha: salmão: atum e bacalhau. Segunbdo nutricionistas, a gema do ovo é outro alimento que deve ser incorporada a dieta em benefício dos olhos. É que a gema é rica em oxidante luteína que evita catarata e degeneração ocular.
A luteína também é encontrada em frutas e vegetais. No ser humano, ela fica concentrada na retina e na mácula do olho e causa um aspecto amarelado na parte central da retina. Com oxidante diferente - o selênio, a castanha do Pará póde ser consumida com a mesma finalidade.
Outro estudo realizado nos EUA apontou que doses elevadas de vitamina C, E, betacaroteno aliadas ao mineral zinco podem não só desacelerar como prevenir a perda da visão na terceira idade. A pesquisa foi feita com 4.757 idosos e a perda da visão diminuiu em 25% deles. O betacaroteno é encontrado em maior concentração na cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce.
Mas não é todo alimento que faz bem aos olhos, os ricos em açúcar e amidos elevam os a glicose no sangue e deixam os olhos vulneráveis e doenças como a Retinopatia diabética que pode causar morte de muitas veias da retina e até perda da visão.  Além disso, veias sanguíneas podem sangrar. Para tratar o problema pode ser recomendada uma cirurgia a laser chamada de fotocoagulação. Uma das dicas de prevenção é o controle do açúcar no sangue e a pressão sanguíena.
Para não ser pego de suprpresa e encontrar a doença já em estado avançado é recomendado o exame aftalmológico de rotina. Conforme a sociedade Brasileira de Ofalmologia, o procedimento consiste na verificação das pálpebras, conjuntiva e vias lacrimais.
Com o oftalmoscópio, é examinado o fundo do olhodo paciente para identificar se tem escavações glaucomatosas, diabetes, hipertensão, aids, entre outras patologias.
Com o auxílio de uma lâmpada de fenda é possível diagnosticar doenças como a catarata e a medida da pressão intraocular , que serve para verificar a existência de glaucoma. O médico ainda pode solicitar outros exames como ultrassom, angiografia, campo visual e microscopia especular.
Fonte: Vanessa Queiróz/Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário