domingo, 25 de dezembro de 2011

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONFÚCIO PREVÊ UM 2012 MUITO MELHOR
QUE O SEU PRIMEIRO ANO DE GOVERNO

Durante longa conversa com a imprensa, essa semana, o governador Confúcio Moura analisou seu primeiro ano de governo, garantiu que sabia que iria encontrar enormes dificuldades, mas foi otimista em relação ao futuro. Não deixou de responder nada, inclusive aquelas questões mais complexas, como a roubalheira que envolveu deputados e servidores do Estado e a crise da saúde que não saiu do lugar. Confúcio chegou a confessar que, eventualmente, até pode cometer injustiças, porque simplesmente exonera qualquer pessoa suspeita de alguma irregularidade. Diz que isso lhe dói, mas prefere cortar o mal pela raiz. Com educação e equilíbrio, como sempre age, respondeu aos duros ataques do presidente interino da Assembleia, José Hermínio, com pedido de paz e diálogo. Não correu da briga o Governador, apenas exigiu que haja um tratamento respeitável entre autoridades, mesmo que elas não concordem em nada. E foi mais longe: nenhum governo funciona sem maioria na Assembleia. O que quer dizer, claramente, que o Palácio Presidente Vargas vai sim, influenciar na escolha da nova Mesa Diretora. Não se sabe até que ponto irá trabalhar nesse sentido, mas não resta dúvida que quer ter a maioria no parlamento.
Confúcio falou sobre crises, greves, operações policiais, relacionamento com assessores e sua forma de governar. Falou do futuro, imaginando um 2012 muito melhor que este seu primeiro ano no comando do Estado e reafirmou uma série de medidas para resolver de vez a questão da saúde pública. Não falta vontade ao comandante. Se sua equipe falar a mesma linguagem dele e, principalmente, executar corretamente o que está planejado, há sim chance concreta de grandes avanços nessa área. Confúcio está bem intencionado e quer resultados. Se os terá, só o andamento das ações do governo poderão dizer. A coluna, de quem o governador diz ser leitor assíduo, vai acompanhar e cobrar. Mas também vai elogiar quando houver avanços.

RESPOSTA IMEDIATA
Nova pesquisa, das extraoficiais que são feitas na Capital, mostram que a crise na Assembleia atingiu em cheio possíveis candidaturas para 2012. Os envolvidos nos rolos entraram nelas com índices de rejeição explodindo. A população não perdoa sacanagens e nem sequer indícios delas. Carreiras políticas que estavam em ascensão, foram sepultadas com a Operação Termópilas.

TERMINOU
Até ontem, Valter Araújo, era considerado foragido. Mandado de prisão contra ele não foi cumprido, porque sumiu. A decisão de não se apresentar pode prejudicá-lo ainda mais, no contexto das inúmeras acusações que lhe são imputadas. Em termos políticos, também, o ainda deputado já deu adeus à sua antes promissora carreira.

SÓ BOM DIA...
Postagem do governador Confúcio Moura em seu blog, avisando que haverá mais uma superoperação policial – maior que a Termópilas – só fez crescer a boataria. Há um verdadeiro pânico em alguns setores. Muitas autoridades não atendem mais seus telefones e, quando falam, dizem no máximo “bom dia” ou “boa tarde”. O medo tomou conta de um monte de gente...

RESPOSTA
O deputado Ribamar Araújo, do PT, quer que a Assembleia se reúna, no recesso, para decidir sobre a Mesa Diretora e a situação dos deputados afastados dela. Ribamar afirma que não é possível a Mesa ser mantida apenas com dois membros (José Hermínio e Maurão de Carvalho). Mas destaca também que a ALE precisa dar uma resposta urgente à sociedade, sobre o que está ocorrendo no parlamento.

AMEAÇA PÚBLICA
José Hermínio já deixou claro que vai lutar com todas as armas para não deixar a presidência da Assembleia. Uma das táticas é atacar duramente o governador Confúcio Moura. Hermínio diz que, se não melhorar a saúde, vai pedir o impeachment de Confúcio. Claro aviso de que retaliará, caso o governador interfira no processo de acomodação da nova Mesa Diretora. O clima ainda vai esquentar mais.

GUERRA À OPOSIÇÃO
Hugo Chávez se baseou na pressão popular, que ele tem, porque cooptou o eleitorado mais pobre, grande maioria na sua Venezuela, para declarar guerra a qualquer opositor. Cristina Kirschner está fazendo o mesmo na Argentina. Evo Morales faz um governo populista, agita as massas e ameaça a oposição. A coisa está ficando feia na América Latina. Por enquanto, nós brasileiros ainda não chegamos lá. Mas se dependesse de alguns extremistas...

ESPERANÇA
Os cristãos comemoram o Natal. Os representantes de outros credos não. Mas, para a grande maioria dos brasileiros, é véspera da grande festa da cristandade, embora hoje muito mais comercial do que religiosa. De qualquer forma, a coluna deseja a todos os leitores que a acompanham há tanto tempo, um Natal feliz. Com menos violência e mais esperança, pelo menos.

PERGUNTINHA
Que presente o Papai Noel trará para os mais de 300 mil muito pobres que existem no Estado de Rondônia, segundo dados oficiais do governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário