segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

OPINIÃO DE PRIMEIRA

É UMA EMPRESA QUE ESTÁ EXAGERANDO
OU AS OUTRAS QUE SÃO IRRESPONSÁVEIS?

Choveu demais na véspera e no dia de Natal. Cidades ficaram alagadas e os mais pobres, como sempre, sofreram muito. Principalmente na Capital. Mas a chuvarada não atingiu só os sem grana. Assustou também os rondonienses que tinham passagens aéreas marcadas. Porque pelo menos uma das empresas que aterrissam e decolam na Capital rondoniense, tem avisado que a pista do aeroporto internacional Jorge Teixeira é muito perigosa em dias de chuvarada. Tanto que evitou descer por aqui em várias ocasiões. A empresa alega que a pista do aeroporto é muito lisa e que seus pilotos não aceitam correr o risco de decolar e aterrissar nela. Some-se a isso uma greve parcial dos aeroviários e imagine-se então o susto dos que estavam com passagens na mãos. Poderia ter ocorrido viagens perdidas, doentes com consulta agendada fora do Estado sem chance de chegar a tempo; negócios perdidos. A questão é uma incógnita, porque a Infraero não responde a uma pergunta básica: é a TAM que está exagerando nos cuidados ou são as outras empresas que vêm agindo com irresponsabilidade, subindo e descendo, mesmo com chuva torrencial, no aeroporto internacional de Porto Velho? Claro que ninguém fala nada com segurança e os passageiros é que pagam o pato.
Se houver algum problema com a pista (recentemente, um avião comercial derrapou na aterrissagem e felizmente ninguém se feriu), aí é de arrepiar os cabelos. Porque estão sendo anunciados investimentos de quase 8 milhões de reais para recuperação do terminal e nem um centavo para a tal pista de pouso e decolagem. Não é de enlouquecer? A TAM e suas tripulações decidiram rasgar dinheiro, perder passageiros e prestígio apenas para falar mal do aeroporto da Capital rondoniense? Ou há um fundo de verdade, que as autoridades competentes não aceitam admitir? Será preciso um acidente grave, para daí sim, serem tomadas as providências? E os 8 milhões, não seria melhor aplicá-los na segurança dos passageiros do que em “melhorias” num prédio feio e superado? Perguntas têm. Resposta, nenhuma...

FANTASMAS ATACAM
Estava demorando! Agora, vem o presidente do sindicato dos servidores da Assembleia denunciar a existência de muitos fantasmas, na folha de pagamento do parlamento. Raimundo Façanha denuncia que muita gente anda recebendo sua grana, mas nem sabe onde fica o prédio da ALE. É denúncia grave. E precisa de nomes, para não colocar inocentes sob suspeita.

INJUSTIÇA
O fantasmódromo, que já tomou conta da Assembleia em anos passado, tinha praticamente acabado. Raimundo Façanha diz que foi no período em que Valter Araújo foi presidente que os fantasmas voltaram. E denuncia que servidores com longos anos de serviço prestado, esses sim, do trabalho duro, foram sumariamente demitidos. Certamente para dar lugar aos que só ganham sem trabalhar.

RECHAÇADOS
Nova enquete (vamos dizer assim, porque pesquisa é bem mais complexa), feita em dezenas de bairros da Capital, não traz muitas novidades em relação a disputa pela Prefeitura em 2012. Confirma apenas que os envolvidos na Operação Termópilas estão sendo rechaçados pelo eleitor. Sem chance de reversão. E que os que estão mais à frente, continuam lá.

REJEIÇÃO
A surpresa nessa pesquisa improvisada, sem registro no TRE, é o alto índice de rejeição de um dos nomes para cotados para a disputa. Nome forte. Os entrevistados, contudo, disseram que não querem saber de tal candidato, até porque as causas que defendeu no parlamento não são aprovadas pelo grande maioria da população. Lá na frente, se poderá saber se essa rejeição é real ou apenas sintoma do momento.

CAINDO NA REAL
Mercado imobiliário de Porto Velho começa a cair na realidade. Os preços estão caindo drasticamente, inclusive de aluguéis, que estavam absurdamente altos. Uma residência de alto padrão, em condomínio fechado, colocada para locação por 4.500 reais, acabou sendo negociada a 2.200 reais. A loucura do período usinas hidrelétricas começa a se desfazer.

MELHOROU, MAS...
O número ainda é assustador, mas pelo menos percentualmente, é positivo. Os homicídios em Porto Velho caíram quase 40%, comparando-se 2010 com 2011. Foram 156 mortes no ano passado contra 104 neste ano. E, novamente, a grande maioria de vítima foi de jovens, mais de 60% abatidos a tiros. Porto Velho é a nona capital mais violenta do país. Polícia nas ruas e combate duro à violência pode diminuir ainda mais essa matança.

EM DIA
O presidente da Assembleia, deputado José Hermínio, não tem sucesso na política por acaso. Tem seus arroubos e pisadas na bola, mas sabe sim angariar simpatias e agradecimentos. Os veículos de imprensa que o digam. Há vários meses sem receber um centavo da Assembleia, mesmo com as campanhas do poder indo ao ar normalmente, as empresas foram regiamente pagas antes do final do ano. O atraso chegava a quase quatro meses.

PERGUNTINHA
A nova operação do Ministério Público e da Polícia Federal, anunciada no blog do governador Confúcio Moura, será antes do Ano Novo ou ficará para 2012?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires






Nenhum comentário:

Postar um comentário