domingo, 25 de dezembro de 2011

OPINIÃO DE PRIMEIRA

LÁ VEM 2012 COM SUAS MUITAS DÚVIDAS E
AMEAÇAS PARA O NOSSO CRESCIMENTO

Dá para se esperar o que do Brasil em 2012? A economia ainda vai bem, mas a ameaça da crise internacional chegar com tudo é real. Ainda temos bons níveis de emprego, nossa indústria está sólida e o setor de serviços nunca esteve tão bem. Emprego, dinheiro e Natal gordo explicam a enorme popularidade da presidente Dilma Rousseff. Mas, e daqui para a frente? As nossas exportações já sentem o calafrio na espinha, vinda dos ventos invernais da Europa. Peguemos o exemplo de Rondônia. Embora ainda estejamos bem nas vendas de para o exterior – principalmente carne de qualidade – estamos longe de atingir os níveis estratosféricos de 2007 e 2008. A economia brasileira e rondoniense não estão estagnadas, por causa das precauções tomadas, mas não se pode ignorar, no nosso caso, que o fim das obras das duas hidrelétricas, vai causar um baque no emprego e na renda das famílias. Os investimentos da União em Rondônia, se continuarem em alta, poderão ainda equilibrar a situação. Não se sabe até quando. Mas 2012 é também ano eleitoral e, sabe-se que nesse país, eleições injetam vultosas somas de dinheiro no mercado, mesmo não se sabendo muitas vezes de onde toda essa grana vem.
Enfim, há um clima ainda de segurança e perspectivas positivas, na contramão da grave crise que atinge alguns dos mais desenvolvidos países. Nossas dúvidas são relacionadas com a segurança do governo – até quando nadará de braçada, sem praticamente oposição? – e com os sucessivos escândalos que envolvem altas autoridades. A corrupção poderá corroer nosso crescimento ou o percentual que ela leva das nossas riquezas é irrelevante? Se não tivermos mais grandes clientes para exportar, o mercado interno absorverá a enorme produção? E a miséria, que atinge milhões de brasileiros, vai diminuir ou aumentar? O final de 2011 ainda foi muito bom. Mas 2012 está chegando. Com muito mais dúvidas do que certezas.

NATAL INFELIZ
O Natal de cerca de cinco mil funcionários municipais da Capital foi muito ruim. Ao receberem sua grana de dezembro, os barnabés descobriram que o contra cheque estava 40% mais magro. Liminar conseguida na Justiça, um dia antes do recesso do Judiciário, pelo Ministério Público, prejudicou centenas e centenas de servidores e suas famílias. Ainda bem que a .Prefeitura conseguiu reverter.

TAMBÉM PAROU
Em outro episódio, dessa vez nacional, decisão judicial também está dando o que falar. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo, concedeu liminar para que o Conselho Nacional de Justiça não investigue mais juízes de 27 tribunais brasileiros. O ministro Lewandowski, que nega ter decidido em causa própria, concedeu a liminar e saiu de férias.

QUEM NÃO GOSTOU...
O governador Confúcio Moura continua ajustando sua equipe. Há casos em que a substituição nada teve a ver com competência ou não, mas sim com pensamentos diferentes entre ele. “Quando alguém diz a você que não concorda com determinada orientação, é substituído. Isso é normal”. Ou seja, falou suave, mas imagina-se que possa ter havido, eventualmente, alguma tentativa de contestar o comandante. Daí...

ME ENGANA...
Pesquisas chamadas “internas” já pululam aqui e ali. Dependendo de quem as manda fazer, o resultado pode ser completamente diferente. Numa delas, conhecido político bom de voto aparece muito à frente. Grupo adversário que fez outra pesquisa, coloca o mesmo nome em segundo. Porque, nela, o candidato de quem contratou, aparece logicamente na frente. Estão se iludindo...

LÁ NA FRENTE
Pesquisa mesmo só vai valer lá por abril ou maio, quando todas as candidaturas estiverem postas. Daí se saberá, com segurança, quem tem boa aceitação no eleitorado e quem está no jogo apenas para participar. É muito cedo para se ter alguma clareza em relação à sucessão municipal em Porto Velho. E isso vale para a maioria das cidades rondonienses.

PESO DA LEI
Líderes da greve da PM agora estão na pior, depois da confusão que criaram e que deixou Rondônia assustada, poucos dias antes do Natal. Os envolvidos estão sendo atingidos pela pesada mão da Justiça Militar. Há presos, foragidos e até mulheres de PMs, que esvaziaram pneus de viaturas e impediram a saída das tropas para as ruas, sendo tratadas com a dureza da lei. Até sair nova decisão do Congresso para perdoar todo o mundo...

NÃO PAROU
O recesso parlamentar aponta para um curto período de paz, na disputa acirrada que haverá pelo comando da Assembleia. Mas é só nos feriadões. Tem muita gente conversando, se visitando, alinhavando. Não será uma tarefa fácil para o presidente interino José Hermínio manter-se no posto. Logo no início de 2012, a luta pela Mesa Diretora e presidência da Assembleia vai ser duríssima. Mesmo durante o recesso.

PERGUNTINHA
O pedido do deputado Ribamar Araújo para que os deputados se reúnam mesmo no recesso para discutir a situação da Mesa Diretora será atendido?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário