quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EPIFÂNIA SE AFASTA DO COMANDO ESTADUAL E PT PROCURA NOME VIÁVEL PARA A CAPITAL

A deputada Epifânia Barbosa está afastada, por decisão pessoal, da presidência do PT estadual. Ela oficializa o pedido neste sábado, em reunião do diretório estadual, em Ji-Paraná. O pedido de afastamento é de 180 dias, ou seja, até junho de 2012. Assume o posto Sônia Cordeiro, de Jaru, antiga militante petista. É a primeira decisão concreta em relação à Epifânia, desde que seu nome foi envolvido na Operação Termópilas. Ela nega qualquer envolvimento com o caso do mensalão, que seria pago a alguns deputados pelo presidente Valter Araújo e reafirma ter sido chamada à PF na condição de testemunha. Mas o problema é grave e mexeu com as estruturas do partido. Epifânia era, até agora, o nome mais forte do PT para disputar a Prefeitura da Capital e tinha ampla maioria no diretório municipal. O quadro mudou completamente. Agora, para tentarmais um mandato em Porto Velho, os petistas buscam alternativas. Já estão postas as pré candidaturas de Fátima Cleide e do vereador e atual secretário da Semtran, Cláudio Carvalho. Nessa semana, entrou na relação José Neumar, fundador e antigo militante petista. Ele também quer. Mas como é ligado à Fátima Cleide, lá na frente, poderia haver um acordo para beneficiar o nome da ex-senadora.
O PT só vai definir sua candidatura em Porto Velho a partir de 25 de fevereiro. Se até lá tiver mais de um pré candidato, haverá prévias. Internamente, o que se ouve é que o atual prefeito, Roberto Sobrinho, aceita qualquer indicação, mas espera que o nome não seja o de Fátima Cleide, amiga de José Neumar e muito próxima do seu maior adversário hoje, seu ex companheiro de partido José Herminio, atualmente no PSD e que está no comando da Assembleia Legislativa. O quadro para os petistas se complicou. E Epifânia, pelo menos nesse momento, é considerada carta fora do baralho. O PT está em busca de uma candidatura viável, mas ainda está longe de tê-la por consenso.

VADE RETRO, 2011!

O mar não está pra peixe. Trazendo para a cor local, o Madeirão não está para pirarucu. O final de ano tem se mostrado difícil, com um conjunto de crises como poucas vezes se viu na história recente do Estado. PM em greve, polícia civil parando, Força Nacional nas ruas; principal avenida de Porto Velho fechada por caçambeiros, rolos e mais rolos. Tomara que 2012 chegue logo!

CRISE POLÍTICA
A crise política, acentuada pela Operação Termópilas, que destroçou futuras candidaturas e colocou pesos pesados na cadeia ou sob suspeita, se acentua. O governador Confúcio Moura e o presidente interino da Assembleia, José Hermínio Coelho, conversaram muito. Baixou só um pouco a pressão. Nos bastidores, o racha continua aumentando. E pode piorar.

TRÉGUA
A interlocutores, José Hermínio se diz interino, mas garante que só um golpe pode tirá-lo do cargo. O Regimento Interno lhe dá direitos a ficar na Presidência, caso Valter Araújo não volte. Enquanto estiver em votação na ALE projetos como o orçamento 2012 e a contratação de empresas privadas para a área de saúde, haverá uma trégua pela Presidência. Mas logo depois...

TEM UM NOME
A ordem do Palácio Presidente Vargas é de que seus aliados na Assembleia se acalmem, ao menos por enquanto. Mas não há dúvida de que, já no início do ano que chega, o tema Presidência da ALE voltará ao centro do debate. O governo sonha em ver o deputado Jaques Testoni sentado na cadeira que José Hermínio ocupa hoje.

PRESENTE DE NATAL
Começa nesta noite, tem amanhã e sábado, um espetáculo imperdível no centro da Capital. A Santo Antônio Energia vai dar um grande presente de Natal à população de Porto Velho, com um inesquecível show de luzes, cores e alta tecnologia. Trata-se do “Natal com Energia Nova”, que é um espetáculo audiovisual de projeção mapeada na fachada do Mercado Cultural, com imagens que mostrarão um pouco da história de Rondônia, sua cultura e suas riquezas. Uma atração permiada internacionalmente. Imperdível!

SÓ FALTA A DILMA
Por falar em Santo Antonio, depende apenas da agenda da presidente Dilma Rousseff, que deverá estar presente, o funcionamento da primeira turbina e o início de geração da hidrelétrica de Santo Antonio, no rio Madeira. A princípio, o evento com Dilma e vários ministros está previsto para ocorrer até o próximo dia 20. Energia começa a sair da usina um ano antes do previsto no projeto original.

É O CARA!
O PMDB municipal está fechado: vai mesmo apoiar o nome do secretário Abelardo Castro Neto para a Prefeitura, em 2012. Há consenso dentro do partido, em nível municipal de Porto Velho, que o jovem engenheiro é a melhor aposta do partido para 2012. O senador Valdir Raupp, principal nome do PMDB aqui e no país, também teria dado seu aval. Ou seja, o PMDB começa a se definir na Capital.

PERGUNTINHA
Será que mais um ministro, agora Fernando Pimentel, vai entrar no esquema de fritura de Carlos Lupi?
Fonte: Sérgio Pires/Alto Madeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário