terça-feira, 27 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PENÚLTIMO ENTRE 40: NOSSO ENSINO VAI DE MAL A PIOR!

Apesar da propaganda oficial, a qualidade da educação no Brasil despenca. Desde que o MEC decidiu que "o importante é se fazer entender", a língua portuguesa, por exemplo, têm sido alvo de atentados terroristas destruidores. Pode desaparecer em algumas décadas, caso o ensino oficial continue fazendo de conta que nossa educação é boa. Uma das provas de que vamos de mal a pior: o ensino brasileiro ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação, que comparou 40 países, levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.  A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit. Na pesquisa, Finlândia,  Coreia do Sul e Hong Kong lideraram. Junto conosco, na rabeira da lista, estão  Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia. O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos.
 Isso que no teste não havia um de redação. Porque muitos dos nossos estudantes escrevem "mau estar", "mal hálito" e até o sol que nos esquenta, numa redação, virou "sou", porque grande parte não sabe quando usar a letra L ou a letra U. Há os que escrevem "enchergar", mas não enxergam nada. Moram aqui, mas escrevem "Amasonia", com S e sem acento. Inclusive aquele que "trousse" merenda de casa, porque se não trouxe o que aprendeu, vai continuar cada vez pior. Claro que há exceções nesse mar de incompetência, mas, no geral, a grande maioria aprende mal, não sabe escrever direito, não sabe apresentar um raciocínio lógico e ainda assim passa de ano normalmente, como se merecesse. Penúltimo entre 40 países: aqui fazemos de conta que ensinamos, mas lá fora eles sabem exatamente avaliar a qualidade do que nossos estudantes são ensinados nas escolas.
 LEITURA DA BOA.... - Mais uma vez o jornalista Carlinhos Araújo produz, para o site tudorondonia, uma excelente entrevista política. Expedito Júnior abriu o verbo, respondeu a todas as perguntas e garantiu que sua candidatura ao governo terá o OK da Justiça Eleitoral. Falou sobre questões difíceis para ele, como a cassação por denúncia de compra de votos e, ainda, sobre suas relações com o ex governador e senador Ivo Cassol. Um texto fácil de ler e um depoimento importante, de um político que, se tiver o aval do TRE e do TSE, pode ser o principal adversário de Confúcio Moura.
 LÁ VEM O PC DO B! - Mais um pré candidato ao Governo é anunciado. O PC do B, aliado de Confúcio Moura na última eleição (o partido, aliás, ainda ocupa cargos no atual governo), definiu o nome do jovem advogado Rafael Claros, de Porto Velho, para entrar na disputa. Não se sabe ainda se é apenas jogo de cena de mais um nanico, para abrir negociações ou se a decisão é definitiva. O PC do B, que de comunista não tem praticamente mais nada, já sentiu o gostinho do poder. Abrirá mão dele, numa candidatura que, embora mereça todo o respeito, não tem chance alguma?
 É CENSURA - "A imprensa me trata bem, não tenho queixa. A única mágoa que eu tenho é que, quando faço critica à imprensa, alguns escrevem que Lula ataca a imprensa. Quando eles me atacam, eles falam que fazem críticas. Uma grande minoria fala a verdade." Frases são do ex presidente Lula, que continua, em todas as suas entrevistas, propondo a criação de uma Agência para controlar a mídia no país. Ele jura que não é censura. Mas é...
 FALANDO COM CLAREZA - O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, concedeu, na semana passada, mais uma daquelas suas famosas entrevistas, que mexem com as estruturas da política. Foi no programa Tempo Real, comandado pelo talento Léo Ladeia e um dos programas de maior audiência da TV em Rondônia. Hermínio bateu duramente na classe política e no governo. Quando começa a falar o que pensa, Hermínio é convincente e sabe falar, como ninguém, a linguagem clara que o povão entende. Foi o que fez no Tempo Real, mais uma vez...
INACREDITÁVEL! - Quando dizem que tem certas coisas que só acontecem em Rondônia, há quem ache exagero. Mas essa é demais: Associação de Praças da Polícia Militar anuncia nesta quarta, manifestação pacífica para exigir...mais segurança. Isso mesmo! Além de protestar contra o sucateamento das policiais, a entidade quer mais policiais nas ruas e que as investigações nas delegacias sejam concluídas mais rapidamente. A parte da PM quer mais segurança, imagine-se pelo que clama é a população...
MAURÃO CORRE - O deputado Maurão de Carvalho anda correndo para todos os lados. Pode ser ele o nome do PP ao Governo do Estado, reunindo em torno de si vários outros partidos. Maurão já tem apoios importantes dentro da Assembleia e tem juma base forte no meio evangélico. Nesta semana, Maurão pode ter seu nome anunciado, caso consiga o aval do senador Ivo Cassol, que é o principal dirigente do partido e quem está costurando as alianças em torno do projeto político do grupo liderado pelo PP. O prazo final para a convenção que decide quem será o nome pepista (e os de outras coligações), é 30 de junho.
PERGUNTINHA - Durante a Copa do Mundo, haverá manifestações democráticas de protesto ou apenas baderna e vandalismo, como vêm ocorrendo em várias regiões do Estado?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário