terça-feira, 27 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CAMPOS INVENTOU QUE A MAIORIDADE PENAL É INTOCÁVEL

Seria surpresa se o presidenciável Eduardo Campos, com a parceria de Marina Silva, propusesse mudanças substanciais na questão da segurança pública. A dupla está fechada com a teoria petista de que, mais importante do que as milhares de vidas ceifadas todos os anos, está os direitos humanos dos bandidos. Campos anuncia, com toda a pompa, que se eleito, não pretende mudar a lei da maioridade penal. Para marcar sua posição, usou duas informações totalmente erradas, o que é ainda pior. Disse que a não punição de menores criminosos é cláusula pétrea da Constituição Brasileira. Não é verdade e seria um total absurdo se o fosse. Mas foi mais além, o desinformado ex governador de Pernambuco. Disse que o Supremo já tinha julgado a questão dos menores como cláusula pétrea e, portanto, ela nunca poderia ser modificada. Invenção pura. O assunto jamais foi analisado pelo STF e, se o fosse, a maioria dos ministros - já que alguns se pronunciaram individualmente, apenas como opinião pessoal - já disse que a questão da criminalização dos casos de menores nunca foi cláusula constitucional intocável.
Agora que a campanha presidencial esquenta, é bom que o eleitor saiba exatamente em quem está votando. O PT e seus aliados já deixaram claro, pela inação e por apoio às leis vigentes, de que não vai mexer no Código Penal para ampliar a punição de bandidos. Vai é continuar lutando em defesa dos direitos humanos dos criminosos, como tem feito. E muito menos vai agir para punir os menores criminosos, pois para o PT e seus apoiadores, essa sim é uma cláusula pétrea. Como Eduardo Campos quer manter o mesmo sistema dos petistas, o que mudará em um eventual governo seu, na questão da segurança? Absolutamente nada. Portanto, quem quer um Brasil melhor e menos violento, já sabe em que NÃO votar!
 MAIS DE 600 MILHÕES - Prejuízos do agronegócio da Capital com a cheia histórica do rio Madeira: mais de 600 milhões de reais. Levantamento é da Secretaria de Agricultura. O secretário Leonel Bertolin, que abriu mão de uma candidatura a deputado federal para se dedicar ao apoio aos produtores, para que busquem recuperar o que perderam na cheia histórica, é otimista. Diz que em algum tempo, a produção porto velhense estará normalizada. A Capital tinha, até há pouco, o melhor PÌB do setor da região norte. A enchente destruiu quase tudo.
 CARONA NO RACISMO - Orientado por marqueteiros, mas de olho mesmo é na grana, o jogador Neymar usou o o episódio de racismo contra seu colega de time, o lateral Daniel, para faturar. Outros artistas e gente da imprensa, que adora repetir bordões, entrou na onda de "todos somos macacos". Não somos. Instinto animal tem quem jogou a banana em campo, num ato doentio de racismo. Daniel também teve uma saída excelente e criativa. Mas, depois, até quem nunca deu bola para o racismo, correu para aparecer nas redes sociais comendo banana. Só oportunismo!
 SENTENÇA ATRASADA - O Dnit confirma que todas as exigências foram cumpridas, para a construção da ponte no bairro da Balsa. O que houve é que uma ação proposta pelo Ministério Público de há muito tempo atrás, só agora foi julgada. Ou seja, a sentença saiu longo tempo depois de que tudo ter sido feito corretamente, em termos ambientais, para a construção da ponte. As exigências do MP eram de pelo menos três anos, mas tudo foi feito conforme a lei. A Justiça Federal é que levou todo esse tempo para emitir uma sentença. Por isso toda a confusão. A obra continuará normalmente.
ELUCUBRAÇÕES - Toda a semana, aparece um novo nome, uma nova possibilidade de aliança, uma suposta certeza de que o tio do neto do sobrinho do cunhado de um dos pré candidatos ao governo, já teria sido escolhido para compor sua chapa ou para fechar parcerias para outubro. A verdade é que a pouco mais de cinco meses da eleição, a única coisa certa até agora é que Confúcio Moura disputará a reeleição. Todo o restante é apenas elucubração e tentativa de entender o quadro. Inclusive nessa coluna!
PRAZO FINAL - O ouvidor geral da Justiça Eleitoral, dr. Loura Neto, lembra à coluna para alertar os eleitores que nesta quarta, dia 7, encerra o prazo para que todos os que vão votar em outubro, regularizem sua situação. Quem não o fizer, estará fora do pleito e terá que se explicar depois perante a Justiça porque não fez  tudo direitinho no prazo legal. Portadores de deficiência também têm até amanhã para se apresentar e saber onde terão acessibilidade para a votação.
CADÊ AS RESPOSTAS? - Não há mais dúvida sobre que Confúcio vai estar na briga. Em relação aquele que pode ser seu principal adversário, pelo menos pelas pesquisas até aqui, o ponto de interrogação só aumenta. Poderá Expedito Júnior registrar sua candidatura e concorrer? O grupo de Ivo Cassol ainda não se definiu, embora a tendência seja pelo nome de dona Ivone Cassol. Os pequenos partidos - como o PSOL e o Partido Verde - que terão candidatos, têm chances perto do zero, como sempre. Quem cooptará lideranças como as de José Bianco? Perguntas não faltam. Respostas é que são elas...
PERGUNTINHA - Se estivesse tudo correndo bem, o PT teria feito todo o esforço que fez, no final de semana, para jurar que não vai trocar a candidatura de Dilma pela de Lula?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário