quinta-feira, 29 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CALCÁRIO, UMA RIQUEZA A MAIS PARA NOSSA AGRICULTURA
Neste sábado, o governo do Estado entrega aos produtores rurais uma das mais importantes estruturas de apoio para quem vive da terra. A inauguração da nova usina de calcário, localizada entre Espigão do Oeste e Pimenta Bueno, começará produzindo até 400 mil toneladas/ano, 20 vezes mais do que a produção atual, podendo duplicar esse número, a médio prazo. Vital para a recuperação da terra, tirando dela a acidez e tornando-a mais produtiva, a maior parte do calcário utilizado em Rondônia é hoje "importada" a custo muito alto, principalmente do Mato Grosso. A nova usina, situada a 55 quilômetros da BR 364, numa estrada ainda ruim, mas que em breve será asfaltada, vai dar um salto de qualidade à nossa produção agrícola, colocando calcário de qualidade e a preço mais baixo (até pelo frete menor), nas mãos dos nossos produtores. Mas as boas novas para a agricultura não param por aí. Mais uma usina, na mesma região e que terá praticamente a mesmo produção anual (a partir de 400 mil toneladas), será construída ainda neste governo. Com isso, da necessidade que temos de 1 milhão e 500 mil toneladas anuais, mais da metade será produção local, dando um apoio significativa ao negócio rural. 
O governo rondoniense já investiu 10 milhões de reais na usina que inaugura no sábado e investirá outros 11 milhões na segunda usina. São incentivos como esse, dando suporte fundamental, que fazem crescer um setor vital da nossa economia. Muita gente fala besteira, as ONGs querem destruir o agronegócio; o governo brasileiro apoia fortemente o setor, mas  principalmente em tempos de eleição. Contudo, aqui em Rondônia, nós estamos fazendo a nossa parte. Não é de graça que crescemos a níveis muito acima da média nacional, todos os anos. O maior percentual deste crescimento vem do agronegócio. 
COMPETENTE - O setor de agricultura e da pecuária tem se destacado, no atual mandato de Confúcio Moura, graças a um trabalho dedicado e eficaz do secretário Evandro Padovani. Filho de agricultores, homem da terra, Padovani tem feito um trabalho digno de elogios. Sob seu comando, aliás, a terceira edição da Rondônia Rural Show foi outra vez grande sucesso. A segunda edição teve 290 milhões em negócios. Neste ano, quando fechar a conta, esse número terá saltado para 350 milhões de reais. Padovani tem sido competente.
 ARGUMENTO FALSO - Usando de malandragem, ou seja, querendo comparar crimes brutais com tapinhas onde a intenção é corrigir o mau comportamento das crianças, o Congresso aprovou a famigerada Lei da Palmada, que vigia os pais e os proíbe de educar seus filhos. Mas como a lei estava sendo difícil de ser engolido, os malandros colocaram nela o nome do menino Bernardo, assassinado brutalmente pela madrasta com apoio do pai. Ora, é claro que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas para quem quer moldar o país à sua ideologia, vale qualquer argumento, por mais falso que seja.
 SEM ANARQUIA - Um grande público. Um protesto duro, mas sempre pacífico. Nenhuma ocorrência negativa registrada. Parte da população de Jaru deu um exemplo claro e objetivo de como ir às ruas, exigir uma cidade melhor, sem precisar recorrer à anarquia e ao vandalismo. A prefeitura Sônia Cordeiro parece que entendeu o recado. O protesto foi na semana passada e um dia depois ela já anunciava uma série de obras. Se cumprir o que está prometendo, pode até se sair bem. Se não cumprir, certamente vai sofrer muito mais pressão dos cidadãos e cidadãs de sua cidade.
 SEM PNEUS - Aliás, Jaru está com problemas sem fim. Também na área da saúde, semana passada um homem ferido a tiros se esvaiu em sangue, porque não haveria uma ambulância para transportá-lo ao hospital de Ji-Paraná. Depois se soube que a ambulância existe, mas ela não andava porque estaria sem pneus. Foi um sintoma do descaso com que muitas coisas naquela cidade estão sendo tratadas. A pressão aumenta. Ou a Prefeitura mostra serviço ou vai dar muito rolo ainda...
 PRESSÃO AUMENTA - Aliás, o mesmo pode ser dito sobre várias outras cidades rondonienses. Principalmente na Capital. A população já anda ensaiando protestos, porque as obras prometidas não saem do papel. Porto Velho está suja, recém saída de uma enchente violenta; cheia de ruas esburacadas e com toda a série de problemas. Também na saúde pública, a situação das UPS e postos de atendimento não melhora.  A pressão, a partir de agora, sobre a administração do prefeito Mauro Nazif, vai aumentar muito mais.
 SOBRINHO VAI - Há muitos comentários, opiniões pessoais, debates. Mas a verdade é que, se a e eleição fosse hoje, o ex prefeito Roberto Sobrinho estaria apto a disputá-la. Mesmo que o Tribunal de Contas do Estado rejeite as contas do último ano da administração, por exemplo, nada muda. Só impediria que Sobrinho disputasse, caso a rejeição partisse da Câmara de Vereadores. O julgamento das contas, contudo, não deve ocorrer antes de outubro. Portanto, até prova em contrário, Sobrinho está com tudo OK para disputar o pleito.
 PERGUNTINHA- Não é crime eleitoral a Presidência organizar um evento, pago com dinheiro público, só com simpatizantes do governo, pedindo mais um mandato para Dona Dilma Roussef, como aconteceu semana passada em Brasília?
Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário