segunda-feira, 26 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

BASTA A PALAVRA DA MULHER COMO PROVA DE ESTUPRO?

Uma denúncia grave, se confirmada, já circula nos meios médicos e sob os olhares atentos das autoridades. Teria ocorrido pelo menos um caso de aborto feito num conhecido hospital público de Porto Velho, sem que tivessem sido seguidos todos os trâmites legais exigidos. O caso é de uma jovem que teria interrompido  uma gravidez de cinco meses. O aborto teria sido feito apenas pela palavra da garota, que alegou ter sido estuprada. Mas não teria apresentado qualquer prova concreta disso; um Boletim de Ocorrência na polícia e muito menos uma decisão judicial que amparasse o aborto legal. Haveria ao menos uma testemunha de que a jovem decidiu pela interrupção da gravidez, depois de ser abandonada por seu namorado. Claro que tudo ainda é incipiente e sem muitas informações, até porque quem sabe mesmo do caso não fala abertamente sobre ele (e nem sobre nenhum outro), de jeito nenhum. Mas especialistas consultados já disseram que se comprovada qualquer ação de abortos não autorizados legalmente, o assunto merecerá duras medidas tanto da área do Judiciário quanto das autoridades médicas. 

No Brasil, o aborto é  tema de enormes divergências e  considerado crime contra a vida humana, desde 1984. Porém, não é qualificado como crime quando praticado por médico capacitado e em apenas três situações: quando há risco de vida para a mulher grávida;  quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico. Afora esses casos, que têm que ser obviamente comprovados por vários meios, o aborto é considerado crime. No aborto sob suspeição em Porto Velho, as investigações ainda são embrionárias. Podem dar em nada, caso fique comprovado que tudo foi feito dentro da lei. Mas, na verdade, há muitas dúvidas não esclarecidas. O assunto ainda vai longe...
 
NÚMEROS QUE ASSUSTAM
Ainda sob o mesmo tema: embora não hajam números oficiais, o Ministério da Saúde calcula que entre 750 mil e 1 milhão e 250 mil abortos ilegais são feitos no país, anualmente. Cerca de um terço das mulheres que  fizeram abortos  ilegais, procuram assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde. devido a complicações decorrentes de falta de higiene ou abortos feitos de forma incorreta. Oficialmente, pelo menos 250 mortes por ano são registradas, em casos de abortos ilegais, feitos sem qualquer cuidado.

É BLEFE OU É SÉRIO?
O  deputado federal Jair Bolsonaro, anuncia que lançará seu nome para a Presidência da República. Não se sabe se ele está falando sério ou blefando, mas desde que falou em candidatar-se, já recebeu nada menos que 350 mil mensagens de apoio. Afora os milhões de admiradores que certamente tem país agora. Bolsonaro, por provocação certamente, afirma que terá um programa de governo com combate duro à violência, fim da proteção legal a menores criminosos, nada de apoio às causas dos gays e autorização para que a população se arme. Vai dar assunto para longo tempo....

TEMPO PERDIDO
Uma enorme, desnecessária e preocupante perda de tempo!  Enquanto a cidade está esburacada, saindo de uma enchente histórica, com problemas imensos, a Câmara Municipal  trata de denúncias contra a administração Nazif, que, sempre se soube, não iam dar em nada. Enquanto Porto Velho passa por momentos de enormes dificuldades, seus políticos preferem jogar para uma pequena torcida, ao invés de lutar por uma cidade melhor. Cada um dá o que tem. Lamentavelmente, alguns dos atuais vereadores ainda terão uma longa carreira política. O povão ainda não aprendeu a separar o joio do trigo!

"EU NÃO SOU CACHORRO..."
Por falar em Câmara, a de Santa Luzia cassou o mandato do vereador Uesnei Cleiton da Silva. Ele publicou nas redes sociais comentário realmente ofensivo aos seus pares, dizendo por exemplo que ele ouvia os latidos, chamando seus colegas de cachorros. No geral, o texto publicado por Uesney tem algum nexo e as críticas  são até pertinentes. Mas o nobre ex edil ultrapassou a linha do bom senso e, portanto, houve sim quebra de decoro parlamentar. Na política, se pode tudo, menos contar toda a verdade. Jovem, ele certamente aprenderá a lição.

PAPO REABERTO
Depois de um período em que as conversações esfriaram, reaproximam-se os grupos do PT, liderado pelo Padre Ton e do PP e aliados, à frente o senador Ivo Cassol. Desde que comando nacional petista deu sinal verde para a candidatura local, mesmo contra os interesses do aliado de vários anos, o PMDB, as chances de uma parceria entre o PT e os cassolistas, há poucos anos impensável, volta a ser muito provável. As duas turmas andam conversando. E conversando muito...

ATÉ O VATICANO!
A situação das famílias desabrigadas pela enchente, que estão no acampamento do Parque dos Tanques, mereceu duríssimas críticas do presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Ele disse que a situação é desumana e fez várias acusações. Hermínio fez uma visita de surpresa ao Parque e falou com vários acampados. Ouviu muitas reclamações e disse que, se necessário, levará o assunto ao Ministério Público, às comissões de direitos humanos e  "até ao Vaticano". Bateu firme, mais uma vez.

PERGUNTINHAS
Você concorda com a convocação da Seleção Brasileira de Luiz Felipe? Com este time, temos chances reais de chegarmos ao sexto título mundial?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário