quinta-feira, 22 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PODE SER QUE O ANO ELEITORAL SEJA O ANO DE MILAGRES

Tem a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa. Estão faltando apenas 50 metros do lado de cá do rio. Ainda é necessária a transferência de pelo menos 20 das 90 famílias que deverão ocupar o conjunto habitacional no lado da BR 319, que segue daqui até Manaus. O Dnit jura por todos os santos que em setembro a ponte estará aberta ao tráfego. E tem os viadutos. Estão emperrados há anos. O Dnit anuncia nova concorrência, mas as informações são sempre desencontradas. Não se sabe se aqueles elefantes brancos sobre a BR, na altura da avenida Campos Sales, serão demolidos. Se não o forem, continuarão ali, como um monumento à burrice e à incompetência. E tem as laterais da BR 364, na altura da Jatuarana. Quando o DER assumiu, imaginou que seria uma obra simples. Não foi. Não havia sequer um metro de cano colocado, para escoar as águas. O trabalho teve que começar quase do zero. E ainda durante as chuvas. Agora, quando o inverno amazônico está terminando, o DER garante que entrega a obra em poucas semanas, agora sim, toda feita como manda o figurino. Será o fim da tragédia daquela gente e das empresas das marginais da BR? Só se saberá quando tudo estiver pronto.
Há ainda uma centena de obras empacadas, na Capital. Há o inferno da buraqueira em que se transformou a maioria das ruas da cidade. Há também a total confusão sobre quando e se serão retomadas as obras de implantação dos serviços de água tratada e esgoto, que até hoje, anos depois de prometidos, não saiu das valas abertas. Começará um dia a abertura da Perimetral, que sairia da BR, na altura das Irmãs Marcelinas e iria até o Porto? Pouca coisa anda. Mas como é  em ano de eleição, quem sabe na última outra nossos políticos não começam a resolver as coisas? Quando é do interesse deles, até milagre fazem....
 FILMES E OBRAS - E o  trem de Vilhena a Porto Velho? Sairá algum dia do papel? E a ponte ligando Rondônia ao Acre, em Abunã, é só virtual? Falta muita coisa. E o que está andando, caminha a passos tão lentos que parece ser cenas daqueles velhos filmes em câmera lenta, que tinha que ser recolocado no projetor a cada cinco minutos para funcionar, nos velhos cinemas. Só que os filmes antigos tinham fim. As obras em Porto Velho, ao menos até agora, não tiveram...
DUPLA COMEMORAÇÃO - Partidários de Expedito Júnior andam eufóricos. Nos últimos dias, notícias de que teriam sido emanadas de decisões do TSE, confirmariam que o tucano pode sim disputar a eleição. Mas não param aí as comemorações. Em várias regiões, o nome de Expedito cresce cada vez mais. Sem grande estrutura e sem poder contar com o poder, como seu principal adversário, Confúcio Moura, o ex senador anda subindo rapidamente todos os degraus nas pesquisas que são feitas Rondônia afora. Se a eleição fosse hoje, ele estaria, certamente, no segundo turno.
TEMPO DE INDECISÃO - O PT faz convenção regional neste sábado, na tentativa de decidir seus rumos. O presidente nacional Rui Falcão, estará presente. A maioria dos petistas rondonienses quer lançar o Padre Ton como candidato ao Governo. A segunda opção seria aliar-se ao grupo de Ivo Cassol. A terceira e última (defendida por um pequeno grupo que tem à frente a ex senadora Fátima Cleide), seria manter a parceria com o PMDB. Que ninguém estranhe se a convenção for aberta e assim permanecer por algumas semanas....
CADA VEZ PIOR - Mais uma voz se levanta contra os maus serviços que a Eletrobras Rondônia, a ex Ceron, presta ao consumidor rondoniense. O deputado federal Moreira Mendes protestou contra o descaso da estatal, em discurso na Câmara. Disse, entre outras coisas, que desde que a empresa foi federalizada, as reclamações aumentaram em nada menos que 450%. Falta de energia constante, quedas que causam danos aos eletrodomésticos, péssima manutenção da rede, tudo  isso, segundo Moreira, tem contribuído para um serviço cada vez pior. Ele está exigindo que a Aneel intervenha.
 PERTO DE MARTE - A rondoniense Sandra Maria Feliciano está cada vez mais perto de Marte. Ela é uma das participantes de um  projeto americano que enviará pelo menos 20 pessoas ao Planeta Vermelho, sem chance de volta. Ela começou a disputar um dos lugares com mais de duas mil pessoas. Numa primeira etapa eliminatória, Sandra Maria continuou com chances. Ficou entre os 800 os inscritos que ainda estão concorrendo. Dentro de algumas semanas, se saberá se ela vai estar entre os primeiros 200 finalistas. Daí em diante, as chances só aumentam.
QUE PUNIÇÃO É ESSA? - Não há final de semana em que a PM não prenda pelo menos duas dezenas de bêbados no trânsito. Essa vergonha jamais vai acabar, se a legislação só fizer de conta que pune. O cachaceiro pego em flagrante, tão logo passe o porre e a sua irresponsabilidade doentia, contrata um advogado e, em breve, estará livre, pelas ruas. Para voltar a encher a cara e causar pânico no trânsito. Enquanto bêbados não cumprirem penas de prisão, perderem a carteira por pelo menos dois anos, além de terem que pagar todos os prejuízos que causaram, não adianta fazer lei. Só incentiva a impunidade.
PERGUNTINHA - Quantas caixas de fogos você já comprou para comemorar as grandes vitórias da Seleção Brasileira na Copa do Mundo que começa em pouco mais de três semanas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário