sábado, 24 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SOB INTERVENÇÃO, PARA QUE SERVE O SEBRAE EM RONDÔNIA?

Falcatruas, desvios de recursos, transformação do órgão numa propriedade de apenas um grupelho: tudo isso foi detectado durante longo tempo no Sebrae Rondônia. Várias denúncias foram feitas, durante longo tempo, ao Sebrae nacional, pedindo investigação, afastamento dos envolvidos e escolha de novos dirigentes que realmente atendessem os interesses dos micros e pequenos empresário  do Estado. Tudo em vão. Durante anos o comando nacional do órgão fez vistas grossas, como se nada tivesse a ver com o caso. Quando estourou o escândalo, com a prisão de vários suspeitos de envolvimento nas falcatruas, o Sebrae nacional, enfim, atropelado pelos fatos, teve que agir. Interviu no órgão em Rondônia. Mas o fez de novo de forma atrapalhada, atabalhoada, sem dar ao assunto a atenção e o respeito que ele merece. Enviou uma equipe de interventores, que têm agido como uma espécie de grupo alienígena,  tratando o público alvo do Sebrae, no geral, com desdenho e desatenção. Nesta semana, o presidente do sindicato da micro e pequena empresas (Simpi), Leonardo Sobral, foi pedir socorro ao presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho. Leonardo explicou que os pequenos empresários estão pagando duas vezes por uma conta que não é deles. A primeira, quando os ex- gestores utilizaram de forma ilegal os recursos, ao invés de investi-los as empresas. Na segunda, porque agora o Sebrae está engessado pela nova administração interventora, que ignora as necessidades do setor. 
Hermínio Coelho avisou que vai entrar no circuito, para saber o que realmente está acontecendo,. E comunicou a Leonardo Sobral que, caso não haja explicações razoáveis, vai convocar os novos "donos" do Sebrae para dar explicações na Assembleia. Rondônia não merece o que está sofrendo nas mãos de toda essa gente!
TRATAMENTO DESIGUAL - É uma pena que um órgão vital para a economia dos pequenos empreendedores, como o Sebrae, tenha sido tão mal gerido por dirigentes escolhidos a dedo e que só fizeram porcaria. Tanto pior o que está acontecendo agora, com os interventores parecendo autoridades ditatoriais com plenos poderes, que engessaram o órgão. Não dão bola para ninguém, bloquearam o orçamento e fazem o que bem entendem. Tratam Rondônia como se os empresários fossem seus empregados e não o contrário.
 CRIMINOSO FORAGIDO    - Wagner Strogulki é um assassino. Ele está foragido, enquanto dois dos seus comparsas foram presos e um deles, inclusive, condenado em júri popular. Wagner é um dos matadores da jovem Naiara Karine, crime brutal ocorrido em janeiro do ano passado. O pai de Naiara, Paulo Silveira, está fazendo um apelo público, pelo facebook e outras redes sociais, pedindo apoio para que quem souber do paradeiro do criminoso, que o denuncie à polícia. Telefone para contato, com prefixo 69, de Rondônia: 9259 4866.
 HERMÍNIO FARÁ FALTA - O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, foi para o PSD com a intenção de ser o nome do partido para a disputa ao Governo. Tem voto para sonhar com essa possibilidade. Mas, no final das contas, ficou fora do processo e a oposição perdeu seu principal nome, o mais agressivo e mais contundente, numa eventual batalha contra o governador Confúcio Moura. Hermínio ainda tem várias opções, incluindo uma candidatura à Câmara Federal. Mas que sem ele o processo eleitoral do Estado, na disputa pelo Palácio Presidente Vargas vai perder muito, isso vai!
 DOIS CENÁRIOS - A quinta-feira é dia para se olhar com atenção duas coisas, na Capital de Rondônia. A primeira, para se ver se o rio Madeira, finalmente, voltou ao seu leito, o que é bastante provável. A outra, ainda uma incógnita, é ver se as máquinas da Prefeitura, mais de uma centena, estão mesmo nas ruas, mexendo com a estrutura da cidade e tornando-a pelo menos um pouco melhor que está,. O prefeito Nazif prometeu trabalho, trabalho e trabalho, a partir de agora. Esperemos para ver!
 TERROR INFERNAL - O final de semana está chegando. E o medo também. No feriadão, foram sete mortes, pelo menos seis, vítimas de assassinatos. Isso apenas na Capital, sem contar a violência que assola também o interior. Um dos crimes, aliás, foi daqueles de arrepiar, com o estupro e morte de uma menina de apenas 14 anos. Jovens foram as principais vítimas. A impunidade generalizada e o total desprezo pela vida, somada, é claro, ao tráfico de drogas, são ingredientes para esse terror infernal. Acontece aqui, mas acontece também em cada cantinho deste Brasil.
RECONSTRUÇÃO - O Dnit ainda está fazendo as contas. Mas apenas para recuperar os 95 quilômetros de rodovias - e em apenas duas, a BR 364 e BR 425 - destruídas pela enchente, serão necessários algo em torno de 200 milhões de reais. E um longo tempo de trabalho intenso. Pelo menos 60 quilômetros da 364, em direção ao Acre, precisarão ser totalmente refeitos. Entre 30 e 35 quilômetros da 425, que liga a 364 a Guajará, também serão reconstruídos. Quando chegará esse dinheiro e quando as obras começarão? Nem o Dnit tem a mínima ideia dessas respostas...
PERGUNTINHA - Há esperança de melhora, depois da péssima qualidade do futebol mostrado pelos clubes brasileiros de ponta, na primeira rodada do Brasileirão 2014? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário