sábado, 24 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

POR ENQUANTO, A OPÇÃO É VOTAR NO MENOS PIOR

Os pré candidatos à Presidência, vindos da oposição, também adoram um discurso. Não dizem com clareza a quem vêm, mas são ótimos em criticar, denunciar, falar e falar. Eduardo Campos, por exemplo, se uniu a Marina Silva e todo o país sabe o que acontecerá se ela tiver poder, num eventual governo do seu companheiro de chapa. Vai se aliar ainda com mais força às ONGs internacionais, que a adoram e vivem do discurso de que a Amazônia tem que ser só mato. E, é claro, defender os direitos humanos dos bandidos, como o governo de dona Dilma faz. Já Aécio Neves, pré candidato há anos, não decola, porque não diz claramente quais seus projetos. Explica-se, então, porque empaca em índices baixos na preferência do eleitor. Fala sobre os problemas que todos conhecemos, mas não diz o que fará para os corrigir. Por exemplo: fez um vigoroso discurso dizendo que as duas mais sérias crises do país são as da segurança pública e da saúde. E daí? Quem não sabe disso? Mas alguém aí ouviu Aécio defender o fim da maioridade penal, o que resolveria boa parte dos problemas da insegurança que vivemos? Ou que ele irá lutar pelo fim de benefícios a assassinos cruéis, contra a progressão de pena que dá vida boa a bandidões? E na saúde, Aécio manterá o programa Mais Médicos ou não? Fará o que, para melhorar o setor, que é um dos piores da vida brasileira?
Discursar e falar são coisas fáceis. Foi isso que o PT e seus aliados fizeram para ganhar duas eleições e, é só se olhar o país, para ver que andamos para trás em muitas coisas. A classe política se especializa em discursos bonitos. Fazer que é bom, daí já é outra coisa muito diferente! E nós, eleitores, no meio disso tudo, não sabemos se votaremos no melhor ou no menos pior. A segunda opção, por enquanto, é a que parece ser a mais correta!
 PÉ ATRÁS - A sensação é de que o pior já passou. Mas a população de Porto Velho ainda está com um pé atrás, depois de tantos danos causados pela enchente, cujo tamanho  nunca havia sido registrado, desde que a cidade foi fundada, há um século. O rio Madeira vai baixando e deixando ser avistado um rastro de sujeita, lama e prejuízos. Há locais em que, mesmo com o rio tendo retornado ao seu leito, ainda há muita água, mesmo na área central. Os distritos levarão anos até se recuperar. Tomara que tal fúria da natureza nunca mais se repita!
 PRESSÃO DA ONU - Coisas que poucos brasileiros sabem: em entrevista à Playboy, o deputado e bispo Marcos Feliciano, polêmico e alvo de duras críticas dos chamados setores mais avançados da sociedade, contou uma ingerência direta da ONU no Brasil. Segundo ele, a turma dos direitos humanos que domina a ONU,  nos ameaçou até de sermos denunciados internacionalmente, caso não fosse aprovada a lei que criminaliza a homofobia. Está lá na Playboy. No Brasil, silêncio total sobre essa absurda ameaça!
 DEDO NA FERIDA - Não está na hora do governador Confúcio Moura colocar o dedo na ferida e intervir pessoalmente no Detran? Uma espécie de máquina de fazer dinheiro, ganha uma fortuna e devolve cada vez menos ao contribuinte. Presta um serviço ruim, nunca funciona direito, seus dirigentes não falam a mesma linguagem dos servidores e o pobre coitado que precisa dos serviços  é tratado como um ser estranho, não o alvo principal do atendimento. O Detran é um dos setores do governo que podem prejudicar muito o projeto de reeleição de Confúcio. Está na hora de resolver!
 PIOROU MUITO - O Posto de Saúde Ana Adelaide, em Porto Velho, durante vários anos foi referência de atendimento de qualidade. Em menos de dois anos, contudo, toda a fama positiva conquistada está indo ladeira abaixo. O Ana Adelaide se tornou tão medíocre como a maior dos locais de atendimento à saúde do povo mais sofredor. Pouca coisa funciona lá. O atendimento é ruim, não há médicos suficientes, a espera se transformou de minutos em horas e falta até medicamentos. É impressionante como, no serviço público, se pode transformar algo de bom em uma coisa muito ruim!
 LUZ, MAIS LUZ! - Não se pode negar que a Emdur, empresa da Prefeitura que estava praticamente quebrada no final de 2012, ressuscitou. É algo que tem funcionado nos últimos tempos. A iluminação pública na Capital, que estava terrível, melhorou muito desde o final de 2013. Nos próximos dez dias, o presidente da empresa, Gerardo Martins, todas as principais avenidas da cidade estarão com sua iluminação completa. Em alguns pontos, a situação já melhorou muito. Um dos exemplos é a avenida Rio Madeira que, nesse quesito, está uma beleza.
 POR ENQUANTO... - Pelo menos até agora, ao que parece o bom senso está predominando. As obras do novo Espaço Alternativo estão andando, mesmo durante os dias chuvosos. Depois que os trabalhos começaram - e só depois - a Aeronáutica ameaçou ir à Justiça, alegando que a obra poderia causar riscos aos aviões que decolam e aterrissam no aeroporto Jorge Teixeira, Uma bobagem completa. Apenas briga de beleza. Além disso, a área da obra pertence à Prefeitura e não é federal. Portanto, o DER continua trabalhando. Vamos ver até quando...  
 PERGUNTINHA - Quando as promessas diárias das autoridades de que nossa vida vai melhorar começarão efetivamente a serem cumpridas?
Fonte: jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário