quinta-feira, 29 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

LUGAR DE VAGABUNDO E VÂNDALO É ATRÁS DAS GRADES

Os vândalos que atacaram a polícia com pedras e os pobres coitados que levaram suas famílias para ver a Taça Fifa, no domingo à noite, no centro de Porto Velho, não reagiram a nada. Mentiram o tempo todo. Na verdade, segundo fotos e filmagens que a PM tem em seu poder, os safados prepararam a armadilha, armazenando pedras e paus para os ataques muito antes do início do conflito. Não foi um confronto inesperado, informou a PM. Foi tudo planejado e bem executado conforme o plano. Ponto final. Claro que nem todos os que participaram do protesto (aliás, protestar é um ato democrático legítimo, legal e elogiável), o fizeram com as intenções bestializadas da minoria. Quem o fez preparou o ataque, uns encheram a cara de cachaça e outras bebidas; houve quem se drogou para enfrentar a briga. Se alguém não acreditar, que exija que a PM mostre as provas que coletou muito antes da manifestação. Está tudo lá, claro e transparente. Portanto, quando a reitoria da Unir emitiu nota se isentando da baderna, certamente não tinha todas as informações para produzir um texto que está longe de ter a ver com a realidade.
Lugar de drogado, baderneiro e bêbado, como os que participam dos atos de vandalismo, destruindo carros, atirando pedras contra policiais, correndo o risco de matar um inocente (uma pedra daquelas, pegando em cheio na cabeça de alguém, era morte certa!), é na cadeia. Não importa se é gangueiro ou boyzinho; se é pobre ou filhinho de papai; se é analfabeto ou universitário. Mau caráter e safado é tudo igual, não importa a condição social, cor, religião, nível de ensino. A sociedade tem que incentivar a democracia e apoiar manifestações legítimas. Mas deve mostrar seu desprezo e ojeriza pelos canalhas que se escondem atrás da covardia do anonimato, para atacar pessoas indefesas.
ERRO INFANTIL? - Será verdade que uma pessoa denunciada pelo Ministério Público, como membro do grupo acusado de ter praticado crimes na Emdur, tenha sido posta em cargo de confiança no Sebrae, pelos interventores designados pelo comando nacional do órgão? Uma advogada que está na lista dos denunciados na Operação Luminus, que envolveu ex dirigentes da Emdur, seria pessoa de confiança dos novos donos da instituição. Certamente há algum engano, porque o a turma que foi convocada para limpar o Sebrae não pode ter cometido erro tão infantil!
 CONTRA OS IMPOSTOS - Nesta semana, em todo o país, foi debatido o caso dos impostos abusivos, que sufocam a economia, tiram o emprego, destroem empresas. Trabalha-se cinco meses por ano, todos os anos, só para sustentar a obesidade mórbida dos governos, nos três níveis. Em Rondônia, a OAB e um grupo de jovens empresários lideraram os debates. Ninguém mais, neste país, suporta pagar mais de 1 trilhão e meio bilhão de reais de tributos por ano, com esse retorno que todos conhecemos...
 CRIME ORGANIZADO - Há muito de podre no ar, quando a política e o crime organizado se unem. Em São Paulo, a polícia acabou com uma reunião de vários membros do PCC, maior organização criminosa do país, quando eram planejados ataques a ônibus, em março passado. E quem está lá, junto com a bandidagem? O deputado estadual do PT, Luiz Moura, um ex presidiário eleito pelos perueiros paulistanos. Luiz Moura, segundo o jornalista Reinaldo Azevedo, é muito ligado ao secretário de transportes da Prefeitura, Gilmar Tato. Não dá muita, mas muita vontade de vomitar?
 GRANA DO CAFEZINHO - Os Soldados da Borracha, todos anciãos, vão receber uma merreca mensal e uma indenização de 25 mil reais. Heróis na Segunda Guerra, eles foram deixados de lado durante décadas. Belizário Costa, um ex seringueiro, de 96 anos, esteve no Congresso, quando foi assinada a lei que concede o benefício. E causou grande constrangimento. Disse, em discurso, que o dinheiro que será pago aos anciãos que trabalharam nos seringais e suas famílias, é menos do que os deputados gastam no cafezinho. "Tomá-lhe!"
PODE PARAR DE RIR! - O Dnit abriu nova concorrência para a conclusão dos viadutos sobre a BR 364, em Porto Velho. As propostas serão recebidas até 13 de junho. O texto, cheio de firulas e termos técnicos, fala em "contratação de empresa de  engenharia para a Elaboração do Projeto Básico e Executivo e Execução das Obras de Implantação e Pavimentação de Ruas Laterais com Transposição da Rodovia por Obras de Artes Especiais, com Melhoramentos para Adequação de Capacidade e Segurança na Rodovia BR 364/RO, em Porto Velho/RO". `Pode parar de rir. É sério!
LIXO NA CAPITAL - A Prefeitura cancelou o contrato com a empresa Marquise. Pelo menos fez o anúncio público e com bastante alarde. Mas até agora, não se sabe quando será aberta a nova concorrência para o sistema de recolhimento de lixo da Capital. O serviço, por enquanto, está funcionando em algumas áreas da cidade e em outras não, como sempre ocorreu. O porto velhense, contudo, aguarda ansioso para que a situação seja definida, para saber quem vai ficar com a missão de manter a Capital limpa. Pelo menos até agora, não há informação sobre o caso.
PERGUNTINHA - Você já comprou sua camiseta, sua bandeira e os rojões para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira, a partir de 12 de junho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário