domingo, 25 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUANDO O BANDIDO MORA DENTRO DA CASA DA VÍTIMA

Embora o estupro tenha hoje uma amplitude maior perante a lei (violência sexual ou até tocar numa ou num menor pode ser considerado crime e chamado de estupro de vulnerável), os números não oficiais apontam que em Rondônia teriam ocorrido, no último ano, cerca de 18 mil casos. Seria exagero? É que daria uma média de 1.500 casos por mês, quase 50 por dia. Como se todos os dias fosse registrado ao menos um caso de estupro em cada cidade rondoniense. É uma triste realidade, já que as autoridades confirmam que, em pelo menos 80% dos ataques, o criminoso é alguém muito próximo à vítima. O caso do advogado suspeito de ter estuprado a própria filha de 11 anos, que está grávida, foi apenas mais um desses crimes hediondos praticados contra crianças em nosso Estado. O caso  de Porto Velho apavorou a comunidade e trouxe outra vez à tona essa questão, que é cada vez mais corriqueira dentro das casas e das famílias. Os ataques a mulheres e à crianças de ambos os sexos se tornou um horror inimaginável, pelos números assustadores que têm vindo à tona. 

A lei é, como no geral, muito frágil. O pai que estuprou e engravidou a própria filha, pode ser pegar pena máxima de dez anos. Com os benefícios legais, em dois ou três anos estará à solta, para atacar de novo, porque essa é uma doença incurável. Há psicólogos que têm os consultórios lotados por gente que passa a vida toda sofrendo pelos abusos sofridos. Uma delas, Elizete Gonçalves, disse à TV Candelária/Record, que atende até cinco pessoas por dia, abusadas na infância ou adolescência, geralmente por alguém da família. Castração química, prisão por longos anos e tratamento na cadeia, para esses doentes sociais são os caminhos. Medidas paliativas e cegueira da lei não vão resolver nada. Como, aliás, nunca resolveram!
 PRERROGATIVAS - A OAB precisa voltar a se preocupar mais com os direitos humanos das vítimas, como o fazia no período da ditadura, do que se envolver com política partidária e defesa radical das prerrogativas dos advogados. No caso do advogado pai tarado, a entidade primeiro correu para ver se seu associado tinha todos os direitos respeitados. Depois é que vai decidir o que fazer, caso ele seja condenado não se sabe quando. A OAB já foi um exemplo de luta para o indefeso povo brasileiro.
 CASSOL ACERTOU - Quando então governador, Ivo Cassol disse que a transposição dos servidores de Rondônia para os quadros da União era um engodo. Esta semana, ao participar de uma reunião com a presença do governador Confúcio Moura e deputados federais, em Brasília, Cassol lamentou novamente ter tido razão. Até agora, somente 80 servidores dos mais de 20 mil que querem ser transpostos, foram aprovados pelos técnicos do Ministério do Planejamento. Há mais cerca de 750 policiais que conseguiram serem transpostos via judicial. Só. Cassol sempre esteve certo, embora ele preferisse que tivesse errado o prognóstico.
CABELO EM OVO - Nem os 6.600 demitidos no governo Bianco, depois reintegrados via judicial, foram acatados pelos técnicos do Planejamento. Eles ignoraram a decisão judicial, dizem que o tempo dos demitidos não pode ser somado e que eles só poderiam ter sido readmitidos via concurso público. Ou seja, estão procurando todas as formas de atrapalhar, de encontrar cabelo em ovo, de criar todos os obstáculos possíveis para não permitir que um direito líquido e certo de milhares de servidores seja atendido. Uma vergonha!
NA BATALHA - Dois nomes no parlamento que estão entre os possíveis candidatos ao Governo, Hermínio Coelho e Maurão de Carvalho, continuam na batalha. Hermínio tem grande dificuldade, porque seu partido mudou os planos e lhe tirou a chance de se candidatar. Um confronto dentro do PSD ainda pode acontecer. O caso está esquentando. Já para Maurão, a situação também não é fácil. O senador Ivo Cassol terá a última palavra sobre quem será o candidato do seu grupo e ainda não foi batido o martelo pró Maurão.
PERDA DE TEMPO - Pesquisas ainda pululam em todas as regiões do Estado. Há ainda quem acredite nelas, na disputa para cargos proporcionais. Um candidato que é muito forte na sua cidade e desconhecido no resto do Estado, pode aparecer muito bem, se a pesquisa for na sua região ou muito mal, se sua área de influência for excluída. É por isso que durante a campanha se vê vários nomes que estariam à frente no gosto do eleitor e, na Hora H, aparecem cinco ou seis eleitos de quem poucos ouviram falar. Pesquisas deste tipo são apenas perda de tempo.
MUDANÇA NO TIME - Prefeito Mauro Nazif prepara mais algumas mexidas na sua equipe de governo. Uma troca já está definida. O vereador Edmilson Lemos, da base de apoio ao Prefeito, vai assumir uma Secretaria, provavelmente a de Regularização Fundiária. Cristian Camurça, que é o atual titular, passará para a área da cultura. Há possibilidade de que pelo menos dois outros vereadores - que também são pré candidatos à Assembleia, em outubro - troquem o Legislativo pelo Executivo. As conversações estão adiantadas.
PERGUNTINHA - Merecem exatamente o quê,  bandidos celerados que matam uma mulher porque ela foi confundida com uma sequestradora de crianças e outros que matam uma segunda mulher porque ela furtou um pacote de bolachas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário