sábado, 31 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SE HÁ ROUBO NO TEATRO, A CULPA  É DOS ARTISTAS?

Seria mais fácil receber aplausos da torcida e cometer o mesmo erro que ela. Mas há questões em que não se pode ser aliado de quem está cometendo erros crassos, como misturar interesses dos grupos que representam, sejam quais forem, com sentimentos que envolvem uma Nação. Claro que o tema é a Copa o Mundo, que começa daqui a alguns dias e as virulentas, absurdas e exageradas manifestações contra esse excepcional evento que o Brasil tem a honra de sediar. Grupelhos políticos, segmentos que, sem representação real, querem se impor pela violência e vandalismo; gente que se acha no direito de traduzir os sentimentos nacionais; que confunde a política com o esporte, está causando sérios danos ao país. Não ao seu governo, mas ao seu povo. O governo comete erros graves, até por seguir uma ideologia que muitos não compreendem e a maioria sequer sabe o que é, mas o que os artistas têm a ver com isso? A Seleção Brasileira é um orgulho para a Nação, não importa quem esteja no poder. 
Ganhamos as Copas de 58 e 62 com governos frágeis, mas democráticos. Fomos tricampeões em 1970, em plena ditadura militar. Ganhamos o tetra nos Estados Unidos, no início da redemocratização. Fomos penta no auge da democracia. Agora, podemos comemorar mais um título mundial. Houve roubalheira e superfaturamento? Houve claras demonstrações de incompetência? Todas as respostas são afirmativas. Mas a cobrança tem que ser feita fora do campo, depois dos jogos. E a cobrança maior precisa ser feita é nas urnas, em outubro. Se o atual governo ganhar de novo, nas urnas, a culpada será a Seleção ou a ignorância da maioria do eleitorado? Todos nós sabemos qual a verdadeira resposta. Inclusive os vândalos e malandros que querem impor suas vontades na marra, contra os verdadeiros interesses do nosso país...
 ELEIÇÕES E COPA - As convenções para definir candidaturas às eleições de outubro, começam, no calendário, a partir do dia 10. Mas, como é ano atípico, dois dias depois começa a Copa do Mundo. A política, então, vai ficar num segundo plano, ao menos da porta para fora. As conversas e negociações políticas serão internas. Muitas convenções serão abertas, mas não fechadas. Elas podem se realizar até dia 30 de junho. E a entrega da lista de candidatos ao TRE será até 7 de julho. Só então começa, de verdade, a batalha pelas urnas.
 ÚNICA PRIORIDADE - A eleição tem muito de positivo, mas também tem seu lado tenebroso. O ano está perdido para a Câmara de Porto Velho, onde vários vereadores serão candidatos à Assembleia Legislativa e, obviamente, só vivem em função disso. As questões políticas, as brigas ou apoios à administração municipal são prioridade total e absoluta. As necessidades da população e da cidade, é claro, estão sempre lá entre as últimas questões que merecem atenção da maioria dos edis. E isso vale para todas as cidades de médio e grande porte país afora. Lamentável!
 VAI DOBRAR? - Pela enésima vez, a Caerd tenta cobrar contas de órgãos públicos. Não recebe de alguns há mais de uma década, aí incluídas várias prefeituras. Nova diretoria, nova tentativa. E a Caerd tem razão. Os consumidores públicos fazem de conta que não devem nada. Mas, a menos que mude a mentalidade, é outra tentativa que não vai dar em nada. Quando a coisa engrossa, entra alguma autoridade maior e manda a Caerd baixar a bola. E os 44 milhões que tem a receber, serão novamente empurrados com a barriga. É o Brasil, a terra do jeitinho!
 EDUCAÇÃO É O TEMA - Recuperação do ano letivo, atrasado por causa da ocupação de escolas por flagelados; a qualidade do ensino em Rondônia; o vandalismo praticado contra colégios; o futuro da nossa educação: tudo isso são temas do Candelária Debate deste sábado. O secretário da Seduc, Emerson Castro, conversa com o jornalista Sérgio Pires sobre sua pasta. O programa vai ao ar neste sábado para 20 emissoras afiliadas à TV Candelária/Rede Record, em todo o Estado. Começa às 13h15.
 MEIA DEMOCRACIA - O desembargador Walter Waltenberg Júnior, nome muito respeitado nos meios jurídicos e sempre com opiniões contundentes, publicou o seguinte em sua página no Facebook, que serve para reflexão: "Nada contra quem não se mete em política. Mas se não nos filiamos aos partidos políticos, se não participamos das decisões partidárias; não levamos nossos amigos para essa arena de cidadania; não mostramos aos nossos filhos a importância dessa participação, seremos eternamente livres para votar apenas naqueles ungidos pelos partidos distanciados de nós, por nossa própria vontade. Meia democracia é o mesmo que nenhuma democracia."  Perfeito!
 CENSURA VOLTANDO - Mais uma derrota da democracia e um ataque à Constituição brasileira, vindos de onde menos se poderia esperar:  de uma decisão judicial. Foi ela que trouxe de volta a censura oficializada, ao impedir a divulgação de uma reportagem, pela Rede Globo, sobre a assassina Suzane Von Richthofen. Ela ainda está presa, por ter comandado o assassinato dos próprios pais, apenas por dinheiro. Matar pode. Mas aparecer na mídia, aí não! Uma vergonha!
 PERGUNTINHA - Você acredita nas pesquisas eleitorais que têm sido divulgadas tanto em nível nacional como para as eleições em Rondônia?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário