sexta-feira, 23 de maio de 2014

CARREIRA - A arte de comprimir (e alongar) o tempo

Fazer três ou mais coisas simultaneamente - essa especialidade feminina - consome muito mais horas de trabalho e o triplo de energia. Que tal focar em um assunto de cada vez e ir mais cedo para casa?

COMO VOCÊ GASTA o seu tempo? Você já contou e colocou no papel as 24 horas do seu dia? Já rastreou as 168 horas de sua semana para ver como consumiu cada uma delas? Exige paciência e disciplina, mas o resultado pode ser revelador. Não vale calcular pela agenda genérica. Enquanto executa uma tarefa (pode ser fazer uma lista de compras, escrever um relatório ou participar de uma reunião de trabalho), tente marcar, por exemplo, quantas vezes (e por quanto tempo) você desviou o foco   do que estava fazendo para checar uma nova mensagem do celular. Ou quantas vezes (e por quanto tempo) conciliou atividades aparentemente inconciliáveis, como ler esta revista enquanto navega em uma rede social ou dispara um ou mais SMS para "ir adiantando" o assunto. Anote aí a proeza da multiplicação dos segundos. É importante que, ao registrar duas ou mais coisas diferentes simultaneamente, elas sejam descritas na sua agenda minuto a minuto, uma sobre as outras, no mesmo espaço de tempo. Isso mesmo, como se você tivesse magicamente ampliado (ou encurtado) o tempo. Afinal, se essas tarefas tivessem sido cumpridas uma de cada vez, você teria gasto no mínimo duas ou três vezes mais minutos. Ao comprimi-las, economizou, digamos, uma hora? Ou apenas transformou 60 minutos no dobro de energia dispersa, com metade da eficiência? A conta já foi feita e saímos perdendo. Cada vez que deixamos o foco de uma tarefa original para mudar de assunto ou acrescentar outro, gastamos, em média, 25% a mais do tempo. Estudos de  neurociência mostram que o gasto de energia demandado por tarefas simultâneas é três vezes maior do que sua execução isoladamente. Se você conseguir somar o tempo real como o virtual consumido no seu dia, poderá entender melhor por que o tempo comprimido se transforma em horas dilatadas e por que motivo trabalha tantas horas (a mais). Faça as contas: o resultado pode mostrar que você está vendendo seu tempo cada vez mais barato.

É uma constatação cruel, mas, sim: trabalhamos tanto porque trabalhamos mal. Profissional ou pessoalmente, desvalorizamos nosso principal ativo: nós mesmas. Foque no que faz e vá pra casa é o conselho/palestra de uma jovem geek americana, Pam Selle, cuja palestra relâmpago, no evento Ignite (seminário de profissionais de tecnologia que reúne os moderninhos da área para dar mensagens poderosas em apenas cinco minutos no palco), virou um divertido viral (yotube.com/watch?v=YBoSalkdgs), levando exatamente esse recado: trabalhe melhor e vá pra casa ter uma vida! Mais do que garantir algumas horas a mais de descanso ou lazer, o que está em pauta é uma nova forma de trabalhar e de gerenciar a vida. Algo urgente e transformador que a escritora e feminista Rosika Darcy de Oliveira já chama de a próxima revolução feminina: a conquista do nosso tempo.
Fonte: Cyntia de Almeida - Jornalista - Revista Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário