sexta-feira, 23 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ESTÁ NA HORA DE ABRIGARMOS OS DESABRIGADOS

A situação dos desabrigados da enchente, colocados no Parque de Exposições, o famoso Parque dos Tanques, tem merecido duríssimas críticas de autoridades de todos os naipes. Começou com o presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, dizendo que ali parecia haver um campo de concentração e que denunciaria a situação das famílias “até no Vaticano”, se fosse necessário. Passou por uma visita da juíza Sandra Silvestre, que foi ver de perto o acampamento, depois de receber várias denúncias. Culminou com a visita de uma comissão maior, daí, além de Hermínio, com a presença do deputado Maurão de Carvalho, que é responsável pelo assunto na Assembleia, mas também com representantes do Judiciário, da OAB e de comissões de direitos humanos. A falta de segurança (qualquer um entra e sai a qualquer hora, sem precisar se identificar); o lixo espalhado, os banheiros em más condições e, principalmente, o calor do deserto do Saara dentro das barracas, são os principais motivos dos protestos.
O deputado Maurão de Carvalho chegou a dizer, em entrevista concedida à TV Record nacional,  que a Assembleia tem 1 milhão de reais para ajudar as famílias a, eventualmente, receberem apoio financeiro para alugar casas, até que possam voltar para as  suas. Daria até 1 salário mínimo por família. Mas disse que o governo não mandou nenhum projeto nesse sentido. E sem projeto, o dinheiro não pode ser liberado. O pior da enchente já passou, mas a verdade é que suas maiores vítimas – os mais pobres, os que viviam em áreas de risco, os que ficaram com tudo sob as águas nos distritos – continuam sendo vítimas. Está na hora das autoridades falarem a mesma linguagem e  priorizaram o povo jogado no Parque dos Tanques. Do jeito que está, é mais um atestado de incompetência a que estamos assistindo.
 NOVA DEPUTADA - Nome desconhecido na política regional, Carmem Gon, de Jaru, será deputada estadual por algum tempo. Ela ganhou a vaga de César Licório, que a tinha ganho de Adriano Boiadeiro, afastado por seis meses do parlamento. Carmem foi à Justiça, alegando que a vaga é do PRP e que Licório tinha trocado de partido, portanto, não tinha direito a ocupar a cadeira. Outro caso que está em litígio na Justiça, envolve o deputado Brito do Incra. O dr., Novaes, suplente do PSDC, quer a vaga, alegando que Brito trocou de partido. Nesse caso, ainda não há decisão.  
COLISÃO - O presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, está em rota de colisão com o seu partido, o PSD. Hermínio ingressou na sigla, a convite do deputado Moreira Mendes, presidente regional da sigla, com o acordo de que ele, Hermínio, fosse o candidato do partido ao Governo. Moreira mudou de planos no meio do caminho, aliando-se ao grupo liderado por Expedito Júnior. Hermínio acabou engessado e não lhe  foi deu o espaço prometido. O caso já saiu de dentro do PDS e chegou ao público. Vai dar muita confusão ainda sobre esse assunto.
TRAGÉDIA DA DROGA - O Uruguai pertence à maconha! Jose Mojica é um presidente diferente, simplório e preocupado com as questões sociais. Empresta o Palácio para os pobres dormirem e vive numa casa modesta, com sua antigo Fusca. Mas termina aí o pacote que merece elogios. Ele entrará para a História como o louco que permitiu que uma droga perigosa como a maconha, seja transformada em produto de consumo livre. Quando os uruguaios acordarem deste pesadelo, levarão décadas até se recuperar da tragédia que a droga causará na sociedade. Lamentável!
VAI MELHORAR - O  Detran está jurando que resolve seus graves problemas em curto espaço de tempo. Várias medidas, segundo a diretora geral Solange Gurcacz, estão sendo tomadas ao mesmo tempo. A entrega de habilitações, que na Capital demora até 25 dias e no interior até 120 dias, será muito agilizada em breve, promete. Tomara que dê certo mesmo. Não se critica o Detran só por criticar. A intenção óbvia é que ele funcione dentro das necessidades do contribuinte. Se  o fizer, não haverá motivo para críticas.
A PRÓXIMA ELEIÇÃO - Alguns vereadores que serão candidatos à Assembleia, lamentaram o arquivamento do processo que queria investigações sobre o atual governo municipal e até a cassação do prefeito Mauro Nazif. Mas a sociedade, embora ainda haja aqueles que acreditam em tudo, viu de cara que por trás, nada tinha a ver com os interesses maiores da coletividade. As denúncias, frágeis e baseadas em factoides, claro que não evoluíram. Mas fizeram os nobres edis perderem muito tempo, enquanto poderia sim estar trabalhando pela comunidade. E não só pensando na próxima eleição.  
EXPEDITO MUDA TUDO - A turma do governador Confúcio Moura já conta como definitivo que Expedito Júnior não poderá ser candidato em outubro. A turma de Expedito Júnior já conta como definitivo que ele poderá sim disputar o Governo. Enquanto não houver uma decisão judicial em tribunal superior bem objetiva, desse caso específico, ninguém pode, na verdade, concluir nada. A verdade verdadeira é que se Expedito for mesmo candidato, muda todo o quadro da disputa pelo poder em Rondônia. Alguém duvida disso?
 PERGUNTINHA - Quem será responsabilizado pelos mais de 300 ônibus queimados e destruídos, em todo o país, por vândalos e destruidores do patrimônio, que jamais são punidos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário