quinta-feira, 29 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O CONTRIBUINTE É UMA MÁQUINA DE PAGAR IMPOSTOS

O Detran, quando não funciona, pune duas vezes o contribuinte. Primeiro, porque não faz seu trabalho corretamente, demorando semanas para entregar um simples documento. Depois, porque não dialoga nem orienta a Polícia Militar, para que ela aceite como comprovante da documentação, os pagamentos de taxas. Como não recebe o documento no prazo, o contribuinte ainda corre o risco de cair numa blitz da PM e ter seu veículo apreendido. Foi o que aconteceu com um vereador da Capital, nesta semana. Ele, que é uma autoridade, não conseguiu convencer os  policiais que a culpa da não existência do documento do carro é do Detran, não dele, contribuinte, que pagou todos os tributos corretamente e tinha consigo a comprovação desses pagamentos. Imagine-se os demais pobres coitados, que não são autoridade e, geralmente, são mal tratados tanto pelo Detran quanto nas blitz, por policiais, sem um pingo de bom senso. Mas - e aí entra o outro lado da ação contra o contribuinte - os PMs fazem de conta que não sabem dos problemas do Detran e alegam estar apenas cumprindo a lei, ou seja, apreendem os carros, aplicaram pesadas multas aos motoristas e usam de tudo, menos de bom senso e respeito a quem paga seu salários.
A máquina de distribuição de multas, criada pela estrutura de governo, via Detran, agentes de trânsito e Polícia Militar, faz de conta que a ineficiência do Estado, como um todo, é culpa do contribuinte. Transforma o pobre coitado cidadão e a pobre coitada cidadã não em vítimas da incompetência de órgãos públicos, mas sim em vilões. Não em pessoas, mas em máquinas de se arrancar dinheiro. O Detran não funciona e quem poderia resolver os problemas dele lava as mãos. A PM faz de conta que não sabe disso e multa os motoristas, recolhe os veículos, tira pontos da carteira. Lamentável!
 PAGANDO O PATO - Ainda sobre esse triste tema: ninguém resolve nada e quem paga o pato, de novo, é o lado mais fraco da corda. Isso acontece em Rondônia, mas infelizmente, também na maioria dos estados. O contribuinte é tratado como apenas um número, uma máquina de arrecadação. E quem presta serviços cada vez piores, ainda se arvora de dono da verdade, criando uma estrutura inacreditável de arrecadação, com retorno perto do zero para quem paga alguns dos maiores tributos do Planeta.
 VICE NÃO! - O presidente regional do PT, Padre Ton, já avisou que não aceita ser vice na chapa do PMDB, liderada por Confúcio Moura. Ele teria dito que prefere abandonar a política do que tomar esse caminho. Padre Ton quer mesmo é ser candidato ao Governo. O PT nacional, contudo, já teria fechado parceria com o PMDB em Rondônia. A verdade é que o PT está numa sinuca de bico. Pode até ficar sem candidatura própria e terá que subir no palanque do PMDB. A continuar assim, o Padre Ton acabará indo é em busca da reeleição.
É CHUTE - Falava-se, antes, que os prejuízos da enchente histórica superaria 1 bilhão de reais. Depois, o valor subiu para 2 bi. Agora, a conta já teria chegado a 5 bilhões. Há é muito chute por aí. As águas não voltaram aos níveis normais e já tem gente pregando o Apocalipse, querendo que a União mande para Rondônia e Acre uma fortuna  que, certamente, só existirá em sonho. Primeiro, se tem que fazer um levantamento sério e criterioso. Depois - e só depois - se deve falar em valores. Por enquanto, é chute.
 POR QUE NÃO TE CALAS? - O ex presidente Lula, que só fala para blogueiros do PT e à imprensa estrangeira, deu  longa entrevista à TV de Portugal. Entre outras coisas, sentou o ferro no STF, dizendo que o julgamento do Mensalão foi político e não técnico e que a intenção era destruir o PT. Mais um absurdo, uma coisa doentia, na tentativa de desvirtuar o trabalho do  Supremo e jogá-lo contra a população. Não fosse a enorme popularidade que tem, valeria a Lula o que o Rei da Espanha disse, certa vez, a Hugo Chávez: "Por que não te calas?"
 BOMBA, BOMBA! - Valter Araújo teria feito mesmo acordo de delação premiada? Se o fez, por que até agora as informações não foram divulgadas oficialmente ou, mais lógico, por que as autoridades do MP e do Judiciário já não tomaram medidas para apanhar outros envolvidos em esquemas que Valter teria denunciado?  O ex-presidente da Assembleia, que continua preso, mesmo depois de acordos que teria feito, certamente se um dia abrir o jogo, vai esclarecer muito da podridão dos bastidores da política. Por enquanto, contudo, não há provas irrefutáveis de que ele já começou a cantar tudo o que sabe. Esperemos para ver o que vem por aí.
 PARADA GERAL - Mais um feriadão, embora recém tenhamos tido outro de quase uma semana, dias atrás. No país dos funcionários públicos, é uma beleza parar de produzir por várias dias,. Afinal, não importa o que aconteça, o salário de quem não produz está sempre na conta, enquanto os "di fora", que não são servidores, têm que suor e trabalhar em dobro, depois, para recuperar todas as perdas. Essa baderna de feriados vai continuar até que alguém sério e que realmente goste deste país assuma o poder e pare com essa vagabundagem. Ponto.
 PERGUNTINHA - Você concorda com a presidente Dilma, quando ele diz que as obras dos estádios e dos aeroportos estão completamente concluídas para a Copa do Mundo de junho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário