sexta-feira, 30 de maio de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

A IMPRENSA, A GRANDE ADVERSÁRIA DOS PETISTAS

"Estamos em uma disputa eleitoral, em que sempre tem troca de farpas e nós temos alguns partidos adversários, mas o principal partido de oposição é a imprensa". A afirmação é do ex Presidente Lula, que tem sido repetida seguidamente em todas as suas entrevistas. Documento elaborado no início do mês pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, com as táticas petistas para a campanha eleitoral, classifica a imprensa como "midia monopolizada, que funciona como verdadeiro partido de oposição". Tem mais: "existe uma campanha para a difamação de partidos e políticos comandada pela oposição. com apoio das grandes redes de comunicação, que são partidárias do DEM ou tucanas. As grandes cadeias de comunicação são massivamente favoráveis às teses da oposição", disse o governador e ex-ministro Tarso Genro (foto), numa coletiva nesta semana.
Resumo: quem não concorda com o PT e seu ideário; quem denuncia erros dos petistas e aliados; quem não é "cumpanheiro" na mídia, é inimigo. E não é opinião isolada, mas filosofia, orientada até nas táticas que serão utilizadas pelos governistas em toda a campanha eleitoral. O PT, que só cresceu e cresceu por causa da imprensa, que lhe deu espaços imensos quando era oposição, agora diz que seu adversário são os jornalistas que não são da "turma". Os inimigos não são os Mensaleiros condenados, que expuseram o partido a um vexame nacional. Nem os erros crassos, como o de ignorar as crises do país e, ainda, impor ideologias que a população está longe de aceitar. O grande erro é de parte da grande imprensa, que, infelizmente para os petistas, insiste em futricar nas denúncias e exigir  punição a criminosos. A estratégia, é lamentável, lembra Goebels, o ministro nazista da propaganda: "repita-se uma mentira mil vezes, até que ela se torne verdade!".
 QUADRO ESTÁVEL - Alguma mudança no quadro sucessório? Nada além do que já se sabe. Confúcio é candidatíssimo à reeleição. Expedito vai liderar a chapa do PSDB e aliados, com Neodi de vice, caso dê tudo certo em relação à legislação eleitoral. Ainda falta o nome da turma de Cassol, indefinido. E se o PT vai com o Padre Ton ou será obrigado a subir no palanque do PMDB, por acordos vindos de cima, em Brasília. Os outros, nanicos, estariam no jogo só para fazer número ou, coisa pior, querendo se dar se bem em acordos sobre o horário eleitoral gratuito?
 MAURÃO E JAQUELINE - No PP, a disputa interna se acirra. O grupo de Maurão de Carvalho quer que ele seja o indicado para a disputa ao Governo. Pela turma de Ivo Cassol, o nome forte da coligação, a escolha recairá sobre Jaqueline Cassol. Os dois disputam espaço, até esse momento em alto nível e com grande respeito mútuo. No final do mês se saberá qual dos dois irá mesmo para a disputa ou se, lá na frente, formarão uma dobradinha ou, ainda, se surgirá uma terceira via. Por enquanto, o quadro é esse...
 FAVELÃO - Quando candidato à Prefeitura, o respeitado empresário Mário Português garantiu que, se fosse o Prefeito, daria um jeito na Capital. Comentou que ela "parecia uma favela". Foi criticado por seus opositores, inclusive pelo hoje prefeito Mauro Nazif. Mas agora, quem anda pela cidade, dá razão ao Mário Português ou não? Porto Velho não está parecendo uma grande, suja, lamacenta e esburacada favela? Não está na hora de começar a mudar esse quadro? Todos sabem as respostas, mas ao que parece, as mudanças reais na cidade ainda vão demorar muito.
 DINHEIRO CHEGANDO - O governo federal diz que já mandou para Rondônia e especialmente para Porto Velho, quase 9 milhões de reais para ajudar atingidos pela enchente histórica. Agora, liberou outros 7 milhões. Já tinha mandado 870 mil. Ou seja, o dinheiro está chegando. Espera-se, para breve, um relato das chamadas autoridades competentes, sobre o que tem sido feito com toda essa grana. Por exemplo: quando será liberado o dinheiro para pagamento de aluguel dos que ainda estão alojados em escolas e no Parque dos Tanques.
MONSTRO CRIADO - Há o risco de virar baderna. Os petistas, que no passado infernizavam governos inventando greves a torto e a direito, agora sofrem na pele com os ataques do monstro que criaram. Já começou a crise, com paralisações de serviços essenciais, causando prejuízos a milhões de brasileiros. Além disso, mais de meio milhão de servidores públicos, dos estados e federais, estão ameaçando parar o país, na Copa do Mundo, com uma sucessão de greves. O caos? Quem criou o monstro, que o dome!
 FIERO SE DESTACA - Os empresários Denis Baú e Júlio Miranda, da Fiero, são novamente destaque nacional, ao serem reeleitos, para um novo mandato de quatro anos, para a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Representando a região norte, Bau e Miranda colocarão Rondônia, mais uma vez, no centro das discussões mais importantes para o desenvolvimento da indústria nacional. O trabalho do presidente da Fiero e de Miranda, será também no sentido de ampliar  o ambiente de negócios para que a indústria cresça, aumente o faturamento, gere mais empregos e mais divisas.
 PERGUNTINHA - Como acreditar num sistema eleitoral em que há partidos que são criados em profusão, sem ideologia nem programas claros e apenas para se transformar em balcões de negócios?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário