segunda-feira, 31 de março de 2014

SAÚDE - MENSTRUAÇÃO ENCERRADA: FAZ BEM OU MAL A SAÚDE?

A cada 10 mulheres entrevistadas quatro responderam que gostariam de suspender a menstruação. Cólica, alteração no humor, retenção de líquido, indisposição, dores nas mamas e no corpo, são alguns dos sintomas que a menstruação proporciona todo o mês para algumas mulheres. No entanto por causa de todos esses desconfortos muitas mulheres tomam a decisão de interromper a menstruação.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Resulta em 2011, em quatro capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, apontou que em cada 10 mulheres entrevistadas, quatro responderam que gostariam de suspender a menstruação e se livrar dos sintomas. Segundo a Dra. Erica Mantelli a mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação  pode aliviar todo o desconforto do mês, além disso, pode auxiliar no tratamento de mulheres com anemia, endometriose, mioma, cólica e tensão pre-menstruação ocorre quando o óvulo não é fertilizado. Ele se desintegra e acontece uma descamação interna do útero - o endométrio. "Sangrar todo mês é um sinal que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireóidea  e supra-renal", alerta a médica, 

 Interromper ou não?
A ideia de suspender ou não a menstruação ainda gera muitas dúvidas. Algumas acreditam que pode fazer mal, outras já encaram como uma solução para colocar um fim na TPM (tensão pré-menstrual). "É difícil afirmar se a suspensão da menstruação vai fazer mal ou não a saúde. Tudo vai depender do método hormonal que ela irá utilizar", explica a ginecologista. No entanto, qualquer mulher que sente o desejo de cessar a menstruação pode procurar um ginecologista. Hoje existem diversos métodos que contribuem para o fim do ciclo menstrual. A ginecologista alerta que ainda não existe um método que garante a diminuição do fluxo sanguíneo em 100%.

Fim dos problemas
Há quem acredite que pausar a menstruação pode desencadear alguma doença ou até mesmo a infertilidade. Existem estudos que comprovam que as chances da mulher ter alguma doença são reduzidas.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário