sábado, 22 de março de 2014

Nietzsche para estressados

O futuro influi no presente da mesma maneira que o passado

O PRESENTE é um estado tão difícil de ser alcançado que a afirmação de Nietzsche não deveria nos chocar se analisássemos bem o que ele está dizendo. Ninguém duvida de que o passado tem influência no que somos, pois, juntamente com nossa herança genética, constituímos o produto do nosso caminhar pelo mundo.

No entanto, o futuro também nos molda, pois tendo o passado nas costas, construímos o dia a dia de acordo com os objetivos que estabelecemos para nós mesmos. O ideal seria fazer com que o futuro não esteja muito distante de nossos atos - pois isso nos levaria ao terreno da eterna fantasia - e cuidar para que o passado não seja um carga demasiada pesada.

Viver no passado às vezes pode se transformar em uma doença, que apresenta dois sintomas mais evidentes:
  • Melancolia recorrente. A evocação de bons momentos do passado pode ser uma fonte de prazer, mas, quando se torna um hábito, acabamos nos privando do presente, que deveria ser a fonte de nossas lembranças futuras.
  • Rancor. Manter abertas as feridas do passado impede que elas cicatrizem e não nos permite desfrutar o que acontece aqui e agora. Além disso, o tempo tende a deformar o acontecido e, às vezes, um episódio insignificante pode ganhar falsa importância.
Fonte: Do Livro Nietzsche para estressados - Allan Percy

Nenhum comentário:

Postar um comentário