quinta-feira, 20 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PORQUE OS FEDERAIS ANDAM PROTESTANDO TANTO?

A população é de cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas. As fronteiras internacionais chegam acima de 3 mil e 200 quilômetros. Os crimes federais são tantos que, provavelmente, nem mais de duas vezes o efetivo atual, poderia resolver tudo. Passam por nossas fronteiras armas pesadas, que abastecem as grandes quadrilhas e são essenciais para que o crime organizado, na região e em todo o país, continue cada vez mais poderoso. O tráfico de drogas é comum, porque Rondônia se tornou um caminho aberto para que elas venham dos nossos vizinhos, atravesse o Estado e sejam espalhadas pelos quatro cantos do Brasil e cheguem à terras distantes. Há quadrilhas especializadas em assaltos a bancos, fortemente armadas. Some-se a isso crimes terríveis, como o tráfico de pessoas (centenas de mulheres são levadas para a Europa, principalmente, para se prostituírem) e as constantes operações envolvendo a prisão de corruptos que ocorrem por aqui. Desenhe-se esse quadro real e, tente-se ao menos, compreender como a Polícia Federal de Rondônia tem apenas 161 policiais em atividade.
A comunidade assiste, há meses, várias paralisações dos federais, não só em Rondônia, como também em todos os estados brasileiros. Na semana passada, um mega protesto aconteceu também em Brasília. Pouco tem resolvido. Com péssimos salários (congelados há quase sete anos); com condições de trabalho muito ruins; com um efetivo muito abaixo dos cerca de 400 policiais de que necessitaria hoje, a Polícia Federal de Rondônia está muito aquém do que deveria estar. Quando essa situação terrível vai acabar? Só quando o governo federal se sensibilizar para tudo isso que está acontecendo, numa das instituições mais respeitadas do país. E parar de tentar fazer com que a  PF seja uma Polícia de Governo e não uma Polícia de Estado.
 NEODI NA FRENTE - O PSDC já está preparando a campanha do deputado Noedi Oliveira para o governo do Estado. Só não a lançou ainda por respeitar a legislação eleitoral e para continuar tentando aglutinar, em torno do nome do parlamentar, o grupo de partidos liderados pelo PP de Ivo Cassol.  São oito siglas que começaram a tomar decisões no último final de semana, em Ji-Paraná. Uma das melhores possibilidades que o PSDC imagina é Neodi numa cabeça de chapa. Com dona Ivone Cassol de vice.
NAS MÃOS DO CRIME - Depois de um final de semana sanguinário, com policial morto, assassinatos, mortos em acidentes, violência generalizada, mesmo num período tão ruim para Porto Velho, com a mega enchente,  aproxima-se outra sexta, outro sábado, outro domingo. E o medo da extrema violência estará de volta. O filme local é o mesmo que passa em praticamente todas as cidades brasileiras. País sem leis, país nas mãos dos criminosos. Lamentável!
DESEMBARGADOR HIRAM - Figura respeitada nos meios jurídicos, com uma passagem no comando da OAB  estadual marcante e com muitas conquistas para a Advocacia, o advogado Hiram Marques foi o escolhido, na lista tríplice encaminhada ao governador Confúcio Moura,  para ser o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia. Obviamente sem demérito algum aos demais postulantes, foi uma opção bastante correta de Confúcio. Hiran ocupa o cargo atendendo o quinto constitucional, que permite que tribunais superiores tenham representantes da OAB  e do Ministério Público. 
HERMÍNIO NÃO GOSTOU - O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho criticou duramente a visita da presidente Dilma Rousseff ao Estado. Disse que  ela  veio mais para defender as usinas do Madeira do que o povo rondoniense. E não gostou nada do fato da Chefe da Nação ter ignorado a questão da transposição dos servidores, para o quadro da União. Hermínio, como é do seu jeito, bateu duramente na visita e considerou que Dilma ainda ironizou a situação pela qual passa o povo rondoniense. Com Hermínio, não tem meias palavras!
A IMPORTÂNCIA DOS CARGOS - Claro que no país em que eles vivem e nas teorias políticas que defendem, os membros do PMDB no Congresso acham certíssimo o espetáculo de chantagem que estão fazendo, pela enésima vez, com o governo de plantão. Há anos no entorno do poder, embora tenha-se que reconhecer que muita gente chegou lá por causa do apoio peemedebista, o partido deixa claro o fisiologismo. Uma pena, porque o PMDB poderia  melhorar muito o Brasil, se quisesse,  Mas os cargos estão acima de tudo. Então, só resta lamentar.
 APODRECENDO - Cada vez pior a situação da nossa vizinha Venezuela. Há um grande risco de guerra civil no ar. O governo do presidente Maduro  está enterrando seu país numa crise da qual, mesmo num novo regime, democrático e com olhos voltados para o futuro,  levará anos para voltar a ter uma situação estabilizada, para voltar a acrescer. Triste é este drama, com apoio das Forças Armadas e do Judiciário, avalizando um governo que quer se manter no poder mesmo que isso signifique a destruição do seu povo. Uma tristeza!
PERGUNTINHA - Confúcio Moura, Expedito Júnior, Hermínio Coelho,  Neodi Oliveira, Maurão de Carvalho, Ivone Cassol, Alex Testoni, Padre Ton: entre esses nomes, quantos estarão na urna para disputar o governo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário