quarta-feira, 12 de março de 2014

CONCURSOS - Estudar por apostilas é recomendado?

Essa é uma questão bastante recorrente nos mundo dos concursos públicos quando se trata de saber qual material é considerado o mais adequado para uma boa preparação no certame pretendido.
Estudar por apostilas é recomendado?
A resposta é sim e não. Tudo vai depender do objetivo, do porte do concurso,  se concurso Federal, Estadual ou Municipal. É preciso que o candidato saiba claramente responder a esses questionamentos.
Atualmente o concurseiro dispõe de um leque muito grande de opções no que tange a material de estudos, a saber:
  • Apostilas
  • Livros de autores recomendados
  • Cursos online (vídeos, material em PDF)
  • Vídeos no Youtube
O estudo por meio de apostilas é válido quando o candidato não dispõe de muito tempo para uma preparação mais cuidadosa ou devido ao curto espaço de tempo até a prova. Na internet, fazendo uma busca bem filtrada é possível encontrar bons materiais de estudo, porém é preciso bastante cuidado quanto à atualização do conteúdo.
Há concursos, porém, em que praticamente não se encontra conteúdo disponível na internet para consulta. Aí entra a opção do candidato se preparar por meio de boas apostilas, encontrando ali todo o conteúdo já reunido e compilado, embora resumido.
Por outro lado, logicamente há aqueles concursos nos quais se exige uma preparação mais sólida, como os concursos de Nível Federal (TRF, TRT, TRE, AFRF, BACEN, etc), exigindo uma preparação bem mais qualificada com o auxílio de bibliografias específicas de autores renomados (livros), além de bons cursinhos online disponíveis no mercado.
A escolha do material é de suma importância para aqueles que querem lograr êxito em concursos, constituindo um grande diferencial para vencer uma concorrência cada vez mais acirrada e mais bem qualificada.
Na verdade, o candidato precisa lançar mão de um maior arsenal de conteúdo possível, não se limitando a apenas uma fonte de estudo.
Portanto, deve o concurseiro explorar boas apostilas, vídeo aulas, áudio aulas, questões comentadas, mapas mentais, resolução de provas anteriores, livros de autores consagrados de forma a tentar cobrir todo o conteúdo programático.
Fonte: Merval Martins, concurseiro e Editor do site Concurseiros do Brasil é Analista do Seguro Social, tendo logrado êxito em mais de 15 concursos públicos ao longo de sua trajetória em concursos públicos. - www.concurseirosdobrasil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário