sexta-feira, 28 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

VOZ ISOLADA, MAS É LUZ QUE SURGE CONTRA O BANDITISMO

De vez em quando, quando a gente está no extremo na descrença geral em quase tudo, surge uma luz, mesmo tênue, que nos enche de esperança de que ainda temos alguma chance de melhorar o Brasil. No caos que a legislação está colocando a estrutura de segurança pública, incentivando a violência via impunidade, uma sentença do juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, do Rio de Janeiro, dá um alento. É apenas um pequeno fio de esperança, mas, ao mesmo tempo, deixa claro que os magistrados, quando querem, podem interpretar as leis a favor da sociedade e contra os ferrenhos defensores dos direitos humanos dos bandidos. O juiz Alexandre considerou que a ação policial que culminou com a morte do assassino, traficante e um terror para a sociedade, Márcio Sabino Pereira, o Matemático, foi positiva e dentro do que a sociedade deveria esperar.
Em parte da decisão, escreveu Sua Excelência: "não há irregularidade em policiais atirarem diante da ameaça de serem alvo de um ataque. A iminência dos disparos já é mais do que suficiente para a ação neutralizadora da policia, pois não é razoável se imaginar alguém primeiro ser alvejado por tiros de fuzil para só então reagir".Claro que o jornalismo da mais poderosa emissora de TV da América Latina, a Rede Globo, deve ter arrancado os cabelos, quando leu também parte da sentença do magistrado carioca. Decidiu ele, contra todo o esforço que a Globo fez para mostrar que o "pobre" traficante tinha sido assassinado pelos policiais: "no caso de “Matemático”, sua arrogância lhe impôs o preço por enfrentar uma equipe policial bem preparada, estruturada e capaz de dar resposta na medida devida! Fica a lição! Estado não se desafia; se respeita!". Por enquanto, o juiz Alexandre é uma voz isolada. Mas, quem sabe, não é? A esperança é a última que morre.
 CÓLERA ASSUSTA - É de assustar a informação de que já existem pelo menos dois casos de cólera, na região de Porto Velho. Menos mal que existem pelo menos 200 tipos da doença e somente dois deles são altamente contagiosos, podendo causar uma epidemia mortal. Mesmo que não sejam casos daqueles que podem dizimar populações inteiras, como já o fez várias vezes na história da Humanidade, qualquer informação relacionada com cólera é de deixar as autoridades da área de saúde em alerta total. E a população que que redobre os cuidados com a água contaminada.
DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA - O lançamento da pré-candidatura  (tem que se escrever assim, por causa da legislação eleitoral) de Confúcio Moura, neste sábado, em Ji-Paraná, pretende, segundo a turma da organização, ser daqueles eventos para entrar na história das mobilizações políticas. Da Capital, dezenas de ônibus sairão lotados de  membros dos partidos aliados e, é claro, de ocupantes de cargos comissionados. O PMDB e seus aliados querem dar uma grande demonstração de força, para mostrar aos adversários que vem com tudo para buscar o segundo mandato para Confúcio.
ESCURIDÃO DEPLORÁVEL - Não se compreende como a BR 364, dentro de Porto Velho, continua abandonada pelo Dnit. O caso da escuridão total que toma conta da rodovia federal, de Candeias e dentro de todo o trecho que passa pela área urbana da Capital, é apenas um triste exemplo do abandono. Nessa semana, o deputado Jean Oliveira resumiu, na Assembleia, o que pensam todos os porto velhenses: "a situação da iluminação da 364 em Porto Velho é simplesmente deplorável", disse ele. É mesmo uma vergonha a situação de abandono da nossa mais importante BR. 
PAPO FURADO? - Tomara que seja engano, mas parece que quando os rondonienses vão tratar da Transposição, são sempre bem recebidos, tapinhas nas costas, demonstração de apoio de parte de representantes do governo e...nada! Nessa semana, outra daquelas reuniões  infindáveis, cheias de mesuras, boas maneiras, com dois ministros (Miriam Belchior e Aluizio Mercadante) e, outras vez, muita conversa e nenhuma decisão prática. A verdade é que o caso da transposição já parece daquelas novelas infindáveis. Lamentável!
SÓ ENROLAÇÃO - Se não fosse toda essa má vontade - clara, sem disfarces - com que a União vem tratando a passagem de servidores rondonienses para a folha de pagamento federal, pelo menos algumas centenas dos que têm direito líquido e certo já poderiam ter sido transpostos. Mas não! A cada rodada de negociações, regadas a conversa fiada, promessas, apertos de mãos, sorrisos de todas as partes, mais fica óbvio que o sonho dos servidores tem obstáculos tão imensos quanto a cheia histórica do Madeira. Num inglês claro: enrolation!
NATAL EM MARÇO - É lastimável o que o atual governo fez para acabar com uma das instituições que, há poucos anos, era um orgulho para o Brasil. Os Correios, agora transformados quase que num órgão sindical, vivendo de greve em greve e pagando salários ridículos aos seus funcionários, vão de mal a pior. Em Porto Alegre, por exemplo, na Iha da Pintada, crianças carentes esperam até agora seus presentes de Natal. Os pacotes, com doações para as crianças pobres, até hoje não chegaram a elas. Precisa dizer mais?
PERGUNTINHA - Com enchente, problemas na economia, Copa do Mundo chegando, ainda teremos tempo para pensar em eleição antes de julho?
Fonte: Jornalista Sérgio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário