domingo, 30 de março de 2014

Do Tabor ao Calvário

A Vida cristã pode ser comparada a uma caminhada que deve ser percorrida na escuta atenta de Deus, na observância total aos seus planos.

A Quaresma é um momento para rever essa caminhada. O Evangelho, nos mostra a Caminhada de Jesus: (Mt 17,1-9) A caminho de Jerusalém, Jesus faz o primeiro anúncio da Paixão. O caminho da salvação esperado pelos discípulos é bem diferente. Por isso, ficam profundamente desanimados e frustrados. A aventura parece encaminhar-se para um grande fracasso.

Para fortalecer o ânimo profundamente abaldado dos discípulos, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João, e revela-lhes  no Monte Tabor a gloria da divindade. Após um momento de medo, eles reencontram a paz a alegria. Com a TRANSFIGURAÇÃO, Mateus quer duas coisas:

  1. Revelar: QUEM É JESUS: É "o Filho amado do Pai" e
  2. Convidar: "Escutem o que ele diz". Pela Transfiguração Deus demonstra que uma existência feita dom e não fracassada,mesmo quando termina na cruz. A Celebração da Transfiguração de Jesus nos faz Testemunhas vivas da meta que nos aguarda.
Por que Moisés e Elias? Eles representavam pra os israelitas todo o Antigo Testamento, Jesus é a explicação e a realização de toda a Lei e os Profetas. No Monte Sinais, falavam com Deus, aqui estão falando com Jesus...Israel era o filho predileto de Javé. Jesus é o Filho predileto do Pai, que os discípulos devem ouvir. Por isso: "os três levantaram os olhos e viram Jesus". Moisés e Elias desapareceram, já cumpriram a sua missão: Apresentar ao mundo o Messias, o novo Profeta, o novo Legislador. O Prefácio resume o sentido do evangelho de hoje: "Cristo, depois de anunciar a morte a seus discípulos, mostrou-lhes no Monte Santo o esplendor de sua glória para testemunhar, de acordo com a Lei e os Profetas, que a Paixão é o caminho da Ressurreição. "A nossa caminhada para Deus: Também nós somos chamados por Deus a uma caminhada, que é íngreme e difícil, como a escalada de uma alta montanha.

No final dessa viagem que começa com o BATISMO, seremos envolvidos pela mesma "nuvem luminosa", que envolveu o Mestre e brilharemos como o sol no reino do Pai. Como os apóstolos, também seremos tentados a desanimar. Mas Jesus nos dá força para enfrentar e olhar além. Ao transfigurar-se aos apóstolos na glória da Trindade, quis manter viva neles a chama da esperança. Com a sua morte, o sonho não tinha acabado. Por isso, eles e nós não devemos desanimar, por causa da cruz.

"Descer o Monte"  - Na Transfiguração, Jesus nos revela também o valor da Vida. Em Jesus aparece a beleza do ser humano, que deve ser respeitado em todas as etapas da sua existência e com ele toda natureza que o envolve. Diante das ameaças e agressões à Vida, Jesus nos tranquiliza: "Levantai-vos. Não tenhais medo!".

Convida-nos a "descer o Monte" e retomar a dolorosa caminhada em defesa da Vida. Pela Transfiguração, Jesus mostra que essa realidade hostil, em que vivemos, pode e deve ser mudada , transfigurada...O caminho é escutar o Filho amado e segui-lo com fidelidade.

Que a Caminhada Quaresmal nos ajude a descobrir esse Cristo glorioso, a escutar e acolher a sua voz para que a Páscoa aconteça dentro de cada um de nós.
Fonte: Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Cadedral / Jornal Alto Madeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário