sábado, 22 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UM ROMBO NA NOSSA ECONOMIA, POR CAUSA DA ENCHENTE

Quando se previa que o inverno das águas começaria a diminuir de intensidade a partir desta semana, mais más notícias chegaram. O Rio Madeira, que normalmente é um alento, mas que nesses períodos de enchente apavora a todos, chegou a  índices inacreditáveis, podendo beirar os 20 metros, faltando menos de meio metro para isso na tarde desta sexta. A essas alturas, o desastre já é tenebroso, mas tende a ficar ainda pior, por mais que se lamente, quando as consequências de uma cheia que provavelmente só vá acontecer daqui a meio século, começarem a bater às portas de todos, não só dos flagelados. O rombo que a destruição das nossas lavouras e a perda do faturamento com a venda da carne vai causar na economia, por si só seria de arrepiar os cabelos. Como o agronegócio e principalmente os milhares de pequenos produtores, montam o mais forte item do nosso PIB, não só Porto Velho, mas toda a Rondônia sofrerão com os resultados nefastos da cheia.
Ouve-se que os prejuízos já chegaram a 1 bilhão de reais e um arrepio percorre a espinha dos governantes e lideranças produtivas. O setor da habitação, excetuando-se o de casas populares, já tem queda significativa. O transporte está comprometido, com nosso Porto Graneleiro quase embaixo d´água. Depois, teremos enormes gastos com a volta dos flagelados para casa; com a reconstrução do que foi destruído; com doenças e risco até de epidemias. O ano de centenário de Porto Velho está sendo marcado por seguidas más notícias. E, pelo menos em termos de economia, o que atinge a maior cidade do Estado, atinge a todos. Esperemos que, enfim, a partir de agora, o Madeira volte a ser o rio da salvação para todos nós e que comece a baixar rapidamente. Mais um mês de cheia e problemas, seria um castigo que todos nós, rondonienses, não merecemos!
 COBRANÇA NAS RUAS - Está imperdível a entrevista que o secretário Lúcio Mosquini concedeu ao Candelária Debate deste sábado. Mosquini promete que vai entregar todas as obras em andamento e diz que a população deve cobrá-lo nas ruas, quando o encontrar, caso ele não cumpra o que está dizendo. Contou também a sua aventura, junto com um grupo que foi conhecer a estrada na área de preservação, que será aberta para tirar Guajará e região do isolamento. A entrevista, em rede estadual, vai ao ar a partir da uma e meia da tarde.
NOMES NA URNA - Só alguns nomes que estarão nas urnas para as eleições de outubro, sem dúvida alguma: Confúcio Moura, Expedito Júnior, Ivone Cassol, Maurão de Carvalho, Neodi Carlos, Hermínio Coelho, José Lebrão, Epifânia Barbosa, Padre Ton, Ribamar Araújo, Fátima Cleide, Aloísio Vidal, Mariana Carvalho, Edegar do Boi, Glaucione Nery, Euclides Maciel, Marinha Raupp, Acir Gurgacz, Daniel Pereira, Carlos Magno, Lindomar Garçon,  Moreira Mendes, Nilton Capixaba, Anselmo de Jesus e Lúcio Mosquini.  Esses 25nomes são apenas uma fração da nominata de mais de 400 candidatos que vêm por aí.
NOBEL PEDE SOCORRO - Não anda fácil a vida do médico Nobel Moura, irmão do governador  Confúcio, para manter o bom funcionamento do Hospital Regional de Ariquemes. Nobel mandou um recado ao irmão, pedindo mais leitos para o Hospital e se queixando de que está sem dinheiro, porque comprou nove TVs e as doou para o Hospital. Sem grana para pagar as próximas três prestações, Nobel ainda disse, via rede social, que ganha apenas 1.100 reais. E ainda têm que ouvir "afrontas e perseguições"! Está dura a vida do outro médico da família Moura!
BATEU, LEVOU! - "A esperança venceu o medo!". A famosa frase que foi criada para Lula, na famosa disputa pela Presidência, esta semana foi jogada contra ele. O governador Eduardo Campos, que foi atacado pelo ex Presidente nesta semana, usou a famosa frase para dar o troco. E deixou Lula tonto, porque, como poderá contestar algo que ele mesmo usou contra seus opositores na época? A oposição brasileira, que ficou adormecida há anos, começa a colocar as unhas de fora. Se não for agora, ficará mais alguns anos quieta, porque o governo terá o mesmo dono.
RINDO À TOA - Nessa confusão toda que envolvem muitos nomes da política, quem anda rindo à toa é o deputado petista Ribamar Araújo. Sem envolvimento em nenhum dos casos que envolveram a Assembleia, tanto nesta legislatura quanto na passada, Ribamar tem se apresentado como um parlamentar ficha limpa e, com isso, seu eleitorado, ao que tudo indica, têm crescido. Ribamar já anda sonhando com uma votação muito positiva, em sua tentativa de chegar ao terceiro mandato.
DEFENESTRADOS - Em primeira instância, a Justiça cassou o mandato do prefeito de Candeias do Jamary, Dinho Souza e do seu vice, Francisco Sobreira. Os dois, segundo o juiz Carlos Augusto Negreiros, utilizaram ônibus escolar para o transporte de eleitores, quando disputavam a reeleição, em 2012. Além da perda do mandato, ambos ficam inelegíveis por oito anos. O caso se arrastava há longo tempo. Assume o Professor Raimundo, que é pedetista.
PERGUNTINHA - Será que agora, quando os traficantes organizados atacaram as famosas Umidade de Polícia Pacificadora (UPP), no Rio,  o governo vai finalmente reconhecer que há uma guerra civil contra os brasileiros de bem?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário