quarta-feira, 26 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOS PRESÍDIOS FEDERAIS, UM CELULAR VALE 25 MIL REAIS

São assustadoras as reportagens e informações da mídia em relação à organização dos bandidos. No último domingo, no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, foi outra vez relatado como o comando do crime determina, de dentro dos presídios, como devem agir os bandidos a seu serviço, fora da cadeia. Os chefões têm sob seu comando centenas de "soldados", obrigados a cumprir suas ordens, sob pena de serem mortos ou, em muitos casos, seus familiares serem executados. O que dá vontade de vomitar é o discurso irresponsável de algumas autoridades, que têm a cara de pau de viver dizendo que não é o crime organizado quem manda e orienta a verdadeira  guerra civil que existe no país.Governantes, legisladores, setores do Judiciário e defensores dos direitos humanos dos bandidos dizem que não isso não existe. Outra farsa que a Record desmascarou foi a ilusão das tais penitenciárias de segurança máxima, como temos uma aqui em Rondônia. Pagando até 25 mil reais por aparelhos celulares, é lá de dentro que os grandes chefões mandam e desmandam., dividindo o país todo entre as organizações criminosas e quem deve comandar o que e onde.
No Rio, os chefões do tráfico já mostraram quem manda: destruíram e queimaram postos policiais nas favelas. Avisaram que, se quiserem, acabam até com a paz que se espera para a Copa do Mundo. Em todo o país, chefões como Fernandinho Beira Mar, dono de uma fortuna de 40 milhões de reais, é quem determinam se os crimes vão aumentar ou diminuir. Com apoio de policiais corruptos e políticos que ignoram a vida dos milhares de mortos para preocupar-se com vergonhosos discursos defendendo os direitos desses assassinos, o comando do crime organizado está cada vez mais forte. Até quando suportaremos isso, como sociedade? Essa é a grande interrogação...
CANDEIAS ESPERA - O caso da disputa judicial em torno da Prefeitura de Candeias, está longe de terminar. Em primeira instância, o prefeito Dinho e seu vice foram cassados. O Professor Raimundinho, do PC do B, deveria ter tomado posse na segunda. Não tomou. Recurso impetrado por Dinho empurrou o caso para a frente, já que foi acatado pelo Judiciário. Como sempre, com o sistema de recursos que a legislação brasileira permite, uma decisão inicial está longe de ser definitiva. O caso segue por longo tempo, ainda.Dinho continua prefeito.
JOGO DE CENA - Outra briga política vai começar nos próximos dias. Um grupo de vereadores quer infernizar ainda mais a vida do prefeito Mauro Nazif, que já está pra lá de durísssima, propondo a abertura de um processo de impeachment contra ele. É mais barulho e busca pelas luzes da mídia do que qualquer outra coisa, mas é sempre uma pedra no sapato. As relações entre  Executivo e Legislativo, na Capital, aliás, não andam nada boas há tempo. Vão ficar piores..
NAS REDES SOCIAIS - O prefeito licenciado de Rolim de Moura, César Cassol, está pesquisando, via redes sociais, a opinião dos seus amigos e eleitores sobre que rumos deve tomar na política estadual. As primeiras opiniões foram divididas, uns querendo que ele permaneça na Prefeitura e complete seu mandato, outros dizendo que ele está pronto para dar novos saltos, como, por exemplo, disputar o governo em outubro. César, que recuperou uma cidade que seu antecessor fez de tudo para esculhambar, por enquanto está aguardando os acontecimentos, para depois tomar sua decisão.
CRIATIVIDADE ZERO - A campanha eleitoral está escancarada na internet e nas redes sociais. Todo o candidato a candidato está por lá, registrando fotos familiares, aniversários, casamentos, velórios, festa de bebê, reunião com os vizinhos. Todos os textos são parecidos. Fotos e mais fotos. Abraços nos eleitores, beijo nas crianças, bebê no colo. Tudo igualzinho ao que se faz à caça de votos há mais de meio século. A única diferença é que agora tem a internet e o facebook.
FUMACÊ - Certamente será motivo de debates fortes, o programa que o Partido Verde vai apresentar à Nação. O PV lançou o nome do ex-deputado federal Eduardo Jorge à Presidência e vem com propostas para lá de poêmicas. Legalização do aborto e da maconha;  extinção do Senado Federal; redução de 25% no número de deputados federais; parlamentarismo: tudo isso faz parte do projeto de governo do partido criado por Marina Silva e que, ligeirinho, ela abandonou. Mas os que ficaram, continuam com os mesmos sonhos. Alguns embalados a um fumacê verde...
MOEDOR - As rodovias federais, as estaduais, as ruas e avenidas das cidades estão se tornando um verdadeiro moedor de carne humano, para os motociclistas, principalmente. Muitos deles, totalmente despreparados, sem qualquer orientação, sem fazer auto escola, sem sequer habilitação, aventuram-se no trânsito perigo e matador. Resultado: todos os dias pode acontecer uma morte, além dos muitos feridos graves, outros tantos que ficarão com sequelas para o resto da vida. Acontece em Rondônia, acontece em cada canto do  Brasil. As autoridades? Ah, elas têm outras preocupações..
PERGUNTINHA - Será que o governo do Estado, via DER, conseguirá terminar, como pretende, até o próximo domingo, a Estrada do Parque, tirando Guajará e Nova Mamoré do isolamento, por causa da enchente?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário