sexta-feira, 21 de março de 2014

Como limpar e conservar as malas de alumínio para moto

No Brasil e mesmo no exterior, as malas de alumínio custam caro, independente da marca ou modelo. Por essa razão é preciso conservá-las...
Limpá-las adequadamente, além de deixá-las mais bonitas, como fazemos com nossas motos em geral nas lavagens, valoriza e conserva o produto. 


O motociclista Luiz Azevedo (54 anos), colaborador colunista do RockRiders.com.br, fez uma pesquisa, já a colocou em prática e deu excelentes resultados na limpeza das suas malas de alumínio, fez esse texto para compartilhar com todos.
Com o passar do tempo, ou após a realização de uma longa viagem, é comum haver uma diminuição do brilho da mala de alumínio da sua moto. Isso ocorre tanto pela incrustação de sujeira, como também pela oxidação do próprio alumínio.

Limpeza

Para realizar a limpeza das suas malas de alumínio, utilize detergente neutro e aplique diluído em água com um pano macio. Após, esta etapa, lave as malas e enxugue. Lembre-se de não efetuar a lavagem das malas ao sol e que o alumínio deve estar à temperatura ambiente para não manchar.


Polimento das malas

Efetue o procedimento de limpeza descrito acima e aplique um produto específico para polimento de alumínio. Existe no mercado o produto metal polisher, fabricado pela Würth, que apresenta excelentes resultados. Veja a mala de uma R1200GSA como estava com o alumínio fosco.
Utilizando um pano macio ou uma estopa de boa qualidade, aplique um pouco do produto de polimento e execute movimentos circulares sem fazer muita força. A medida que você for aumentando a área, vá acrescentando mais polidor em outra parte do pano, pois aquela que você utilizou ficará impregnada de sujeira e óxido de alumínio. Deixe secar a área por uns dois minutos e retire o material com um pano macio e limpo. O brilho voltará imediatamente.

Depois de polir todas as suas malas, aplique uma cera automotiva que possua silicone em sua formulação para proteger as malas das intempéries e dar durabilidade ao polimento. O resultado, com certeza, você irá gostar!

Retirada de riscos das malas de alumínio

Muitas vezes, por algum acidente ou descuido, a sua mala de alumínio poderá ser arranhada. Há uma maneira de retirar esse arranhão, se não for muito profundo, ou minimizar aquele que danificou mais a sua mala. A sequência do trabalho é a seguinte: execute o procedimento de limpeza das malas conforme descrito acima; utilizando uma lixa d’água 600, faça movimentos circulares sobre a(s) área(s) afetada(s) e deixe a lixa sempre molhada; repita esse procedimento utilizando lixas, sempre novas, 800, 1.000, 1.500 e finalmente a 2.000. 

As três últimas lixas deverão ser utilizadas em toda a mala para deixá-la com a tonalidade uniforme no alumínio. Após essa etapa de lixamento, faça o polimento descrito acima. Muito cuidado para não aplicar muita força, durante o procedimento de lixamento, pois o alumínio é um metal relativamente macio e poderá ser danificado pelo excesso de força aplicado!


Dicas gerais

1 - O alumínio é um pouco difícil de limpar, porque muitos produtos de limpeza podem deixar manchas que nunca mais saem. Nunca use produtos que contêm ácido muriático, soda caustica, cloro, éter, acetonas e produtos como palha de aço e esponjas ásperas;
2 - Devido à propriedade do alumínio reagir com elementos alcalinos deve-se evitar o seu contato com produtos tais como argamassa, cimento, massa de reboco. Esses produtos podem manchar a sua mala e dificilmente você conseguirá removê-los; 
3 - Para as malas de alumínio pintadas, você pode utilizar o mesmo procedimento da pintura automotiva. Para a conservação, use cera de boa qualidade e para o polimento, utilize a massa de polir fina (nº2).
Tenho certeza que o resultado de todo esse trabalho vai impressionar você. As suas malas ficarão com cara de nova e valorização a sua bela máquina!
Fonte: Texto pelo motociclista Luiz Azevedo - RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário