sexta-feira, 14 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS DITADORES SE REINVENTAM, MESMO COMO ARREMEDO

Os ditadores de todas as matizes adoram inverter a realidade, desqualificar adversários. E, alguns casos, não basta exterminar o currículo do inimigo. É preciso exterminá-lo fisicamente também. Hitler e Stalin são os maiores ícones destas ideologias monstruosas, que, com o passar dos anos e os avanços da sociedade mundial, tendiam a desaparecer. Mas não é fácil acabar com os ditadores, porque eles se reinventam. Alguns como arremedo, como os temos cada vez mais na América Latina. No Paraguai, o  povo tirou do poder um religioso meio doidão. Na Venezuela, um retrógrado criou  a República Bolivariana e, não tivesse tido uma doença fatal, duraria ainda muitos anos, com a triste missão de destruir seu país e seu povo. Deixou o legado para um ex motorista insípido, inodoro, incolor, uma criatura muito pior que seu criador. Na Bolívia, história semelhante. Agora as autoridades que não rezam pela cartilha de Evo Morales, figura estranhíssima, que vive com a cabeça nos sonhos da esquerda dos anos 60, também têm que sair do seu país. Um senador e um promotor público tiveram que correr para o Brasil, senão....
Nesse aspecto, estamos bem à frente dos nossos vizinhos. Podemos ter - e temos - líderes incompetentes, apaixonados por ditaduras.  Mas temos, em muito maior número, democratas na essência da palavra. Temos história, erros e acertos, temos correção de rumos. Muitos dos nossos líderes não mereceriam estar onde estão, mas há outros tantos que lutaram pela democracia e vivem nela. Aqui e ali aparecem grupelhos defendendo o ódio e a cisão. Mas há, felizmente, a maioria que sabe que não queremos viver sob o mando de líderes desastrados. O Brasil balança, mas não cai. Há os que tentam, mas, felizmente, não conseguem nos levar para o atraso dos nossos vizinhos.  
PRIMEIRO CASO - Estava demorando! Poucas semanas depois de começar o programa Mais Médicos no Estado, estourou o primeiro rolo envolvendo um dos profissionais que chegaram para ajudar a melhorar o atendimento na saúde pública. No distrito de Tarilândia, um casal acusa o médico de ter errado no diagnóstico, o que teria causado a morte de um bebê de quatro meses. É o típico caso em que, se fosse um médico qualquer, a repercussão seria pequena. Mas como é um dos cubanos, vai dar pano pra manga!
MANDA QUEM PODE... - A sexta-feira poderia ser decisiva para os destinos do PT de Rondônia, em relação às eleições de outubro, caso o partido pudesse decidir apenas com a visão local. Não terá esta chance. O comando nacional já definiu que em Rondônia será mantida a aliança com o PMDB na disputa pelo governo e ponto final. Até o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, que viria ao Estado hoje, não vem mais. O caso está encerrado. O deputado federal Padre Ton deve ir mesmo à reeleição e deixar o sonho de ocupar o Palácio Presidente Vargas lá para a frente. Restou ao PT ser novamente coadjuvante, em Rondônia.
APOIO DO PLANALTO - Governador, prefeitos, senadores, deputados federais:  as lideranças rondonienses foram em peso a Brasília, pedir socorro por causa da enchente. A presidente Dilma foi receptiva e prometeu todo o apoio possível. Inclusive para tentar atender o pleito da abertura de um trecho de estrada na área de preservação ambiental, que poderia tirar Guajará Mirim e Nova Mamoré do isolamento. Resta apenas descobrir a tribo de índios invisíveis, que vive na região e que impediria a abertura da estrada.
MOBILIZAÇÃO CRIMINOSA - Autoridades do Ministério Público Federal teriam anunciado que quem quer a estrada, aproveitando-se da tragédia da enchente, seriam políticos em campanha, madeireiros ladrões e traficantes de drogas. Certamente muito bem providos de provas dessa mobilização criminosa, os procuradores conseguirão convencer o Judiciário a manter a área isolada, mesmo que milhares de pessoas corram o risco de ficar totalmente isoladas. Em breve haverá nova decisão sobre o assunto, na Justiça Federal.
ANDANDO PARA TRÁS - Greves, mau atendimento, sistema sempre fora do ar, informações atrasadas e lentidão geral,  tudo isso já é muito ruim.  Mas, infelizmente, os serviços prestados pelo Detran rondoniense ao contribuinte, andam como caranguejo: para trás. Não é possível que um órgão tão rico, esteja com serviços tão deficientes, tão atrasados. Há esforço de alguns membros da equipe de servidores, mas, afora isso, muito pouco mais.
TROCANDO OS NOMES - É incrível como as coisas mudam de nome, neste país em que o crime está autorizado pelas leis benevolentes. Na semana passada, um bandido armado, embora menor de idade, enfrentou policiais que estavam tentando prender marginais que roubaram um caminhão na zona leste de São Paulo. O bandido foi morto no confronto. Pois o grupo que saiu protestando pelas ruas porque a PM matou o bandido, foi tratado pela mídia como "manifestantes". Ué, mudou de nome? Quem protesta nas ruas e incendeia carros e ônibus em defesa de um bandido não é bandido também?  No Brasil sem lei, não é.
PERGUNTINHA - Será que os vários ataques que têm surgido contra o ex-senador Expedito Júnior nas últimas semanas,  são o sintoma de que ele está mesmo liberado para disputar o Governo neste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário