domingo, 30 de março de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NÃO PARECE UMA PESQUISA FEITA E UM UM PAÍS MUÇULMANO?

Embora tenha melhorado, embora haja mobilização em torno do tema; embora as mulheres ocupem cada vez mais espaço importante na sociedade, o machismo ainda predomina, em todo o país. E, lamentavelmente, muitas vezes apoiado por uma parte significativa das próprias mulheres. Pelo menos é o que se constata depois de pesquisa nacional que apontou números absurdos, para mostrar que, fora dos discursos e na vida real, o mundo feminino ainda está longe de chegar em pé de igualdade com os homens. Por exemplo, a pesquisa feita pelo Ipea, perguntou se os entrevistados concordavam com a frase  "se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Inacreditáveis 58,5% dos brasileiras (e brasileiras!), responderam que sim. Não é assustador?
Em outra pergunta, mais sustos. Os entrevistados seriam contra ou a favor da frase "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas"? Pois 65,1%, uma ampla maioria dos que opinaram, disseram que a frase é verdadeira,. Ou seja, uma pessoa, dependendo de como estiver vestida, pode ser agredida sexualmente que, ao menos para a maioria dos mais de 3.800 brasileiros e brasileiras ouvidos país afora, não seria errado. A coisa se torna mais séria ainda quando se lê, na pesquisa, que a grande maioria dos entrevistados, 66,5% são mulheres. Não foi a maioria masculina que concordou com frases machistas e doentias. Foram as mulheres! As pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) são respeitadas e idôneas. Nesse caso, buscaram opiniões em mais de 200 cidades do nosso país. O resultado é, portanto, incontestável. Em pleno século 21 e é com lamento que se conclui, ainda vivemos, ao menos uma boa parte da sociedade brasileira, como se estivéssemos no mundo muçulmano, quando se trata da igualdade dos sexos
REVOLUÇÃO E GOLPE - O 31 de março, que na verdade aconteceu mesmo foi em 1º de abril, é uma data importante da história recente do Brasil. Há 50 anos atrás, ocorreu o golpe militar de 64, que os militares chamavam de Revolução, mas que na verdade nunca revolucionou nada, apenas causou um longo e triste atraso na caminhada democrática do país. Durante duas décadas o Brasil viveu sob o tacão da ditadura, amenizada apenas no início dos anos 80, quando o último dos generais, João Figueiredo, promoveu a abertura política. Encerrou o ciclo, mas as feridas abertas ficaram.
DEMOCRACIA - A Revolução ou o golpe militar marcaram de tal forma a vida do país, que ainda hoje ela está muito presente. Os adversários do passado continuam destilando ódio até hoje, meio século depois. De um lado, esquerdistas mais radicais e seus aliados parecem quererem vingança. Seus adversários, os da extrema direita, clamam pela volta dos militares ao poder. Sorte nossa que nem um nem outro conseguem impor suas ideologias doentias e absurdas. A grande maioria dos brasileiros quer é cada vez mais democracia!
ESTRADA DA SALVAÇÃO - As populações de Guajará e Nova Mamoré, além de ribeirinhos, índios e moradores  dos distritos da região, contam as horas para que a Estrada do Parque, um trecho de 12 quilômetros da BR 421, seja concluída mesmo neste domingo, como previu o DER. Isoladas por terra, as comunidades estão enfrentando escassez de combustível, medicamentos e até alimentos. Uma botija de gás de cozinha pode ser comprada por até 100 reais. Se tudo der certo, a estrada fica pronta e tirará a região do isolamento.
CASO MACABRO - Poucas horas depois da macabra descoberta que o menino Artur Pietro foi assassinado impiedosamente pelo própria pai e a mãe, que sabia de tudo e acobertou o terrível crime, o assunto tema de todas as conversas. Nas redes sociais e na mídia, fica clara a indignação de todos os rondonienses ante essa tragédia. O problema é que casos como os de Artur são cada vez mais comuns. E a população protesta um, dois dias, um pouco mais, mas não faz nada. Enquanto leis protegerem bandidos deste tipo, não haverá como acabar com esta brutalidade toda. 
O BOM EXEMPLO -O professor Mário Jorge, que foi um vereador atuante e é personalidade respeitada em todos os meios, está agora comandando o Conselho Municipal de Educação. Em pouco tempo, com seu espírito inovador, mostrou a que veio, transformando o Conselho num órgão atuante e vital para a educação de Porto Velho. Mas fez mais, o competente e dedicado Mário Jorge: reduziu pela metade o seu salário e de todos os conselheiros. Precisa dizer mais sobre ele?
E OS OUTROS? - Depois do lançamento festivo da pré-candidatura de Confúcio Moura, ontem, num grande evento realizado em Ji-Paraná, outros nomes que entram na disputa pelo governo começam a ser anunciados nos próximos dias. Expedito Júnior estará na lista. Ivone Cassol, Hermínio Coelho, Neodi Oliveira, Beto Catanhede (Psol), Maurão de Carvalho, César Cassol e outros possíveis postulantes vão ser conhecidos na medida em que as coligações forem fechadas. A partir de meados de abril, a pré campanha esquenta.  
PERGUNTINHA - A queda de sete pontos na popularidade da Presidente Dilma deve preocupar o PT, o Planalto e seus aliados ou é apenas um sintoma momentâneo?
Fonte: jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário