sábado, 25 de janeiro de 2014

VERÃO - Bronze Saudável: Dicas para Aproveitar o Verão

O verão está com tudo e nessa época do ano muitas pessoas - principalmente as mulheres - passam horas no sol em busca de um bronze perfeito. O sol, na verdade , faz bem à saúde, desde que sua exposição seja moderada e com os devidos cuidados. Cerca d de 30 minutos de exposição diária é suficiente para trazer benefícios, sempre nos horários recomendados: antes das 10h e após às 15h.

Mas para quem quer ter e manter um bronze natural e bonito, apenas a exposição ao sol não basta. Segundo a nutricionista Vivian C. Cleto Lobos do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurante Empresariais, o sol favorece a absorção de vitamina D, que absorve o cálcio (importante na formação e fortalecimento de ossos) que ingerimos através das refeições.

"Para manter um bronzeado, minha dica é ter uma boa alimentação, sempre balanceada e bastante colorida. Os alimentos ricos em betacaroteno - precursor da vitamina A - auxiliam na produção de melanina, um pigmento responsável pela cor da pele que ajuda a manter o bronzeado perfeito", explica a nutricionista da Risa. Vivian disse ainda que o licopeno, assim como o betacaroteno, também auxilia na proteção da pele, pois é um antioxidante que protege os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o envelhecimento da pele exposta ao sol.

Entre algumas das opções para incluir nas refeições diária, estão os vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e as frutas, legumes e verduras alaranjadas e avermelhadas (cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate, melancia, morango, goiaba e pitanga).

Outra dica importante à manutenção do bronzeado é o consumo de ômega para auxiliar na absorção ao betacaroteno. A substância pode ser encontrada na linhaça, peixes, soja, quinoa e nozes. "Além deses alimentos, uma boa hidratação também é uma alidada contra o envelhecimento da pele e proteção da radiação ultravioleta. A água, além de evitar a desidratação, mantém os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantido o bronzeamento perfeito. A média indicada de consumo diário é de dois litros de água por dia, incluindo água de coco e sucos", finaliza Vivian.

Confira abaixo um cardápio e duas receitas fáceis de fazer que auxiliam no bronzeamento:

  • Café da Manhã: 2 fatias de pão integral com 1 ponta de faca de margarina e 1 fatia de queijo branco. 1 copo de suco bronzeador.
  • Lanche da manhã: Salada de frutas (mamão, laranja, goiaba, melancia e banana).
  • Almoço: arroz integral; feijão; peixe grelhado; 1 fatia de melancia; Salada de brócolis com beterraba ralada e tomate.
  • Lanche da tarde: 1 copo de iogurte light e 5 morangos.
  • Jantar: Salada de agrião, couve e cenoura cozida, acompanhada de peito de peru, pedaços de manga e castanhas.
  • Suco bronzeador: Ingredientes: 1 copo pequeno de suco de laranja, 1/2 beterraba crua e l cenoura média.  Modo de preparo: Centrífuga a cenoura e a beterraba e misture o suco de laranja.
  • Água aromatizada: Ingredientes: água 400 ml, Hortelã - 1 ramo macerado, Gengibre - 2 fatias macerada, Limão - suco de 1 limão. Modo de preparo:  Misture todos os ingredientes e adicione bastante gelo dentro. Beber ao longo do dia.
Fonte: risarefeições.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário