quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ELEIÇÕES - TSE tira poder do MP sobre crime eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tirou do Ministério Público  (MP) o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação de crimes nas eleições deste ano. A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para  abrir uma apuração de suspeita de caixa dois compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e várias outras práticas.

Até a eleição de 2012, o TSE tinha entendimento diferente. As resoluções anteriores que regulavam as eleições diziam: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral".  Para o pleito de 2014, os ministros mudaram o texto: "O inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral". Ou seja, o Ministério Público foi excluído.

O relator da nova norma, ministro Antônio Dias Tofloli que irá assumir o comando da Corte em maio, afirma que o Tribunal mudou o entendimento histórico por duas razões processos que não tinham o aval inicial da Justiça estavam sendo anulados; outra razão, garantir  maior transparência. "O Ministério Público terá que requerer à Justiça. O que não pode haver é uma investigação de gaveta, que ninguém sabe se existe ou não existe. Qualquer investigação para se iniciar tem que ter autorização da justiça", diz. "A polícia e o Ministério Público não podem agir de ofício".
Fonte: O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário