terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SAÚDE – Intoxicação Alimentar Pode Aumentar no Verão

Com a chegada das férias e da estação mais quente do ano, aumenta  o consumo dos alimentos facilmente encontrados em ambientes como a praia: milho verde, churros, espetinhos, sanduíches prontos, porção de camarão, entre muitos outros petiscos. Apesar de serem gostosos, é fundamental ficar atentos a algum cuidado par que uma possível intoxicação alimentar não estrague suas férias.

Segundo a nutricionista Ana Carolina Marçal,  do programa de saúde alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, a maior parte dos casos de intoxicação alimentar – que provoca náuseas, vômitos, dor de cabeça, cólica e diarréia – se deve à contaminação por bactérias, atribuída muitas vezes a falta de higiene do manipulador, do local e falhas no transporte, armazenamento e preparo dos alimentos. “As bactérias adoram umidade, sujeira, água e temperatura ambiente de 20 a 45º C e, em geral, detestam temperaturas inferiores a 10º C (geladeira/freezer) ou superiores a 65º C (cozimento dos alimentos). Por isso, a dica principal para quem não quer este tipo de problemas é saber armazenar e preparar corretamente os alimentos” comenta a nutricionista da Risa.

“Tenha cuidado com carnes, peixes, frutos do mar e aves, pois os alimentos de origem animal são os mais sujeitos a contaminações. Quanto maior o manuseio durante o processo, na fase de armazenamento ou ainda no preparo, maiores as chances de proliferação de bactérias”, dá a dica Ana Carolina.
Segundo informações do Ministério da Saúde, há um registro médio e 665 surtos por ano no Brasil, com 13 mil doentes. Por isso, para evitar  estes problemas, a nutricionista da Risa da algumas dicas.

“A prevenção é sempre mais importante. No verão, beba muita AGU,
sucos naturais e água de coco para estar sempre hidratado. Mantenha os alimentos e bebidas bem refrigerados e fique sempre de olho nos prazos de validade. Mantenha os alimentos crus longe dos cozidos, evite refeições e lanches prontos por mais de duas horas, não consuma alimentos com alteração de cheiro cor e sabor, não ingira alimentos em embalagens danificadas. São pequenos cuidados que certamente vão fazer toda a diferença nas suas férias”, complementa Ana Carolina Marçal, que coordena o programa Viva Melhor.
Fonte: risafeiçoes.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário