segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CONSUMO DE ÁLCOOL - Beber mais de dois drinks ao dia acelera perda de memória, diz estudo

Conclusão é de levantamento feito com 5 mil homens de meia idade. Habilidade mental de bebedores decaiu até 6 anos mais cedo.

Homens de meia idade que ingerem mais de dois drinks por dia podem sofrer uma perda acelerada da memória, alertou um estudo publicado nesta última  quarta-feira (15).

Não se observou diferença, no entanto, na função mental ou de memória entre abstêmicos ou aqueles que ingeriram menos de dois drinks ou 20 gramas de álcool por dia, segundo as descobertas publicadas no periódico "Neurology".

Para fazer este estudo, mais de 5 mil homens de meia idade foram entrevistados sobre seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas três vezes ao longo de 10 anos. Em seguida, eles se submeteram a testes de memória e outros testes cognitivos na idade média de 56 anos. Esses testes foram repetidos duas vezes nos 10 anos seguintes.

"Nossos estudo se concentrou em participantes de meia idade e sugere que o consumo excessivo de álcool está associado a um declínio mais rápido em todas as áreas de função cognitiva nos homens", afirmou a autora do estudo, Severine Sabia, da University College de Londres.

As habilidades mentais dos bebedores inveterados decaíram entre 1,5 e seis anos mais rápido que aqueles que consumiram menos álcool diariamente.

Os homens que consumiram 36 gramas de álcool ou mais por dia sofreram as perdas mais abruptas de memória e função cerebral.

Duas mil mulheres também foram incluídas do estudo, mas não havia suficientes consumidoras em excesso de álcool para permitir analisar sua decadência mental em comparação  com bebedoras moderadas ou abstêmias.
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário