sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PODER PUBLICO, ESPECIALISTA EM NÃO CUMPRIR OBRIGAÇÕES

Tem coisas que a população não fica sabendo e que não lhe é informada, o que deixaria as  coisas bem mais claras. É o caso do transporte coletivo. Há aspectos que sempre são nebulosos, quando o público ignora aspectos importantes, que lhes são escamoteados. Por que? Ora, porque o poder público não faz sua parte, se omite, faz de conta que não é com ele. Vamos pegar o caso de Porto Velho, que é sintomático, porque como aqui, em várias outras cidades as prefeituras lavam as mãos, como se não fossem também delas a responsabilidade de  cobrar transporte de qualidade, mas, da mesma forma, proporcionar vias de qualidade para os coletivos; paradas de ônibus em boas condições;  terminais confortáveis e outros serviços.  As administrações - não só a atual, mas no geral, todas - jogam todas as responsabilidades nas empresas, desviando o foco das atenções e, muitas vezes, jogando para a torcida e jogando a culpa, apenas, nos concessionários. 

As duas empresas de transporte de Porto Velho tem deficiências. E tem muitas. Mas, durante o ano passado, por exemplo, transportaram mais de 8 milhões de passageiros ou de graça (deficientes e idosos) ou com tarifas especiais (estudantes e sistema de integração). Como não têm qualquer subsídio, todo o custo ficou por conta da iniciativa privada. Deixaram se ser faturados, no ano, mais de 21 milhões e 600 mil reais.  É o custo de 70 ônibus novos, que poderiam ter sido comprados , para renovar a frota. Que ninguém se engane: quando essas informações importantes são omitidas do público, é porque alguma coisa não anda bem. O usuário tem que cobrar, é claro. E tem que cobrar de todos. Se as empresas bancarem  tudo sozinhas e não puderem reajustar as tarifas, elas não conseguirão prestar serviços melhores. O resto é conversa jogada fora.
 TRADUZINDO EM NÚMEROS - Só para traduzir em números o total de passageiros transportados gratuitamente ou com tarifas reduzidas, sem subsídio, pelas empresas de transporte coletivo da Capital:  foram 1.729.180 idosos e 1.505.706 deficientes que andaram nos coletivos sem pagar nada e sem qualquer subsídio oficial. Outros 1.800.078 foram os passageiros com tarifa diferenciada no sistema de integração. E 3.232.493 estudantes, pagando apenas metade da tarifa. Mais de 8 milhões e 300 mil passageiros com esquema especial. Deixaram de entrar nos cofres das duas empresas, mais de 21 milhões e 600 mil reais.
A TURMA DOS NINJAS - O pessoal já estaria por aqui. Nessa semana, desceram no aeroporto Jorge Teixeira dois daqueles aviões que trazem a turma de ninjas que, tão logo amanheça o dia, chegam de surpresa nas casas de personalidades do nosso mundo político e empresarial. Há no ar algo além dos aviões de carreira, como dizia o famoso Barão de Itararé. Comentários de bastidores dão conta de que a Polícia Federal está preparada para realizar por aqui novas operações, tipo arrasa quarteirão. Não foram feitas antes por falta de gente, de acordo com informações não oficiais. Mas agora...
QUESTÃO DE TEMPO - A mesma fonte comenta que dois dos alvos das ações que estão prestes a eclodir, seriam um conhecido empresário e um amigo dele, muito dileto, ambos ligados às entranhas do mundo financeiro-político. O caso está amadurecendo e pode estourar a qualquer momento. Uma figura muito bem informada nos meios policiais contou à coluna que é apenas questão de tempo. Se não explodir nesses próximos dias, será ainda durante fevereiro. Vamos de novo para o noticiário nacional com mais um escândalo estourando por aqui?
MALDADE PURA - Qual a explicação para a covardia do assaltante que deu um tiro na perna do historiador Anísio Gorayeb? Atacado no centro da cidade, em plena luz do dia, ele saiu do carro, entregou os pertences que os bandidos pediram e não fez qualquer gesto de reação. O covarde, que quando for preso certamente vai exigir que seus direitos sejam respeitados, atirou a queima roupa, só por maldade. É a maldade pela maldade. Lamentável!
MENOS MALÁRIA - Os programas inovadores da Santo Antonio Energia foram decisivos para diminuir significativamente o número de casos de malária na região de Porto Velho. Entre as ações, a distribuição gratuita daqueles mosquiteiros com produtos de combate ao mosquito que duram anos. E que ajudaram a fazer com que os casos de malária caíssem em mais de 35 por cento de um ano para outro. Várias outras medidas, tomadas pelas autoridades sanitárias, também têm sido positivas.
AGORA É NA JUSTIÇA - Começa nessa  próxima segunda-feira, a série de audiências na Justiça, dos denunciados na Operação Apocalipse. Os primeiros a serem ouvidos serão os suspeitos de serem os líderes do grupo criminoso, Fernando da Gata e Beto Baba. Em seguida, os vereadores Jair Montes, Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues e, após, os demais denunciados. Audiências estão agendadas para todos os dias, durante o mês de fevereiro. É apenas o começo de uma longa trajetória do caso, na esfera judicial. O assunto, certamente, vai  ser tema da campanha eleitoral que se aproxima.
PERGUNTINHA - Você acredita que uma das maiores obras com investimentos públicos brasileiros, recém inaugurada, não o foi no território nacional, mas sim o Porto de Mariel, em Cuba? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário