terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como comprar vestimentas para motociclistas em lojas virtuais

Leia dicas para comprar com comodidade, de forma correta e com bom preço... 
Muitos já descobriram que comprar pela Internet além de mais comodo, fazendo pesquisas online, pode sair bem mais barato que comprar em lojas físicas. Sem contar com a variedade que facilmente localizamos em lojas na Internet.
Em recente enquete que veiculamos aqui no RockRiders.com.br, mais de 39% dos motociclistas que participaram afirmaram que compram acessórios e equipamentos para motos/motociclistas através de lojas online. Uma porcentagem bem expressiva. E é natural que com o passar do tempo continue a crescer e superar as vendas das lojas físicas. Aliás, muitas lojas virtuais para motociclistas já vendem bem mais que a maioria das lojas físicas existentes no país. 
Mas, comprar vestimentas para motociclistas em lojas virtuais, requer alguns cuidados, especialmente devido ao "tamanho/medidas" dos produtos, que variam conforme a marca. 
No caso dos produtos de marcas importadas, como Alpinestars, Dainese, Revit, Bering, Joe Rocket, Spidi e outras, o ideal é consultar as tabelas dos tamanhos/medidas nos sites dos fabricantes. Além disso, se possível, vá até uma loja física, experimente os produtos, escolha o modelo que deseja e ai sim, pesquise na Internet e o compre. 


As medidas europeias e americanas são diferentes das brasileiras. Por exemplo, no caso de calçados, o número 42 do Brasil, equivale ao 44 europeu ao 10 inglês e 10,5 americano. E por ai vai. Lembrando que precisamos considerar que vamos usar meias com as botas (muitas vezes meias grossas), além disso, botas calçam de forma diferente, por isso o aconselhável é comprar uma medida um número acima da que estamos habituados em usar em calçados normais (não especializados para motociclistas), nesse exemplo do tamanho 42, nos sentiremos mais confortáveis usando o tamanho 43. 
No caso das luvas, experimentar antes o modelo que deseja ajuda muito a não errar, pois, os modelos diferem em tamanhos. Determinado modelo pode lhe servir bem o tamanho "L" (large), mas já outro pode lhe servir bem o tamanho "XL" (extra large). Já se estiver comprando uma luva para ser usada no inverno (tipo inverno da Patagônia), e pense em utilizar outra de segunda pele por baixo, ai que deve mesmo comprar uma luva um tamanho maior que o seu habitual. 
O tipo de moto que você utiliza pode também influenciar no tipo de produto que deverá usar, e não somente pelo estilo/design, mas para o uso em si. Por exemplo, de acordo com as características das pedaleiras, distância e espessura da alavanca do pedal de freio, etc, uma ou outra bota pode ser mais adequada. 


Muitos lojistas de lojas físicas naturalmente não gostam dessa afirmação, mas é certeza que em lojas virtuais você encontrará o produto que deseja por um preço inferior aos praticados por lojas físicas. Pelo simples motivo de a competitividade na Internet ser mais acirrada, devido ao grande número de lojas existentes a apenas "um clique do mouse". Sem contar que em lojas virtuais não existe a "figura do vendedor", onde o lojista deixa de pagar a comissão e os custos operacionais são mais enxutos, fazendo com que possa vender a um menor preço. 
Por outro lado, a ajuda com informações técnicas que você teria com "vendedores bem treinados (raros na maioria das lojas físicas), na Internet você pode (e deve) pesquisar no Google, lendo e assistindo vídeos com reviews dos produtos, feitos pelos próprios lojistas ou por motociclistas como você.  
Através do Youtube.com, por exemplo, você pode encontrar vídeos (normalmente feitos no exterior, mas lojistas no Brasil já estão começando a fazê-los também) abordando sobre praticamente todos os produtos para motos. Um bom site que possui vídeos com informações (em inglês) de praticamente todos os produtos que comercializa (muitos dos quais você pode comprá-los em lojas virtuais do Brasil) é o www.revzilla.com 
Repare também que praticamente todas as lojas virtuais dão descontos para pagamentos à vista ou mesmo mais desconto para o "à vista com depósito em dinheiro em conta corrente". Faça as contas e veja se compensa comprar dessa forma. Conforme o valor da sua compra, para economizar, vale a pena também, antes de realizar a compra (claro), enviar um e-mail ao lojista, relacionar os produtos que deseja comprar e pedir mais desconto. Pode ter certeza, muitas vezes conseguirá! Ai, ao fechar sua compra na loja virtual, bastará colocar no campo "desconto ou cupom de desconto" da loja virtual, um código que o lojista te fornecerá ou seguir as orientações que o lojista te fornecer. 
Se ao comprar uma jaqueta, calça, bota, luvas ou capacete na Internet, tiver alguma dúvida sobre se o tamanho que selecionou é realmente o seu, verifique na política de devolução da loja virtual como funciona para devolver o produto e receber outro noutro tamanho. Normalmente, o valor do frete da devolução do produto e da remessa do novo produto em novo tamanho, são cobradas pelo lojista, isto é, ficam ao encargo do comprador. O que é justo. Mas, existem alguns lojistas que não cobram o frete do envio de um novo produto (tamanho diferente), o que é ótimo para o comprador que só precisará arcar com o frete da devolução do produto. Se for o caso negocie isso por e-mail com o lojista. 


Vale lembrar também que é de suma importância, vestir jaqueta, calça, luvas, botas e capacete, exatamente no tamanho correto, não pode ficar muito apertado nem folgado. Isso, além de lhe gerar conforto ao pilotar, é fundamental também para a correta perfomance de segurança do uso do produto. Por exemplo, um capacete folgado, pode simplesmente sair da sua cabeça numa queda e um apertado, o prejudicará, será desconfortável ao pilotar. Isso vale também para os demais produtos citados, no caso de jaquetas e calças, usar folgado desposiciona os protetores do cotovelo e joelhos, por exemplo. 

Outra dica bacana é, cuidado com produtos de marcas que você nunca ouviu falar, pesquise sempre no Google a respeito das marcas/modelos de produtos que deseja adquirir, para ler os comentários de usuários e tal, para ter mais conhecimento sobre o produto. Na Internet, é muito comum, "produtos desconhecidos" terem belas fotos e aparência na tela do computador, mas, quando o recebemos, vemos que a qualidade não era aquela que imaginávamos. O contrário também é verdadeiro, existem muitos produtos de "marcas desconhecidas" que possuem excelente qualidade. 
Existem produtos de qualidade em várias faixas de preços. Inclusive, encontramos casos, de determinados produtos custarem absurdamente caros, e terem outros de qualidade até superior e que custam menos. 
Por outro lado, produtos de marcas renomadas não significa 100% que serão ótimos. Por isso é sempre importante consultar reviews/comentários no Google. No caso dos capacetes, existe um site internacional especializado em avaliá-los, modelo por modelo, consulte-o sempre que quiser saber a avaliação de determinado capacete (importados). O site é o http://sharp.direct.gov.uk(em inglês). Aproveite  leia essa matéria que fizemos a respeito de capacetes. 
No mais, o aconselhável é somente comprar produtos específicos para motociclistas, que tenha certeza de sua qualidade, eficiência e performance, principalmente aqueles que tem a ver com a sua segurança. Devemos usar sempre absolutamente todos os equipamentos de proteções, lembrando que boa parte dos acidentes ocorrem quando estamos próximos da nossa casa, em momentos que estamos mais relaxados, como ir na padaria da esquina para comprar pão. 
Ride safe!
Fonte: texto por Policarpo Jr - RockRiders.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário