sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DAS 50 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO, 16 SÃO BRASILEIRAS

Enquanto os presos e organizações criminosas comandam os presídios (no Urso  Branco, esta semana, dez foram transferidos porque mandavam e desmandavam dentro da penitenciária), continuamos sendo destaque mundial em todo o tipo de violência, principalmente crimes de morte. A tal ponto de termos recebido de uma instituição internacional, a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça, o triste título de um dos países mais violentos do mundo. Das 50 cidades mais violentas em todo Planeta, 16 delas, lamentavelmente, são brasileiras. São locais onde o índice de assassinatos por 100 mil habitantes atingiram os maiores percentuais. A campeã mundial em violência é  Honduras, na Guatemala. A segunda, Caracas, na Venezuela e a terceira (pasmem!) a antiga cidade turística de Acapulco, no México, cenário dos filmes de Elvis Presley e hoje dominada por gangues de traficantes. No Brasil, a cidade mais violenta é Maceió, nas Alagoas. Seguem-se Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador, Vitória e São Luiz, todas no Nordeste. A campeã no norte é Belém do Pará. Manaus também faz parte deste time lamentável. Porto Velho, apesar de tudo a que estamos assistindo, não está na relação  de capitais onde a criminalidade é quase insuportável.
Ora, se entre 50 cidades praticamente dominadas pela morte e pelo crime, mais de 30% são brasileiras, obviamente que algo de muito errado está acontecendo com nossos governantes e nosso Congresso. Ao ignorarem a guerra civil que assola nosso país, as autoridades viram as costas aos números estratosféricos da violência que nos domina. E já não dá mais para esconder, porque agora essa situação já é do conhecimento do mundo. Ou se faz alguma coisa agora ou não se sabe o que pode acontecer nesta área nevrálgica de qualquer Nação.
 A PRESSÃO DO DR. ÁTILA - O promotor Átila Sales fez o que cada porto velhense gostaria de fazer: entrou na Justiça contra a Prefeitura, exigindo melhores serviços.  Um ano depois de tomar posse, o prefeito Mauro Nazif não conseguiu ainda fazer sua administração andar. Porto Velho está feia, suja, esburacada, alagada, sem uma obra importante realizada nos últimos tempos. O promotor Átila quer trabalho, resultados, benefícios à comunidade. E está cheio de razão. Passou da hora....
NOVAS MÁQUINAS - Nazif garante que este ano, deslancha! Já investiu quase 300 milhões de reais em dezenas de máquinas e equipamentos e, promete, logo que a temporada de chuva passar, começa a resolver os problemas mais graves da cidade. A questão é que o cidadão comum não tem mais paciência. Já esperou longo tempo e nada aconteceu. Agora está cético. A ação do Ministério Público vai ao encontro dos anseios populares. O MP é, muitas vezes, a última porta aberta para o povo. E tem correspondido.
CRESCE E APANHA - Na corrida pelo Governo, poucas novidades.  O que houve na verdade foi uma repetição. Cada vez que o deputado Hermínio Coelho cresce perante a opinião pública, surge alguma nova denúncia. Agora, um acontecimento ocorrido quando ele ainda era presidente da Câmara de Vereadores e que, certamente, ficará comprovado de que ele nada tem a ver com o problema. O fato do parlamentar estar sendo sempre alvo e na alça de mira, é a maior comprovação de suas chances reais na disputa pelo Governo. Isso se não optar por outros rumos em seu futuro político.
MILHÕES DE VOTOS - O governo diz que é recadastramento. A oposição, maldosa, diz que é cadastramento eleitoral. A verdade é que, mais que nunca, o programa Bolsa Família será tema de discussão neste 2014 de eleições. O PT e seus aliados têm nos milhões de beneficiários, alvos prediletos de sua propaganda de que nunca houve tanta inclusão social e a diminuição da pobreza e da miséria como agora. Os adversários vão tentar implodir essa mina de votos, decisiva para manter os atuais governantes e seus amigos no poder por longos anos. No país, mais de 45 milhões de pessoas têm benefícios do Bolsa Família.
IRRITANTE - Irritante, exagerada, confusa, ignorando os interesses maiores da coletividade. É assim que pode ser resumida a cansativa greve do Detran, que está chegando ao segundo mês. O Detran já tem, normalmente, um serviço de segunda categoria, quando funciona a pleno vapor. Como a greve em que tanto o governo quanto os grevistas parecem falar línguas tão distantes quanto o japonês e o aramaico, o pobre contribuinte vive um verdadeiro inferno. EDficiente na cobrança e aumento de suas taxas e serviços, a contrapartida do Detran ao público rondoniense é algo perto do lamentável. Pobre usuário que depende dos serviços do Detran....
ÁGUAS PERIGOSAS - Vem aí, como o previsto, uma das maiores cheias do rio Madeira dos últimos anos. Ás águas vão subir mais de 15 metros e meio e atingirão boa parte das áreas próximas. Algumas moradores já estão sendo retirados. Nada a ver com obras das usinas. É a natureza que segue seu curso. Importante que as autoridades responsáveis ajam rapidamente, retirando as pessoas em risco. Afora isso, é torcer para que as chuvas nas cabeceiras do Madeirão diminuam...
PERGUNTINHA - Com tantos impostos, taxas, escola, material escolar, dívidas em bancos para serem pagas, você já não anda torcendo para que o janeiro passe rapidinho?
Fonte: Jornalista Sérgio PIres

Nenhum comentário:

Postar um comentário