quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAÚDE - ATIVIDADE FÍSICA PODE PROVOCAR VARIZES

Atividade física são sempre indicadas para manter uma vida saudável e, com a chegada do verão, academias, parques e praias ficam lotadas de pessoas que querem aproveitar a estação mais quente do ano para se exercitar.

A musculação é uma atividade cada vez mais praticada e seus resultados positivos são inúmeros. No entanto, pessoas que possuem histórico familiar de doenças vasculares e desejam fazer musculação devem tomar cuidado redobrado, pois esta prática pode provocar o surgimento ou o agravamento de varizes.

"Problemas circulatórios como as varizes acontecem principalmente nas pernas e nos pés. Devido à gravidade, os membros inferiores têm maior dificuldade de bombear o sangue de volta para o coração. O surgimento das varizes acontece quando as válvulas que funcionam como  travas impedindo que o sangue retorne, falham e acumulam sangue deformando as veias", explica o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau.

Segundo o Dr. Bacalhau, uma das principais causas das varizes é o sedentarismo e os exercícios físicos ajudam a prevenir o seu surgimento, pois estimulam a circulação do sangue e evitam o aparecimento de veias doentes.  Porém, quando o indivíduo já sente os sintomas de varizes, é fundamental buscar a avaliação de um cirurgião vascular capacitado a indicar as melhores práticas físicas de acordo com as reais condições de saúde vascular da pessoa.

DICAS
Confira a seguir orientações do Dr. Fernando Bacalhau para que pessoas com predisposição genética ou que já tenham desenvolvido problemas vasculares possam e evitar o agravamento de varizes durante os exercícios de musculação:

  • Utilize menos carga e execute um número maior de repetições;
  • Adapte exercícios que são feitos em pé para serem feitos sentados ou  deitados para evitar a sobrecarga nas pernas;
  • Não segure a respiração durante os exercícios;
  • Faça exercícios que fortalecem a musculatura dos membros inferiores;
  • Não utilize roupas apertadas;
  • Vista calçados leves;
  • Tenha o acompanhamento permanente de professores durante o treinamento.
Fonte: Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809, cirurgião vascular - Jornal Diário da Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário