Brasileiro para manter a garantia da moto é obrigado a fazer o dobro de revisões que os americanos ou europeus...
Recebemos do motociclista Paulo Morato, um e-mail informando estar indignado em ter que fazer revisões a cada 3000km em sua Suzuki V-Strom 650, para não perder a garantia.
Seu texto completo é o abaixo:
"Estou na 3a moto zero da marca. A primeira foi uma M800, depois M1500 e agora a VStrom 650A. Excelentes motos, mas a periodicidade das revisões no Brasil me intriga e deixa a impressão de estar sendo roubado.
Conforme o manual do proprietário da VStrom 650A, as revisões devem ser feitas aos 1000, 3000, 6000 quilômetros e assim por diante, com tolerância de apenas +/-100 km, sendo a primeira e a segunda com mão de obra gratuita e as seguintes pagas e com penalidade de perda da garantia se não executadas.
Mas no manual do proprietário da mesma moto em outros países, informa uma periodicidade de 6000 quilômetros.
Concluo que no Brasil os proprietários devem ir a concessionária para revisões praticamente o dobro de vezes em relação aos proprietários em outros países e como consequência, gastando praticamente o dobro também.
O risco de se perder a garantia também se eleva, pois motos deste porte foram feitas pra viagens e passeios e tendo um período tão curto entre uma revisão e outra fica fácil atingir as quilometragens limite. Em minha base de conhecimento, não acredito que haja somente motivos técnicos e fico com a impressão que esta prática é abusiva e lesa o consumidor, tanto economicamente como em seus direitos, já que aparentemente tem o objetivo de aumentar o risco de perda de garantia e aumentar de receita pelo pagamento de revisões e insumos."
RockRiders.com.br consultou o manual da moto modelo Suzuki V-Strom 650 dos EUA e da Inglaterra (esse último o mesmo usado por demais países da comunidade européia) e realmente, as revisões dessa moto nesses outros países são somente a cada 6000km.
É de se refletir...
Fonte: rockriders.com.br
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