terça-feira, 28 de janeiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ARROMBAR A PORTA DO AVIÃO: SAÍDA PARA O DESCASO E DESRESPEITO

Não demorou muito tempo para que ficasse muito clara a vergonhosa situação dos aeroportos brasileiros, superlotados, esculhambados, geridos com incompetência, cheios de "puxadinhos", superfaturamento, exploração e desrespeito aos usuários. Na  semana passada, quando passageiros arrombaram uma porta de emergência de uma aeronave da Gol, no Rio de Janeiro, depois de serem trancados por duas horas, sem poder descer e sem qualquer informação, foi o ápice da baderna generalizada, da desorganização abusiva, em pleno ano de Copa do Mundo. É o que acontece num país que só funciona nos discursos dos seus políticos e da sua Presidente. Os que usam aviões para viajar, esperam segurança, rapidez, uma estrutura mínima tanto no aeroporto de saída quanto na chegada. O que se vê é uma lástima. Nos grandes aeroportos, sempre com gente e aviões acima da capacidade, é o inferno da espera angustiante, da total falta de orientação, do desrespeito. Nos demais, incluindo o de Porto Velho, certamente um dos únicos do mundo onde não se assiste pouso e decolagens, a não ser em alguns pontos da pista, de vez em quando as esteiras não funcionam. Quem voou uma, duas, três horas, têm que esperar até uma hora a mais para pegar suas bagagens. Aconteceu de novo, esta semana.
Os milionários "puxadinhos", que deveriam envergonhar nossas autoridades, deveriam ser a exceção das exceções, mas se tornaram prática normal. Não fossem os eficiente e dedicados funcionários da Infraero, os riscos de acidentes seriam enormes. No chão, desorganização e esculhambação geral. No ar, as coisas ainda andam bem, mas muito mais por causa dos trabalhadores do que dos seus chefes. Explorar prestar um serviço ruim ao usuário parece ser palavra de ordem. Também nesse quesito, nosso país está uma bagunça ímpar. Lamentável!
 VIDA DURA - Não está mesmo fácil a vida do prefeito Mauro Nazif. A cada chuvarada, piora o nível dos protestos contra a administração dele. Acostumado a ser elogiado, abraçado, saudado nas ruas, pelos bons resultados do seu trabalho como parlamentar, Mauro agora fica no gabinete, porque se andar entre a população, só vai ouvir críticas. Mas o inferno astral, segundo o próprio prefeito, começa a mudar este ano. Já chegaram as primeiras dez das quase 100 novas máquinas compradas para obras. Tomara que, dessa vez, dê tudo certo. Porque, até agora....
NOTÍCIAS QUE VOAM - Dependendo da cara do freguês, do seu grupo político e dos seus interesses, as notícias vão para um lado ou para o outro. Antes, Confúcio e Airton Gurgacz estavam rompidos e inimigos, segundo o noticiário do lado adversário. Agora, são amiguinhos fiéis pela eternidade e formarão chapa novamente para a reeleição, segundo aas notícias aliadas. Do mesmo jeito, dependendo dos interesses, um ou outro nome aparece com destaque em pesquisas. Neste quesito, nada muda nessa terra de Rondon...
CHAPA ESTÁ PRONTA - A verdade é que o PMDB e o PDT nacionais fecharam acordo e a exigência se espalha pelos Estados. A verdade é que Valdir Raupp, um dos políticos mais poderosos do país, teve que aceitar, junto com seu grupo regional, a reeleição de Confúcio Moura, de quem gostaria de ter distância. A verdade é que o PDT impôs o nome dos Gurgacz, tanto Airton para a vice-governadoria como Acir para o Senado e a negociação está fechada. A menos que surja alguma novidade inesperada, a chapa que buscará a reeleição ao governo do Estado está montada.
PEDRAS NO SAPATO - O projeto do peemedebistas e pedetistas está fechado, mas há duas poderosas pedras no sapato deles, que, por sorte dos situacionistas, estão brigadas. Uma chama-se Expedito Júnior, o ex-senador que é líder em intenções de votos em todas as pesquisas sérias no Estado. O outro chama-se Ivo Cassol, que pode também se chamar Ivone Cassol ou Neodi Oliveira ou Maurão de Carvalho. Sorte da turma palaciana é que Expedito e Ivo romperam definitivamente. Se estivessem juntos, a  complicação se multiplicaria por dez.
DEBAIXO DO BRAÇO - E o petista Padre Ton? Ele não fez qualquer comentário sobre a gastança feita por seu gabinete na Câmara Federal. Segundo a revista Veja, foi o terceiro maior gastador do ano, com quase 1 milhão e 200 mil reais de despesas. Mesmo assim, aparece bem em todas as pesquisas para o Governo. Se conseguisse convencer Lula a vir para fazer sua campanha, ajudando-o como ajudou o incompetente Fernando Haddad a se tornar prefeito de São Paulo, Padre Ton teria chances reais.
ROLEZINHO - Claro que tinha que chegar por aqui. Nas redes sociais, alguns brincalhões e outros desocupados estão organizando um rolezinho no Porto Velho Shopping, para este sábado, dia 1º de fevereiro. Não se sabe ainda se a direção do shopping vai recorrer à Justiça, para proibir a baderna, como está sendo feita em outras capitais ou se vai deixar a coisa correr para ver no que vai dar. O patrono dos baderneiros, Gilberto Carvalho e sua musa, a ministra Luiza Bairros ainda não foram convidados para a esculhambação prevista para o sábado.
PERGUNTINHA - Com 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo, que imagem o governo brasileiro pretende vender para os visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo deste ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário