sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

50 ANOS DA SACROSANCTUM CONCILIUM - O Ofício Divino

O Ofício Divino é a oração do sumo sacerdote do nov e eterno Testamento, Cristo Jesus, que associa a si toda a comunidade dos fiéis, unindo-a consigo na celebração do divino cântico de louvor. Ele, assumindo a natureza humana, trouxe para este exílio terrestre o hino que é cantado por todo o sempre nas habitações celeste.

Jesus continua a sua função sacerdotal por meio da sua Igreja, que, não somente pela celebração da eucaristia, mas também por outros modos, particularmente rezando o Ofício Divino, louva sem cessar o Senhor e intercede pela salvação de todo o mundo.

Por antiga tradição cristã, o Ofício Divino está constituído de tal modo, que possibilita que todo o decurso do dia e da noite seja consagrado pelo louvor de Deus.

Quando os fiéis executam religiosamente esse admirável cântico de louvor, rezando em forma aprovada, verdadeiramente, ele é a voz da própria Igreja,esposa que fala com Cristo Jesus, seu esposo. É a oração de Cristo, com seu próprio corpo, ao Pai.

Procurem os sacerdotes, pastores de suas paróquias, associar a si ao menos a oração da tarde, vésperas. Aos poucos, por graças de Deus, muitos leigos procuram rezar diariamente o Ofício Divino, outrora chamado Breviário e hoje Liturgia das Horas.

Em algumas igrejas paroquias e comunidades conserva-se o costume de recitar ou cantar as vésperas antes ou depois da santa missa. Podemos contar para isso com livretes mensais com a lituregia das laudes e vésperas em língua portuguesa (por exemplo, Liturgia Diária das Horas, Paulus). Que também aumente o número de famílias cristãs que rezam em casa o Ofício Divino.
Fonte: D. Geraldo Majella Agnelo - Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário